Dono do Paris Saint-Germain quer comprar o Leeds (e torná-lo no novo Manchester City)

A Qatar Sports Investments (QSI), empresa que é detida por Nasser Al Khelaifi, quer dar o salto para o mercado inglês e adquirir o Leeds United, emblema que milita atualmente no segundo escalão.

Na semana em que o Leeds United está prestes a completar o seu centenário, o dono do clube, o empresário italiano Andrea Radrizzani, revelou que está a considerar propostas de investidores de modo a colocar o histórico clube inglês a competir com os principais clubes do país.

“Fui abordado por mais de 20 empresas e selecionei três. Há a opção da Qatar Sports Investment e de Nasser Khelaifi [que detém o Paris Saint-Germain], de quem somos amigos e temos um bom relacionamento há muito tempo. Temos a possibilidade de colocar o clube a competir com o Manchester City, o que, para os adeptos, pode ser uma oportunidade fantástica. A segunda opção é dos Estados Unidos, de um grande fã do Leeds United desde criança. O outro é dono de um clube italiano, como quem podemos criar sinergia para sermos mais competitivos e chegar à Premier League”, confessou Radrizzani, em declarações prestadas ao jornal britânico The Times.

“O mais importante para mim é fazer que o Leeds volte a ser grande“, confessou um dos proprietários do Leeds.

O presidente do Leeds adiantou ainda, de acordo com o Observador, que o investimento seria mais proveitoso a partir do momento em que o clube conseguir a promoção à Premier League.

O modelo a seguir seria o do Manchester City, que desde a chegada dos investidores dos Emirados Árabes Unidos já conquistou quatro vezes a liga inglesa e construiu nos dois últimos anos uma hegemonia difícil de quebrar no futebol inglês.

O Leeds United ocupa atualmente o 5.º lugar no Championship, a segunda divisão inglesa, a cinco pontos do líder West Brom. Clube histórico em Inglaterra, é nesta altura orientado pelo mítico Marcelo Bielsa e conta com o português Hélder Costa no plantel.

Arredado da Premier League há nove temporadas consecutivas, o Leeds olha agora para um possível investimento qatari como a possibilidade de ser o terceiro clube do mundo a pertencer a um Estado e a hipótese de lutar lado a lado com os big six e tornar-se um novo Manchester City.

ZAP //

 

PARTILHAR

RESPONDER

Noiva de Khashoggi processa príncipe herdeiro saudita

Hatice Cengiz, noiva de Jamal Khashoggi, colocou um processo contra o príncipe herdeiro saudita Mohammed bin Salman e outros alegados mentores do assassínio. A noiva do jornalista Jamal Khashoggi, assassinado na Turquia em outubro de …

Papa Francisco defende pela primeira vez uniões de facto para casais homossexuais

O Papa Francisco defendeu a regulação do casamento civil entre pessoas do mesmo sexo, afirmando que os homossexuais têm direito a constituir família. "Homossexuais têm o direito de constituir família. São filhos de Deus", defendeu o …

“Uma desgraça completa”. Ex-ministro do PSD arrasa atuação do Ministério da Saúde no combate à pandemia

O antigo governante do PSD Fernando Leal da Costa acusou esta quarta-feira o Ministério da Saúde de “falta de liderança” na gestão da pandemia de covid-19, e falou até de “uma desgraça completa” do ponto …

Ministro defende que investimento nas Forças Armadas “é tão relevante” como na saúde

O ministro da Defesa Nacional, João Gomes Cravinho, destacou o papel das Forças Armadas no combate à pandemia de covid-19 e defendeu que o investimento público nesta área “é tão relevante” quanto na saúde ou …

Giro. João "Rosa" Almeida segura liderança da geral

O português João Almeida (Deceuninck-QuickStep) manteve esta quarta-feira a liderança da Volta a Itália em bicicleta, numa 17.ª etapa ganha pelo australiano Ben O'Connor (NTT). O'Connor, de 24 anos, cumpriu os 203 quilómetros entre Bassano del …

Investimento público atinge máximo de uma década em 2021

Dados do relatório do Orçamento do Estado mostram que o Governo conta terminar 2020 com um investimento público de 4.884 milhões de euros (75 milhões de euros a menos do que a previsão do Orçamento …

Audições urgentes pedidas pelo PS sobre StayAway Covid são por escrito ou em dezembro

O Parlamento aprovou, esta terça-feira, a audição de entidades e personalidades sobre a obrigatoriedade da aplicação Stayaway Covid, proposta pelo PS, "com caráter de urgência", por escrito ou em dezembro, após o debate do Orçamento …

Taxa de nascimentos de linces no Vale do Guadiana é a mais alta da Península Ibérica

A taxa de nascimentos na população de linces ibéricos no Vale do Guadiana é a mais elevada da Península Ibérica, segundo os resultados dos censos 2019 divulgados hoje pelo Instituto da Conservação da Natureza e …

Pai de aluna teria ligações ao assassino do professor decapitado em França

Os investigadores encontraram uma possível ligação entre o assassino do professor francês Samuel Paty, decapitado em Paris, e o pai de uma aluna. Em declarações à AFP, citadas pelo Diário de Notícias, uma fonte próxima do …

Nove anos de prisão efetiva para a mãe que abandonou bebé no contentor do lixo

A mulher que abandonou o filho recém-nascido num caixote do lixo na zona de Santa Apolónia, em Lisboa, em novembro de 2019, foi esta quarta-feira condenada a nove anos de prisão efetiva, por tentativa de …