/

Drones matam cinco milhões de Trabalhadores de Bico Vermelho em guerra pelo arroz

2

Wikimedia Commons

Quelea Quelea

Quelea Quelea, a ave mais numerosa do mundo, sofreu um massacre da autoria de drones, na Tanzânia, na semana passada. O seu grande apetite e fácil adaptação fazem do Trabalhador um inimigo das culturas agrícolas.

Um total de cinco milhões de Quelea Quelea, pequenas aves de bico vermelho, foram exterminadas na Tanzânia com recurso a drones para proteger os campos de arroz, anunciou esta quarta-feira o organismo nacional de controlo das plantas e pesticidas.

Na semana passada, a Autoridade Tanzaniana de Proteção das Plantas e Pesticidas (TPHPA) matou os cinco milhões de aves na região de Manyara, no norte do país, onde mais de 400 hectares de culturas comerciais estavam ameaçados.

“Matámos cinco milhões de aves destruidoras e estamos agora a monitorizar outras áreas”, disse à agência AFP o diretor-geral da TPHPA, Joseph Ndunguru.

Ndunguru disse que a agência tinha visado os enxames com pulverização aérea, incluindo com recurso a drones, durante um período de quatro dias, matando-os antes de danificarem os campos de arroz no norte da Tanzânia.

Grande apetite e adaptação fazem dele inimigo

O Quelea Quelea, ou Trabalhador de Bico Vermelho, é a ave mais numerosa do mundo e viaja em grandes bandos. A reprodução ocorre em colónias, com milhares de ninhos construídos em árvores ou arbustos. A fêmea geralmente põe 2 a 4 ovos, que eclodem após um período de incubação de cerca de 12 dias.

O macho possui um bico vermelho e uma plumagem variável, geralmente com tons de amarelo e castanho. A fêmea tem uma aparência mais discreta para melhor se camuflar enquanto nidifica.

É considerado uma praga agrícola em muitos países africanos, causando danos significativos às culturas de cereais, não só o arroz, mas também o milho e o sorgo. Apesar de serem alvo de controlo populacional em muitas regiões, os números desta ave continuam a ser robustos, estimando-se uma população de milhares de milhões de indivíduos.

Em culturas de África, o seu apetite voraz já causou estragos no passado, com invasões que geralmente ocorrem no início da estação seca, em setembro e outubro. A espécie é altamente adaptável e pode viver em várias condições, desde savanas a áreas agrícolas.

Em 2013, o Uganda exterminou 1,8 milhões de Quelea Quelea, também para proteger os campos de arroz, uma medida criticada pelos ambientalistas.

De acordo com o TPHPA, as aves são capazes de destruir mais de 50 toneladas de culturas alimentares num único dia.

ZAP // Lusa

2 Comments

  1. Por outro lado estima-se que só na União Europeia cerca de 88 milhões de toneladas de alimentos sejam desperdiçados anualmente (cerca de 241796 Ton/dia), ascendendo a um gasto de 143 mil milhões de euros. Deste montante, mais de metade (53%) é desperdício doméstico, ou seja, ocorre na cozinha das famílias.

    E a passarada é considerada uma praga, enfim…

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.