Doença sexualmente transmissível ameaça tornar-se a próxima superbactéria

Uma infeção sexualmente transmissível pouco conhecida pode vir a transformar-se numa superbactéria resistente a tratamentos com antibióticos, de acordo com um alerta feito por especialistas europeus.

A Mycoplasma genitalium (MG) já se tem mostrado resistente a alguns dos antibióticos mais comuns e, no Reino Unido, as autoridades de saúde estão a trabalhar com novas diretrizes para evitar que o quadro se torne num caso de emergência pública.

As autoridades inglesas estão a reunir esforços não só para identificar e tratar a bactéria de uma forma mais eficaz, mas também para estimular a prevenção, através da utilização do preservativo.

A Mycoplasma genitalium é uma bactéria que pode ser transmitida através de relações sexuais com um parceiro contaminado. No caso dos homens, causa a inflamação da uretra, levando à emissão de secreção pelo pénis e dor quando se urina.

Por sua vez, nas mulheres, pode inflamar os órgãos reprodutivos – o útero e as trompas de falópio – provocando não só dor, como também febre, sangramento e infertilidade.

A infeção, porém, nem sempre apresenta sintomas e pode ser confundida com outras doenças sexualmente transmissíveis, como a clamídia.

No Reino Unido, o quadro está a preocupar as autoridades de saúde, segundo a British Association for Sexual Health and HIV (BASHH). A associação afirma que as taxas de erradicação da bactéria depois do tratamento com um grupo de antibióticos conhecidos como macrolídeos estão a diminuir. Para já, um outro tipo de antibiótico – azitromicina – ainda está a funcionar na maioria dos casos.

Nesse contexto, já existem testes para detetar a bactéria, mas ainda não estão disponíveis em todas as clínicas britânicas, onde os médicos podem, entretanto, enviar amostras para o laboratório da Public Health England – a agência executiva do Departamento de Saúde e Assistência Social – para obter um diagnóstico.

Peter Greenhouse, especialista em doenças sexualmente transmissíveis (DST), recomenda às pessoas que tomem certas precauções. “Está na altura de as pessoas ficarem a conhecer a Mycoplasma genitalium. É mais um motivo para pôr preservativos nas malas das férias de verão – e realmente usá-los”, explica.

ZAP // BBC

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

    • E tudo nã tens nojo? De enfiar o zé-martelo num buraco cheio de micróbios? Ai, eu tenho! Nessa nã m’apanham NUNCA!

RESPONDER

Cientistas encontraram uma forma de levitar objetos usando apenas luz

Os cientistas afirmam que a sua nova tecnologia de levitação seria capaz de enviar uma nave espacial para a estrela mais próxima em apenas 20 anos. Cientistas do Instituto de Tecnologia da Califórnia (Caltech) dizem ter …

Estrela hiper-fugitiva foi expulsa do disco da Via Láctea

De acordo com investigadores da Universidade de Michigan, uma estrela veloz pode ter sido ejetada do disco estelar da Via Láctea por um enxame de estrelas jovens. Os cientistas dizem que a estrela não teve …

Cientistas portugueses participam na criação do maior telescópio do mundo

O SKA, Square Kilometre Array, está já em construção e será o maior telescópio do mundo. Cientistas portugueses estão a participar no seu design e alguns dos testes serão feitos em território luso. A construção do …

Bolsonaro pondera não assinar qualquer acordo na próxima cimeira do clima

O Brasil está a considerar não assinar qualquer acordo climático na próxima COP25, anunciou este sábado em Santiago o Presidente brasileiro Jair Bolsonaro, após uma reunião que manteve no sábado no Palácio de La Moneda …

Portugal vs Sérvia | Massacre luso com pólvora seca

Segunda jornada do Grupo B da qualificação para o Euro 2020, segundo empate de Portugal, ambos em casa. Após o nulo ante a Ucrânia na primeira jornada, os campeões da Europa não foram além de …

O "homem-milagre". Carteiro português esteve morto 21 minutos e acordou a caminho da morgue

Declarado morto pelos médicos, depois de ter tido um ataque cardíaco, e "ressuscitado" 21 minutos depois, quando já ia a caminho da morgue, o português João Araújo continua a ser conhecido como o "homem milagre" …

Um dos fármacos mais promissores para tratar o Alzheimer falha nos testes em humanos

Uma onda de choque instalou-se na comunidade de pesquisa sobre o Alzheimer na sexta-feira, depois que a empresa farmacêutica Biogen anunciou a suspensão - na fase final em humanos - dos testes com o fármaco …

Gerente de agência de viagens deixou 84 clientes em terra. Em tribunal, foi absolvida

Paula chegou a tribunal acusada de burla qualificada por ter deixado 84 clientes da agência de viagens que geria no Montijo com as férias ou viagens estragadas em agosto de 2016. Chegou a ser detida …

Italiana de 91 anos distinguida pelos seus feitos na II Guerra Mundial. Aos 17 anos, salvou 38 pessoas

Gabriella Ezra, de 91 anos, vai receber a Estrela de Itália. O Estado decidiu homenageá-la depois de a embaixada italiana em Inglaterra, onde Gabriella vive, ter recebido uma carta do filho, Mark, de 65 anos, …

Moscovo enviou dois aviões com soldados e armamento para a Venezuela

Duas aeronaves russas aterraram no aeroporto de Caracas, este sábado, trazendo 100 soldados e 35 toneladas de armamento. As tropas chegaram sob supervisão do chefe do comando principal das forças terrestres russas, Vasilly Tonkoshkurov. A chegada …