Éder a caminho da pior época de sempre

O avançado que vai estar sempre associado à final do Europeu 2016 só marcou um golo nesta temporada. Não joga pela seleção há quase dois anos e meio.

A definição de melhor ou pior época de sempre de um futebolista é discutível, muitas vezes. Mas quando a análise se centra num avançado, é habitual olharmos para o número de golos que marcou.

Nesse capítulo, Éder está fraco. A cumprir a sua quarta temporada consecutiva ao serviço do Lokomotiv Moscovo, o internacional português está a caminho da pior época da sua carreira: só marcou um golo, até agora. E estamos em abril.

A única temporada em que só apontou um golo em tantos jogos já foi há 12 anos, logo na primeira época ao serviço da Académica. Jogou 30 vezes, na temporada 2008/09.

Ainda pode igualar, ou ultrapassar, esse número de encontros oficiais nesta época: até agora participou em 23 jogos da equipa russa, onde não é titular indiscutível. Aliás, nos últimos três jogos, esteve em campo apenas no último – e somente durante cerca de um quarto de hora.

Nunca marcou na edição atual do campeonato russo. A única vez que colocou o seu nome na lista de marcadores foi na Liga dos Campeões, num empate a duas bolas em Salzburgo, na Áustria. Isso foi em outubro. Éder não marca qualquer golo há quase meio ano.

Curiosamente, estes números surgem depois da época com mais golos na Rússia: seis, na temporada anterior. 2012/13 foi a época mais produtiva do futebolista nascido na Guiné-Bissau: com a camisola do Sporting de Braga, apontou 16 golos em 32 jogos oficiais.

Herói em 2016, ausente desde 2018

Éder não joga por Portugal há quase dois anos e meio. Novembro de 2018 representou a sua última presença, na altura para um jogo com a Polónia, na primeira edição da Liga das Nações.

Não foi convocado para a fase de qualificação para o próximo Europeu e dificilmente será chamado para a fase final no próximo verão, embora tenha características diferentes dos habituais homens da frente: Cristiano Ronaldo, João Félix, Diogo Jota e André Silva.

Nuno Teixeira, ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. O Éder é o único atleta português que atingiu aquela dimensão que os gregos antigos reservavam para os heróis. Podia até ter um lugar de suplente honorário nos jogos da seleção nacional, mesmo não jogando!

RESPONDER

Certificados de vacinação emitidos por países terceiros reconhecidos para viagens aéreas

Os certificados de vacinação e de recuperação emitidos por países terceiros passam a ser reconhecidos para viagens aéreas, deixando de ser exigido teste negativo e quarentena quando esta seja aplicável em função da respetiva origem, …

Rui Costa, Benfica

Acções do Benfica com comissão milionária a Carlos Janela. Em AG muito quente, sócios gritaram, mas não puderam votar

A Assembleia-Geral (AG) Extraordinária do Benfica de sexta-feira à noite foi muito quente, com cânticos, protestos e pedidos de demissão dos sócios. Enquanto isso há novos dados sobre o negócio de venda das acções do …

"Não tem passado de figurante". Fenprof diz que sistema educativo bloqueava se dependesse do ministro

O secretário-geral da Federação Nacional dos Professores (Fenprof), Mário Nogueira, considerou, esta sexta-feira, que sistema educativo em Portugal já tinha bloqueado se dependesse do trabalho do ministro da Educação e do Governo, realçando que o …

País "esqueceu-se de que existe engenharia". Especialistas criticam recomendação da DGS para ventilação nas escolas

Recomendações da Direção-Geral da Saúde (DGS) sobre a ventilação nas escolas ficam aquém do que seria necessário, dizem especialistas. Tendo em conta que a covid-19 se transmite por aerossóis, é importante que exista uma boa ventilação …

O "ar salazarento" dos ministros na campanha do PS. Temido usou carro do Governo e pode ter cometido crime

A presença de ministros na campanha dos candidatos socialistas às autárquicas está a causar polémica, sobretudo no Porto, com Rui Moreira a criticar "o ar salazarento de chapelada" do PS. Marta Temido, ministra da Saúde, …

Ataques aéreos dos EUA mataram até 48 mil civis em 20 anos. Pentágono admite morte de civis em Cabul

Uma investigação independente concluiu que entre 22 mil e 48 mil civis morreram vítimas de ataques aéreos das forças dos EUA desde o 11 de Setembro. O Pentágono admitiu também que o ataque a um …

Fernando Pimenta é campeão do mundo em K1 1.000 (e aponta a "mais medalhas" do que os golos de Ronaldo)

O canoísta Fernando Pimenta sagrou-se campeão mundial de K1 1.000 metros, ao bater o húngaro Balint Kopasz na final, nos Mundiais de Copenhaga, aumentando para dois os pódios de Portugal na Dinamarca. Na pista quatro, Pimenta …

MNE garante que todos os afegãos que trabalharam com o Exército português foram retirados do país

O ministro dos Negócios Estrangeiros garantiu esta sexta-feira que o Governo apoiou a retirada de todos os afegãos que trabalharam com as forças portuguesas no Afeganistão, reconhecendo ser "provável" alguns não terem respondido aos contactos. "Nós …

"Não quero ser arrogante: o melhor médio da Premier League sou eu"

Yves Bissouma joga no Brighton e tem despertado o interesse de clubes ingleses de outro nível. Cresceu no Mali ao serviço do Majestic SC, passou pelo AS Real Bamako antes de rumar à Europa. Começou por …

Tratamento inovador para cancro pesa nos orçamentos do IPO de Porto e Lisboa

Os custos associados ao tratamento de cancros do sangue com células CAR-T estão a ser suportados apenas pelos hospitais autorizados a aplicá-la, no caso, os IPO do Porto e de Lisboa. De acordo com o Jornal …