Detetados dois casos de peste pneumónica na China

Duas pessoas estão a receber tratamento em Pequim, na China, depois de lhes ter sido detetada peste pneumónica, a forma mais perigosa desta doença.

De acordo com a CNN, que cita as autoridades locais, duas pessoas estão a ser tratadas na China por peste pneumónica, a que esteve também na origem da Peste Negra, uma das pandemias mais mortais na História da Humanidade.

Em maio, um casal mongol também já tinha morrido por causa da mesma doença, no entanto na fase da peste bubónica, depois de ter comido o rim cru de uma marmota (um remédio tradicional daquela região chinesa).

Os dois novos casos — residentes na Mongólia Interior — estão a ser acompanhados no distrito de Chaoyang, em Pequim, e as autoridades já implementaram medidas de controlo e prevenção.

De acordo com a estação televisiva, a peste é transmitida através de picadas de pulgas e animais infetados e pode desenvolver-se de três formas diferentes: peste bubónica (que afeta os gânglios linfáticos), peste septicémica (infeta o sangue) e peste pulmonar (que, tal como o nome indica, infeta os pulmões).

É nesta última fase — que é também a mais grave — que os dois pacientes se encontram. Sem tratamento, é sempre fatal, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS).

Durante a Idade Média, surtos de peste devastaram a Europa, matando cerca de 50 milhões de pessoas. Desde então, foram desenvolvidos antibióticos, que podem combater a doença caso seja diagnosticada a tempo. No entanto, a peste continua a causar danos.

De 2010 a 2015, segundos os dados da OMS, foram reportados mais de três mil casos, incluindo 584 mortes. Os três países mais endémicos são República Democrática do Congo, Madagáscar e Peru.

Tendo surgido quase 50 mil casos nos últimos 20 anos, a peste é agora classificada pela OMS como uma doença reemergente.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.