A primavera está a chegar mais cedo a algumas cidades (e a culpa é das “ilhas de calor”)

Uma nova investigação, que analisou imagens de satélite de cidades dos EUA, sugere que a vegetação das áreas urbanas cresce mais cedo na primavera, mas é menos sensível às mudanças de temperatura do que as regiões rurais próximas.

Este é um sintoma da forma como as cidades “prendem o calor”, fenómeno conhecido como “ilha de calor”, explicam os cientistas no novo estudo, cujos resultados foram recentemente publicados na revista Proceedings of the National Academy of Sciences.

Para chegar a esta conclusão, a equipa analisou imagens de satélite de 58 cidades norte-americanas entre 2011 e 2014. As imagens permitiram detetar alterações na vegetação, bem como determinar quando é que as plantas começam a crescer na primavera.

Os dados sugerem que o início da primavera chegou, em média, seis dias antes às cidades, quando comparadas com as áreas rurais próximas devido ao efeito “ilha de calor”.

Yuyu Zhou, professor de Ciência Atmosférica no estado norte-americano de Iowa e co-autor do estudo, frisou que poucas investigações estudaram a ligação entre o efeito “ilha de calor” e a fenologia (estudo de fenómenos ou processos biológicos periódicos).

De acordo com o cientista, este tipo de informação será cada vez mais importante à medida que a comunidade científica tenta prever como é que as plantas responderão à mudança, seja esta ambiental ou no meio urbano.

“No futuro, queremos ser mais precisos nos nosso modelos de sistemas terrestres para prever mudanças no nosso ambiente. Ter em conta as interações entre a temperatura e as mudanças fenológicas na vegetação significará uma melhoria nos modelos de previsão”, disse o especialista, citado em comunicado.

“A temperatura é apenas um fator implicado no crescimento da vegetação, mas é claramente um fator importante“, rematou Zhou.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Presidente da Samsung morre aos 78 anos

O presidente da Samsung Electronics, Lee Kun-hee, morreu este domingo aos 78 anos, disse o grupo sul-coreano em comunicado. Lee, que transformou o grupo num gigante global das telecomunicações, estava acamado desde um ataque cardíaco em …

Chuva de críticas à F1 em Portimão. Organização promete expulsar quem não cumprir distanciamento

Fotografias das bancadas da Fórmula 1 em Portimão começaram a correr este sábado nas redes sociais, gerando alguma polémica e descansando uma série de críticas, uma vez que as bancadas pareciam ter mais público do …

Ordem dos Médicos alerta para “grave sobrecarga” nas urgências pela Linha SNS 24

A Secção Regional do Centro da Ordem dos Médicos (SRCOM) alertou que a atuação da Linha SNS 24, no âmbito da covid-19, causa uma “grave sobrecarga” nas urgências, pelo que defende alterações na referenciação dos …

"Votei num tipo chamado Trump". Presidente dos EUA votou antecipadamente na Florida

O Presidente dos Estados Unidos (EUA), Donald Trump, votou este sábado antecipadamente em West Palm Beach, na Florida, para as eleições presidenciais, juntando-se aos quase 55 milhões de americanos que também já o fizeram. Donald Trump …

Chegou o camião autónomo que não precisa de motorista para se deslocar

No ano passado foi lançado o T-pod, um protótipo de um camião elétrico autónomo e sem cabine. Agora, o seu fabricante, a empresa sueca Einride, revelou a última geração do veículo, que vai passar a …

"O medo não é a vacina". Centenas de pessoas contestam medidas do Governo em Lisboa

Centenas de pessoas contestaram este sábado as medidas impostas pelo Governo para mitigar os efeitos da pandemia de covid-19, com gritos pela “liberdade” e pela “verdade”, numa manifestação realizada na praça do Rossio, em Lisboa. A …

Os humanos estão a pôr em causa a alimentação dos animais predadores

Os animais predadores que vivem perto de humanos estão a obter metade dos alimentos supostos e isso pode ser muito prejudicial, referem investigadores americanos. De acordo com um novo estudo publicado no jornal Proceedings of the …

Plataformas de streaming passam a ter de pagar 1% do seu lucro ao Estado

As plataformas de streaming passam a pagar uma taxa, após a proposta de lei ser aprovada esta sexta-feira, na Assembleia da República. Serviços como a Netflix, a HBO Portugal ou a Disney +, passam a …

Porto 1-0 Gil Vicente | Dupla Shoya-Evanilson embala “dragão”

Difícil, mas justo. O FC Porto recebeu o Gil Vicente numa noite chuvosa no Dragão, dominou claramente até aos 75 minutos – altura em que Zaidu foi expulso – e venceu por 1-0. Um resultado …

O novo recurso da Google encontra qualquer música. Basta cantarolar, assobiar ou cantar

Na semana passada, a gigante tecnológica da Google lançou uma versão atualizada da aplicação que ajuda a encontrar qualquer música que esteja presa na sua cabeça - mas que não saiba o nome. Com a nova …