Doença sexualmente transmissível ameaça tornar-se a próxima superbactéria

Uma infeção sexualmente transmissível pouco conhecida pode vir a transformar-se numa superbactéria resistente a tratamentos com antibióticos, de acordo com um alerta feito por especialistas europeus.

A Mycoplasma genitalium (MG) já se tem mostrado resistente a alguns dos antibióticos mais comuns e, no Reino Unido, as autoridades de saúde estão a trabalhar com novas diretrizes para evitar que o quadro se torne num caso de emergência pública.

As autoridades inglesas estão a reunir esforços não só para identificar e tratar a bactéria de uma forma mais eficaz, mas também para estimular a prevenção, através da utilização do preservativo.

A Mycoplasma genitalium é uma bactéria que pode ser transmitida através de relações sexuais com um parceiro contaminado. No caso dos homens, causa a inflamação da uretra, levando à emissão de secreção pelo pénis e dor quando se urina.

Por sua vez, nas mulheres, pode inflamar os órgãos reprodutivos – o útero e as trompas de falópio – provocando não só dor, como também febre, sangramento e infertilidade.

A infeção, porém, nem sempre apresenta sintomas e pode ser confundida com outras doenças sexualmente transmissíveis, como a clamídia.

No Reino Unido, o quadro está a preocupar as autoridades de saúde, segundo a British Association for Sexual Health and HIV (BASHH). A associação afirma que as taxas de erradicação da bactéria depois do tratamento com um grupo de antibióticos conhecidos como macrolídeos estão a diminuir. Para já, um outro tipo de antibiótico – azitromicina – ainda está a funcionar na maioria dos casos.

Nesse contexto, já existem testes para detetar a bactéria, mas ainda não estão disponíveis em todas as clínicas britânicas, onde os médicos podem, entretanto, enviar amostras para o laboratório da Public Health England – a agência executiva do Departamento de Saúde e Assistência Social – para obter um diagnóstico.

Peter Greenhouse, especialista em doenças sexualmente transmissíveis (DST), recomenda às pessoas que tomem certas precauções. “Está na altura de as pessoas ficarem a conhecer a Mycoplasma genitalium. É mais um motivo para pôr preservativos nas malas das férias de verão – e realmente usá-los”, explica.

ZAP // BBC

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

    • E tudo nã tens nojo? De enfiar o zé-martelo num buraco cheio de micróbios? Ai, eu tenho! Nessa nã m’apanham NUNCA!

RESPONDER

Tribunal de Contas trava medicamento "essencial" no Hospital de Guimarães

O Tribunal de Contas (TdC) recusou o visto a um contrato, no valor de 2,9 milhões de euros, celebrado pelo Hospital de Guimarães para aquisição de um medicamento considerado “essencial” para a prestação de cuidados …

Francisco Rodrigues dos Santos não se quer eternizar "na cadeira de presidente do CDS"

"À medida que as pessoas se vão eternizando nos lugares, começam a confundir o interesse público com o interesse particular". Por isso, Francisco Rodrigues dos Santos não se quer eternizar no CDS-PP. Em entrevista à TVI, …

Menos 115 deputados. Itália realiza referendo para reduzir Parlamento

A Itália organiza em 29 de março um referendo sobre a alteração da Constituição e a redução do número de deputados, uma data esta proposta pelo Governo de coligação entre o Movimento Cinco Estrelas (M5S) …

Flamengo chega a acordo com o Inter por Gabigol

Flamengo e Inter de Milão já chegaram a acordo para a transferência definitiva de Gabigol, jogador que esteve durante a última temporada na equipa brasileira por empréstimo. Segundo o portal brasileiro Globo Esporte, os dirigentes do …

Espanha quer "assaltar" o lugar de Centeno no Eurogrupo

Nadia Calviño, a número dois do Governo Espanhol, assume-se como favorita para assumir a presidência do Eurogrupo, caso o ministro das Finanças português, Mário Centeno, decida não entrar na corrida. A notícia é avançada esta terça-feira …

Dívidas de hospital de Lisboa travam compra de dois medicamentos para cancro

As dívidas do Centro Hospitalar Universitário de Lisboa Norte, que inclui os hospitais de Santa Maria e Pulido Valente, levaram o Tribunal de Contas (TdC) a chumbar a compra de dois medicamentos para um cancro …

Em 15 dias, foram transferidos 73 milhões da Sonangol para uma empresa de Isabel dos Santos

Em 15 dias, foram transferidos 73 milhões das contas da petrolífera estatal Sonangol no private banking do Eurobic, em Lisboa, para uma empresa de Isabel dos Santos, avança o Correio da Manhã esta terça-feira. …

Livro de John Bolton pode prolongar julgamento de Donald Trump

  Ao segundo dia de defesa dos advogados da Casa Branca no julgamento do impeachment de Donald Trump, caiu uma "bomba" no Senado. O livro escrito por John Bolton, ex-conselheiro de segurança nacional do Presidente dos …

Afinal, Bruno Fernandes pode rumar ao Barcelona (e fazer escala no Valência)

Afinal, o futuro do internacional português Bruno Fernandes pode passar por Espanha e não por Inglaterra, onde foi dado como quase certo. O negócio envolve dois emblemas espanhóis e o avançado ex-Benfica Rodrigo Moreno. De …

Coronavírus já matou 106 pessoas na China. E já chegou à Alemanha

A China elevou para 106 o número de mortos causados pelo coronavírus e o número de infetados já chegou aos quatro mil. Esta segunda-feira, confirmou-se um caso na Alemanha, sendo agora o segundo país da …