/

Doença sexualmente transmissível ameaça tornar-se a próxima superbactéria

2

Uma infeção sexualmente transmissível pouco conhecida pode vir a transformar-se numa superbactéria resistente a tratamentos com antibióticos, de acordo com um alerta feito por especialistas europeus.

A Mycoplasma genitalium (MG) já se tem mostrado resistente a alguns dos antibióticos mais comuns e, no Reino Unido, as autoridades de saúde estão a trabalhar com novas diretrizes para evitar que o quadro se torne num caso de emergência pública.

As autoridades inglesas estão a reunir esforços não só para identificar e tratar a bactéria de uma forma mais eficaz, mas também para estimular a prevenção, através da utilização do preservativo.

A Mycoplasma genitalium é uma bactéria que pode ser transmitida através de relações sexuais com um parceiro contaminado. No caso dos homens, causa a inflamação da uretra, levando à emissão de secreção pelo pénis e dor quando se urina.

Por sua vez, nas mulheres, pode inflamar os órgãos reprodutivos – o útero e as trompas de falópio – provocando não só dor, como também febre, sangramento e infertilidade.

A infeção, porém, nem sempre apresenta sintomas e pode ser confundida com outras doenças sexualmente transmissíveis, como a clamídia.

No Reino Unido, o quadro está a preocupar as autoridades de saúde, segundo a British Association for Sexual Health and HIV (BASHH). A associação afirma que as taxas de erradicação da bactéria depois do tratamento com um grupo de antibióticos conhecidos como macrolídeos estão a diminuir. Para já, um outro tipo de antibiótico – azitromicina – ainda está a funcionar na maioria dos casos.

Nesse contexto, já existem testes para detetar a bactéria, mas ainda não estão disponíveis em todas as clínicas britânicas, onde os médicos podem, entretanto, enviar amostras para o laboratório da Public Health England – a agência executiva do Departamento de Saúde e Assistência Social – para obter um diagnóstico.

Peter Greenhouse, especialista em doenças sexualmente transmissíveis (DST), recomenda às pessoas que tomem certas precauções. “Está na altura de as pessoas ficarem a conhecer a Mycoplasma genitalium. É mais um motivo para pôr preservativos nas malas das férias de verão – e realmente usá-los”, explica.

ZAP // BBC

2 Comments

    • E tudo nã tens nojo? De enfiar o zé-martelo num buraco cheio de micróbios? Ai, eu tenho! Nessa nã m’apanham NUNCA!

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.