Draghi renunciou ao salário de primeiro-ministro

Mario Draghi, ex-governador do Banco Central Europeu e atual primeiro-ministro italiano, renunciou ao salário correspondente ao cargo.

O primeiro-ministro italiano, Mario Draghi, renunciou ao salário correspondente ao cargo que exerce, 110 mil euros anuais, segundo consta de documentação publicada esta quinta-feira no portal Transparência do executivo de Itália.

O ex-governador do Banco Central Europeu foi designado pelo chefe de Estado, Sergio Mattarella, para governar Itália após a demissão, no passado dia 26 de janeiro, do anterior primeiro-ministro Giuseppe Conte, que tinha como principal tarefa minimizar os efeitos da crise sanitária.

Draghi dirige um Governo apoiado praticamente pela totalidade dos partidos do Parlamento, com exceção da formação de extrema-direita Irmãos de Itália.

No portal estatal sobre transparência do Governo foi publicado um documento no item sobre “Compensações vinculadas ao cargo”, no qual se lê que Drahgi “declara que não recebe compensações de qualquer natureza” relacionadas com o cargo de primeiro-ministro.

O salário que corresponde ao cargo de um primeiro-ministro sem lugar de deputado, como é o caso de Draghi, ascende a 110 mil euros brutos por ano.

O atual chefe do executivo de Itália declarou, em 2020, quase 600 mil euros brutos, propriedades e participações em sociedades em Itália e um imóvel em Londres, entre outros bens.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Polícias em protesto abandonaram parlamento (mas voltaram para trás)

A manifestação de elementos das forças de segurança pertencentes ao Movimento Zero abandonou esta segunda-feira, cerca das 15h30, o parlamento, alegadamente em direção ao Ministério da Administração Interna, mas a meio do percurso voltou para …

Sobrevivência da TAP depende da “implementação rigorosa” da reestruturação

O presidente executivo interino da TAP, Ramiro Sequeira, despediu-se esta segunda-feira dos trabalhadores sublinhando que a sobrevivência da companhia aérea dependerá da "implementação rigorosa" do plano de reestruturação. Num email enviado aos trabalhadores, a que a …

Novo (e nono) caso positivo de covid-19 no Euro 2020

Billy Gilmour não vai participar no último jogo da Escócia na fase de grupos, que pode terminar com uma qualificação inédita. Há mais um futebolista infetado pelo novo coronavírus, entre os que foram convocados para a …

Governo britânico estuda isenção de quarentena para vacinados

O primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, admitiu esta segunda-feira estar a avaliar a possibilidade de isentar de quarentena pessoas totalmente vacinadas contra a covid-19 que cheguem do estrangeiro, mas evitou falar sobre a expansão da “lista …

Temido quer “ganhar tempo” para conter variante Delta. Em julho, serão administradas 130 mil doses por dia

A ministra da Saúde admitiu esta segunda-feira que a variante Delta do coronavírus SARS-Cov-2 se tornará dominante em Portugal e disse que a estratégia é acelerar a vacinação contra a covid-19. “O que estamos a assistir …

Pais de bombeiro que morreu relatam vegetação lastimável na EN 236-1

Os pais do bombeiro Gonçalo Conceição, que morreu na sequência de queimaduras nos incêndios de Pedrógão Grande, relataram esta segunda-feira, no Tribunal Judicial de Leiria, que a vegetação junto à Estrada Nacional (EN) 236-1 estava …

Em 2020, nasceram em casa o dobro dos bebés do ano anterior. Mas não existe regulamentação

No último ano, os partos em casa aumentaram para quase o dobro em Portugal. No entanto, esta é uma realidade ainda sem regulamentação e que as seguradoras recusam financiar. Mais de 1100 mulheres optaram por …

Noah brincou e "comportou-se de forma muito normal". Alta hospitalar já foi autorizada

A criança de dois anos e meio que esteve desaparecida mais de 30 horas em Proença-a-Velha, concelho de Idanha-a-Nova, teve esta segunda-feira alta do Hospital Amato Lusitano, disse a diretora clínica daquela unidade hospitalar de …

Espanha. Indultos aos líderes catalães serão aprovados na terça-feira, anuncia Sánchez

O primeiro-ministro espanhol, Pedro Sánchez, informou que o conselho de ministros vai aprovar na terça-feira a concessão de indultos aos líderes independentistas catalães, anúncio feito esta segunda-feira, no Grande Teatro do Liceu, em Barcelona. "Amanhã [terça-feira], …

Número de desempregados inscritos nos centros de emprego recua em maio

O número de desempregados inscritos nos centros de emprego recuou 1,7% em maio em termos homólogos e 5,1% face a abril, segundo dados divulgados hoje pelo Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP). De acordo com …