Eclipse total da Lua visível em Portugal. Colombo enganou indígenas com um fenómeno parecido

Fenómeno vai começar às 5h10 da próxima madrugada. Em 1504, um muito semelhante envolveu Cristóvão .

O ano de 2025 terá dois eclipses totais da Lua e dois parciais do Sol. O primeiro, da Lua, ocorrer nesta sexta-feira e será visível em Portugal, segundo dados astronómicos.

O eclipse total da Lua vai ter lugar às 5h10 da madrugada. É partir dessa hora (já no dia 14 de março) que começamos a ver o nosso satélite natural “desaparecer”.

Às 6h58, o eclipse é total. “Embora fique totalmente na sombra, a Lua não deixa de ser visível, mas apresenta uma cor avermelhada e acastanhada”, explica o Observatório Astronómico de Lisboa.

Os eclipses são visíveis a olho nu ou com equipamentos de observação desde que as condições do céu o permitam.

Este em particular tem uma curiosidade extra: é muito parecido com um eclipse de 1504, que envolve na história… Cristóvão Colombo.

Quando a sua frota encalhou na costa da Jamaica, e no meio de vermes e de uma tripulação cheia de fome, e agora sem ajuda dos locais Arawak (cansados do autoritarismo europeu), estava difícil resolver a situação.

No entanto, lembra o Space.com, o explorador decidiu enganar a população local, com o auxílio da astronomia – e da religião.

Colombio, já depois de consultar as tabelas de astronomia, reuniu-se com os líderes da ilha. E avisou: “Os deuses vão apagar a Lua se vocês, indígenas, não nos ajudarem”.

Pouco depois, uma “lua de sangue” encheu o céu. Os Arawaks ficaram com medo e foram logo dar comida e água à equipa de Cristóvão Colombo.

Segundo eclipse

De acordo com os dados, facultados à Lusa por Rui Agostinho, astrónomo e professor jubilado da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, haverá este ano um segundo eclipse total da Lua em 7 de setembro, mas apenas será visível na sua plenitude no Algarve, e parcialmente nas regiões da Madeira, Lisboa e Porto.

O mês de março volta a ter um eclipse, mas desta vez parcial do Sol, no dia 29, que será visível em Portugal.

Em setembro, no dia 21, haverá um novo eclipse parcial do Sol, mas não será visível em Portugal.

Por definição, um eclipse total da Lua acontece quando a Lua, em fase cheia, é totalmente ocultada pela sombra da Terra.

O fenómeno será visível na sexta-feira nas regiões do Pacífico, Américas, oeste da Europa e oeste de África e em 07 de setembro na Europa, África, Ásia e Austrália.

Um eclipse parcial do Sol ocorre quando a Lua se interpõe entre a Terra e o Sol ocultando em parte a luz da estrela.

Este fenómeno será visível em 29 de março na Europa, no noroeste de África e no norte da Rússia e em 21 de setembro no sul do Pacífico, na Nova Zelândia e na Antártida.

ZAP // Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.