Efacec só vai ser privatizada em 2022, mas ainda não há data específica

(dr) efacec.pt

O Ministro da Economia previa que o processo ficasse fechado ainda em 2021, mas João Leão afirmou que este ainda está a decorrer e só vai ficar pronto no próximo ano.

Siza Vieira tinha previsto que a privatização ainda ficasse concluída este ano, mas após o último Conselho de Ministros de 2021, João Leão revelou que o processo só vai ficar fechado no próximo ano, escreve o Público. Resta apenas um candidato para a compra, o grupo DST

O Ministro das Finanças justifica o atraso na privatização por o processo ainda estar a decorrer e confessa que “não existe uma data definida para a sua conclusão”. “Neste momento. não podemos adiantar mais nada, porque ainda está em curso — ainda não está concluído”, rematou João Leão.

Nacionalizada há cerca de um ano e meio, a Efacec recebeu dois empréstimos do Estado devido às suas fragilidades financeiras, um ainda antes da nacionalização e outro mais recentemente.

A produção da empresa abrandou muito no último ano devido às falhas no pagamento aos fornecedores e têm havido várias greves parciais e protestos dos trabalhadores contra a gestão administrativa.

Foi a 2 de Agosto de 2020 que 71,73% do capital social da empresa, que pertencia a Isabel dos Santos, passou para as mãos do Estado, depois das investigações aos negócios da empresária angolana e do arresto dos seus bens e contas bancárias no seguimento da investigação que arrancou a divulgação dos Luanda Leaks. A nacionalização foi feita para reduzir o impacto deste impasse na empresa.

No entanto, o governo queria que a Efacec voltasse às mãos dos privados o mais rapidamente possível. Inicialmente havia dez interessados na compra, mas apenas cinco resistiram até à apresentação das propostas, dois grupos nacionais, a DST e a Sing — Investimentos Globais, SGPS, e três estrangeiros.

O grupo de Braga DST, na área da construção, acabou por apresentar uma proposta final vinculativa na terceira fase do concurso de venda, que ainda não se sabe quando ficará concluída.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.