A primavera está a chegar mais cedo a algumas cidades (e a culpa é das “ilhas de calor”)

Uma nova investigação, que analisou imagens de satélite de cidades dos EUA, sugere que a vegetação das áreas urbanas cresce mais cedo na primavera, mas é menos sensível às mudanças de temperatura do que as regiões rurais próximas.

Este é um sintoma da forma como as cidades “prendem o calor”, fenómeno conhecido como “ilha de calor”, explicam os cientistas no novo estudo, cujos resultados foram recentemente publicados na revista Proceedings of the National Academy of Sciences.

Para chegar a esta conclusão, a equipa analisou imagens de satélite de 58 cidades norte-americanas entre 2011 e 2014. As imagens permitiram detetar alterações na vegetação, bem como determinar quando é que as plantas começam a crescer na primavera.

Os dados sugerem que o início da primavera chegou, em média, seis dias antes às cidades, quando comparadas com as áreas rurais próximas devido ao efeito “ilha de calor”.

Yuyu Zhou, professor de Ciência Atmosférica no estado norte-americano de Iowa e co-autor do estudo, frisou que poucas investigações estudaram a ligação entre o efeito “ilha de calor” e a fenologia (estudo de fenómenos ou processos biológicos periódicos).

De acordo com o cientista, este tipo de informação será cada vez mais importante à medida que a comunidade científica tenta prever como é que as plantas responderão à mudança, seja esta ambiental ou no meio urbano.

“No futuro, queremos ser mais precisos nos nosso modelos de sistemas terrestres para prever mudanças no nosso ambiente. Ter em conta as interações entre a temperatura e as mudanças fenológicas na vegetação significará uma melhoria nos modelos de previsão”, disse o especialista, citado em comunicado.

“A temperatura é apenas um fator implicado no crescimento da vegetação, mas é claramente um fator importante“, rematou Zhou.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Situação de Grande Lisboa "não justifica" cerca sanitária, garante Marta Temido

A ministra da Saúde, Marta Temido, garantiu esta terça-feira que não existem na Área Metropolitana de Lisboa (AML) situações epidemiológicas de covid-19 que justifiquem a adoção de medidas como cercas sanitárias. “Naturalmente que, se houver alguma …

Bloco quer subsídio de desemprego extraordinário (e duplicar o valor do apoio para recibos verdes)

A coordenadora do Bloco de Esquerda, Catarina Martins, defendeu esta terça-feira a criação de um subsídio de desemprego extraordinário de 439 euros para os contribuintes que perderam rendimentos durante a pandemia e que não tenham …

Sem a pandemia, Benfica teria dois jogadores "praticamente vendidos por 200 milhões"

Luís Filipe Vieira disse que recebeu uma proposta de 60 milhões de euros por Vinícius, em janeiro. Caso não fosse a pandemia, o presidente benfiquista afiança que o clube teria encaixado 200 milhões de euros …

Israel pede ao exército para se preparar para anexar Cisjordânia

O ministro da Defesa de Israel pediu esta segunda-feira ao exército para se preparar para a anexação de partes da Cisjordânia ocupada, medida que é vista como uma aparente antecipação ao que poderão ser as …

"Colocou inúmeras pessoas em risco". Treinador do Atalanta viajou para Valência infetado

O Valência lamentou que o treinador do Atalanta, que admitiu ter tido sintomas compatíveis com covid-19 no jogo entre ambos os clubes, no dia 10 de março, não tenha tomado medidas preventivas. O treinador do Atalanta, …

Covid-19. Tribunal de Contas pede "transparência" nos ajustes diretos

O Tribunal de Contas (TdC) alertou para os riscos de má utilização dos recursos públicos canalizados para enfrentar a pandemia, defendendo que o seu forte impacto nas finanças públicas exige cuidados acrescidos de "transparência" e …

Técnicos do INEM recusaram-se a sair em quatro ambulâncias por falta de desinfeção

Técnicos do Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) recusaram-se, nesta segunda-feira, a sair em serviço por falta de desinfeção de quatro ambulâncias destinadas para o transporte de doentes com covid-19. A notícia é avançada esta …

FIFA pede "bom senso" sobre castigos a jogadores que homenageiem George Floyd

A FIFA pediu na segunda-feira "bom senso" na aplicação de possíveis castigos a jogadores que homenageiem durante os encontros o norte-americano George Floyd, que morreu em 25 de maio, após uma ação policial. Em comunicado, a …

China atrasou partilha de mapa genético do novo coronavírus com a OMS

As autoridades chinesas atrasaram mais de uma semana a publicação do genoma do novo coronavírus, após vários laboratórios públicos o terem descodificado, privando a OMS de informação essencial para combater a pandemia, noticia esta terça-feira …

Mosaico romano do século III d.C encontrado intacto no norte de Itália

O piso de um mosaico romano, que os especialistas acreditam ser do século III d.C, foi encontrado intacto em Verona, cidade no norte de Itália. Depois de várias escavações fracassadas, o piso ornamentado foi encontrado junto …