Éder a caminho da pior época de sempre

O avançado que vai estar sempre associado à final do Europeu 2016 só marcou um golo nesta temporada. Não joga pela seleção há quase dois anos e meio.

A definição de melhor ou pior época de sempre de um futebolista é discutível, muitas vezes. Mas quando a análise se centra num avançado, é habitual olharmos para o número de golos que marcou.

Nesse capítulo, Éder está fraco. A cumprir a sua quarta temporada consecutiva ao serviço do Lokomotiv Moscovo, o internacional português está a caminho da pior época da sua carreira: só marcou um golo, até agora. E estamos em abril.

A única temporada em que só apontou um golo em tantos jogos já foi há 12 anos, logo na primeira época ao serviço da Académica. Jogou 30 vezes, na temporada 2008/09.

Ainda pode igualar, ou ultrapassar, esse número de encontros oficiais nesta época: até agora participou em 23 jogos da equipa russa, onde não é titular indiscutível. Aliás, nos últimos três jogos, esteve em campo apenas no último – e somente durante cerca de um quarto de hora.

Nunca marcou na edição atual do campeonato russo. A única vez que colocou o seu nome na lista de marcadores foi na Liga dos Campeões, num empate a duas bolas em Salzburgo, na Áustria. Isso foi em outubro. Éder não marca qualquer golo há quase meio ano.

Curiosamente, estes números surgem depois da época com mais golos na Rússia: seis, na temporada anterior. 2012/13 foi a época mais produtiva do futebolista nascido na Guiné-Bissau: com a camisola do Sporting de Braga, apontou 16 golos em 32 jogos oficiais.

Herói em 2016, ausente desde 2018

Éder não joga por Portugal há quase dois anos e meio. Novembro de 2018 representou a sua última presença, na altura para um jogo com a Polónia, na primeira edição da Liga das Nações.

Não foi convocado para a fase de qualificação para o próximo Europeu e dificilmente será chamado para a fase final no próximo verão, embora tenha características diferentes dos habituais homens da frente: Cristiano Ronaldo, João Félix, Diogo Jota e André Silva.

Nuno Teixeira Nuno Teixeira, ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. O Éder é o único atleta português que atingiu aquela dimensão que os gregos antigos reservavam para os heróis. Podia até ter um lugar de suplente honorário nos jogos da seleção nacional, mesmo não jogando!

RESPONDER

Diretor de Finanças de Lisboa está em substituição desde 2015. Já ultrapassa tempo de comissão de serviço

Fernando Lopes, a maior estrutura regional da Autoridade Tributária e Aduaneira (AT), é diretor da Direção de Finanças de Lisboa em regime de substituição desde março de 2015. Quando a então diretora regional, Helena Borges, foi …

Portugal regista mais quatro mortes e 636 novos casos de covid-19

Portugal registou, esta quinta-feira, mais quatro mortes e 636 novos casos de infeção pelo novo coronavírus, segundo o último boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS). De acordo com o último boletim da DGS, dos 636 …

Luís Correia lança-se a Castelo Branco, num movimento que ainda não tem nome

O movimento ainda não tem nome e a apresentação da candidatura não tem data marcada, mas Luís Correia já assumiu que vai liderar uma candidatura independente à Câmara Municipal de Castelo Branco. Luís Correia vai testar …

Pavilhão de escola de Matosinhos fechado devido a estirpe de legionella

O pavilhão desportivo da Escola Secundária Abel Salazar, em Matosinhos, está fechado devido à presença de uma estirpe de legionella detetada nas canalizações, mas que "não constitui qualquer perigo para a saúde", confirmou a câmara …

TAP regista um prejuízo recorde de 1,2 mil milhões em 2020

Com menos 12,4 milhões de passageiros transportados, a TAP apresentou um resultado líquido negativo de 1,230 mil milhões de euros em 2020, contra um prejuízo de 106 milhões de euros em 2019, segundo dados enviados …

Chega organiza Convenção para "Governar Portugal" no fim de maio, mas promete "uso das máscaras"

O Chega vai organizar a sua III Convenção Nacional entre 28 e 30 de maio, em Coimbra, tendo por base a moção estratégica "Governar Portugal" do presidente reeleito, André Ventura, disse hoje à Agência Lusa …

Falta de plano e reservas face à viabilidade. Banco de Fomento chumba empréstimo à Groundforce

O Banco Português de Fomento (BPF) não aprovou o empréstimo de 30 milhões de euros pedido pelo Conselho de Administração da Groundforce, por não haver um plano de reestruturação da empresa e por falta de …

Operação Lex. Juiz Luís Vaz das Neves arrisca reforma compulsiva

O juiz Luís Vaz das Neves, ex-presidente do Tribunal da Relação de Lisboa e arguido na Operação Lex, arrisca passar à aposentação compulsiva.  De acordo com o Correio da Manhã, que avança a notícia esta quinta-feira, …

Nove administradores e 24 diretores. Banco de Fomento já terá fechado estrutura

O jornal ECO avança, esta quinta-feira, que a estrutura do Banco Português de Fomento vai contar com nove administradores, dos quais quatro são executivos, e 24 diretores. A estrutura do Banco de Fomento já estará fechada, …

Guerra aberta no PSD. Rui Rio arrisca repreensão, Adão Silva pode perder o mandato

Rui Rio, presidente do PSD, e Adão Silva, líder do grupo parlamentar, estão a ser alvo de um processo disciplinar aberto pelo Conselho de Jurisdição do partido e arriscam sanções. A decisão ainda não está tomada, …