A primavera está a chegar mais cedo a algumas cidades (e a culpa é das “ilhas de calor”)

Uma nova investigação, que analisou imagens de satélite de cidades dos EUA, sugere que a vegetação das áreas urbanas cresce mais cedo na primavera, mas é menos sensível às mudanças de temperatura do que as regiões rurais próximas.

Este é um sintoma da forma como as cidades “prendem o calor”, fenómeno conhecido como “ilha de calor”, explicam os cientistas no novo estudo, cujos resultados foram recentemente publicados na revista Proceedings of the National Academy of Sciences.

Para chegar a esta conclusão, a equipa analisou imagens de satélite de 58 cidades norte-americanas entre 2011 e 2014. As imagens permitiram detetar alterações na vegetação, bem como determinar quando é que as plantas começam a crescer na primavera.

Os dados sugerem que o início da primavera chegou, em média, seis dias antes às cidades, quando comparadas com as áreas rurais próximas devido ao efeito “ilha de calor”.

Yuyu Zhou, professor de Ciência Atmosférica no estado norte-americano de Iowa e co-autor do estudo, frisou que poucas investigações estudaram a ligação entre o efeito “ilha de calor” e a fenologia (estudo de fenómenos ou processos biológicos periódicos).

De acordo com o cientista, este tipo de informação será cada vez mais importante à medida que a comunidade científica tenta prever como é que as plantas responderão à mudança, seja esta ambiental ou no meio urbano.

“No futuro, queremos ser mais precisos nos nosso modelos de sistemas terrestres para prever mudanças no nosso ambiente. Ter em conta as interações entre a temperatura e as mudanças fenológicas na vegetação significará uma melhoria nos modelos de previsão”, disse o especialista, citado em comunicado.

“A temperatura é apenas um fator implicado no crescimento da vegetação, mas é claramente um fator importante“, rematou Zhou.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Apple não deixa que vilões de filmes usem iPhones

A Apple não deixa que os vilões dos filmes de Hollywood usem os telemóveis iPhone no grande ecrã. Esta é apenas uma das empresas que não permite este tipo de coisa. Os filmes podem ter uma …

O coronavírus pode ser a "doença X" temida pelos especialistas

O coronavírus, que já matou 2.700 pessoas e infetou mais de 80 mil desde dezembro, está a tornar-se "rapidamente" no primeiro grande desafio pandémico do mundo, enquadrando-se nos moldes da "doença X" temida por especialistas. O …

Media Capital passou de lucros a prejuízos de 54,7 milhões

A Media Capital registou prejuízos de 54,7 milhões de euros no ano passado, contra lucros de 21,6 milhões de euros um ano antes, anunciou hoje a dona da TVI, que está em processo de compra …

Camas na classe económica dos aviões podem vir a tornar-se uma realidade

A companhia aérea neozelandesa Air New Zealand está a pensar incluir camas na classe económica de alguns dos seus voos mais longos. A ideia deverá avançar dentro de um ano. A companhia aérea neozelandesa Air New …

Temperatura do planeta pode estabilizar nos valores de há três milhões de anos

A temperatura no planeta pode estabilizar nos valores de há três milhões a cinco milhões de anos, caso a humanidade consiga estancar as emissões de gases com efeito de estufa até 2030, diz a especialista …

Operação Lex. Juiz Vaz das Neves arguido por corrupção e abuso de poder

O ex-presidente do Tribunal da Relação de Lisboa Vaz das Neves é arguido na Operação Lex por suspeitas de corrupção e abuso de poder relacionadas com a distribuição eletrónica de processos, disse à Lusa fonte …

Governo quer licenças de trabalho parcial pagas para pais no primeiro ano dos filhos

O Governo quer implementar licenças de trabalho parcial remuneradas para pais e mães de crianças no seu primeiro ano de vida, no âmbito do programa para a conciliação entre vida profissional e vida familiar e …

Covid-19. Portugal "tem de preparar-se para o pior" e ter plano de contingência

Ricardo Mexia, presidente da Associação Nacional de Médicos de Saúde Pública, defende que Portugal tem de se preparar para o pior e, por esta altura, já devia ser conhecido o plano de contingência em ação. "Convém …

Misteriosa mensagem esculpida numa rocha em França foi finalmente decifrada

A inscrição, gravada há 250 anos numa rocha na região francesa da Bretanha, foi finalmente decifrada graças a um concurso lançado pelo município. O mistério, que há muitos anos intrigava a comunidade científica e curiosos de …

Transferência de Bruno Fernandes rendeu 16 milhões ao BCP e ao Novo Banco

A transferência de Bruno Fernandes do Sporting para o Manchester United foi rentável não apenas para o clube de Alvalade, mas também para os Bancos que são os principais financiadores do emblema. Millennium BCP e …