E se o Euro 2020 tivesse 8 ou 16 seleções? Portugal estaria lá?

Numa fase em que só restam oito equipas no torneio, recordamos outros tempos. Uns mais antigos, outros nem por isso. Como seria o quadro final?

O Euro 2020 começou no dia 11 de junho e demorou praticamente duas semanas a ficar com 16 seleções nacionais, o número de equipas que iniciavam o torneio até 2012, desde 1996.

O Euro 2020 começou no dia 11 de junho e, três semanas depois, arrancarão os quartos-de-final; serão oito seleções nacionais, o número que iniciava o torneio até 1992, desde 1980 – o ano de estreia da fase de grupos.

Na véspera do início dos quartos-de-final, deixámos aqui um artigo que mistura história do Europeu com imaginação: se ainda estivéssemos noutros tempos e a prova ainda tivesse oito ou 16 seleções na fase final, quem teria conseguido a qualificação para o Euro 2020?

É imaginação porque, muito provavelmente, se o número de seleções apuradas fosse esse, e não 24, as equipas teriam jogado de outra forma na fase de qualificação.

Regresso ao torneio com 8 seleções

Comecemos por um imaginário Euro 2020 com oito seleções.

Na fase de qualificação os vencedores dos grupos foram: Inglaterra, Ucrânia, Alemanha, Suíça, Croácia, Espanha, Polónia, França, Bélgica e Itália.

Não, Portugal não venceu o seu grupo. Sabemos que já foi há algum tempo, no final de 2019, e provavelmente não nos recordamos, mas foi a Ucrânia a vencer o nosso grupo de qualificação.

Antes das imaginações, vamos a um facto interessante: das oito equipas que vão disputar os quartos-de-final, seis ficaram no primeiro lugar do respetivo grupo de qualificação. Ou seja, seis das oito seleções já iniciaram o seu bom percurso na fase de qualificação.

Agora, desses 10 vencedores de grupos de qualificação, colocámos na fase final imaginária os oito que tiveram pontuação maior – e aqui foi precisa alguma “ginástica” porque metade dos grupos tinha cinco seleções e outra metade contava com seis seleções.

Nos grupos com seis equipas, retirámos os pontos conseguidos frente ao último classificado e ficámos com estas seleções:

Euro 2020 com oito seleções

  • Inglaterra
  • Ucrânia
  • Alemanha
  • Espanha
  • Polónia
  • França
  • Bélgica
  • Itália

Cinco delas estão realmente entre as oito melhores: Inglaterra e Ucrânia vão defrontar-se, Bélgica e Itália também se vão encontrar, e ainda a Espanha. A Suíça também está nos quartos-de-final e também liderou o seu grupo de qualificação, mas não foi um dos oito melhores líderes.

Portugal num Europeu com 16

Agora dobramos o número de seleções na fase final deste torneio imaginário – uma realidade que está bem presente, já que só a partir da edição anterior (2016) é que 24 seleções tiveram direito a qualificar-se.

Os 10 vencedores dos grupos de qualificação, já mencionados, obviamente também se qualificariam.

Veremos quem foram os seis melhores segundos classificados. Sim, Portugal é um deles. Seria o terceiro melhor segundo classificado, entrando na fase final numa suposta 13.ª classificação entre 16 apuradas.

Países Baixos, Dinamarca, Áustria, Turquia e Rússia seriam os restantes presentes, entre os segundos classificados na qualificação. Só a Dinamarca ainda resiste na prova.

Euro 2020 com 16 seleções

  • Inglaterra
  • Ucrânia
  • Alemanha
  • Suíça
  • Croácia
  • Espanha
  • Polónia
  • França
  • Bélgica
  • Itália
  • Portugal
  • Países Baixos
  • Dinamarca
  • Áustria
  • Turquia
  • Rússia

Fechamos com uma curiosidade, que já pode ter reparado. Há duas seleções que vão estar nos quartos-de-final do (verdadeiro) Euro 2020 que nem conseguiriam a presença num torneio com 16 equipas: a República Checa e o País de Gales. Foram dois dos piores segundos classificados na fase de qualificação.

Nuno Teixeira, ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Alemanha prepara dose de reforço para as pessoas mais vulneráveis

A Alemanha pondera administrar uma dose de reforço da vacina contra a covid-19 aos idosos e pessoas imunodeprimidas a partir de setembro, avançou hoje a AFP, citando um projeto do Ministério da Saúde alemão. O plano, …

Alexis Vega na órbita do FC Porto

O jovem futebolista, que se encontra a representar o México nos Jogos Olímpicos, está a ser colocado na órbita do FC Porto pela imprensa do seu país. Esta segunda-feira, vários meios de comunicação social mexicanos, entre …

Presidente cessante do Irão diz que Governo nem sempre foi verdadeiro

Hassan Rouhani, Presidente cessante do Irão, reconheceu que, durante os seus oito anos de mandato, o Governo "não disse parte da verdade" ao seu povo. No domingo, Hassan Rouhani reconheceu que o Governo "não disse parte …

Yaremchuk já treinou pelo Benfica e promete "marcar muitos golos"

O Benfica anunciou, no sábado, a contratação do futebolista ucraniano ao Gent por 17 milhões de euros, com o avançado a assinar um contrato válido até junho de 2026. "A Sport Lisboa e Benfica – Futebol, …

Fauci descarta novos confinamentos nos Estados Unidos apesar da variante Delta

Anthony Fauci considera que os Estados Unido não deverão regressar aos confinamentos para conter a covid-19, apesar do aumento de casos devido à variante Delta. Os Estados Unidos não deverão regressar aos confinamentos para conter a …

Escrituras e divórcios passam a poder ser feitos por videoconferência

Divórcios, escrituras de imóveis e até uma procuração passam a poder ser feitos por videoconferência. Hoje em dia estes atos obrigam a ir à conservatória, mas o objetivo é que o mecanismo esteja em prática …

Patrícia Mamona recebeu a medalha de prata e já está "a pensar no futuro"

A atleta portuguesa recebeu, esta segunda-feira, a medalha de prata do triplo salto dos Jogos Olímpicos Tóquio 2020, um dia depois de ter terminado a prova na segunda posição. Patrícia Mamona subiu, esta segunda-feira, ao segundo …

Governo prepara novas contratações para a Administração Pública

Novos concursos (dois) deverão resultar na colocação de cerca de 475 técnicos superiores e de mil trabalhadores para a máquina do Estado. Governo acena com condições remuneratórias mais atrativas, apesar de as soluções ainda estarem …

Urna com 4.000 anos revela história de vida de mulher enterrada com os filhos gémeos

Vários investigadores analisaram amostras de restos mortais e artefatos humanos descobertos num cemitério de há 4.000 anos, perto da cidade húngara de Szigetszentmiklós. Composto por centenas de potes de barro enterrados a meio quilómetro da margem …

Forças Armadas devem 37 milhões aos hospitais privados

O Instituto de Apoio Social das Forças Armadas (IASFA) ainda não regularizou a dívida de 37 milhões de euros que contraiu junto dos hospitais privados. Em 2019, os Ministérios da Defesa Nacional e das Finanças e …