Muitos doentes não vacinados continuam a precisar de ser internados

Giuseppe Lami / EPA

Antecipa-se também uma subida nos internamentos nas próximas duas semanas, mas a situação não deve ser tão grave como no ano passado devido à vacinação e aos sintomas mais leves da variante Ómicron.

Segundo escreve o Público, o número de pacientes com covid-19 que não está vacinado e precisa de internamento continua elevado, sendo maioritariamente doentes entre os 60 e 80 anos a precisar destes cuidados. O número de internados tem sido estável desde o início do mês, tendo apenas uma vez chegado perto dos 1000 doentes.

No Centro Hospitalar de Lisboa Ocidental, há 26 doentes internados, estando nove nas unidades de cuidados intensivos (UCI). O hospital não forneceu os dados sobre a vacinação dos doentes.

Já no Centro Hospitalar Lisboa Norte, a situação é parecida e muitos não vacinados estão internados, apesar do hospital não dar números específicos. Há 33 doentes internados e 10 nos cuidados intensivos.

Há também 63 doentes internados no Centro Hospitalar Universitário de Lisboa Central, estando cinco em cuidados intensivos. Nas enfermarias, 27% dos pacientes não estavam vacinados e nas UCI, o valor já sobe para um terço.

No Centro Hospitalar Universitário de Coimbra, dos 68 internados em enfermariam 16 não estavam vacinados. Dos nove pacientes na unidade de cuidados intensivos, sete não se tinham imunizado.

No hospital São João, no Porto, há 35 pacientes internados, estando 12 em UCI. 18 destes 35 já precisaram de cuidados intensivos, sendo que cinco destes não estavam vacinados. Estiveram 17 doentes nas enfermarias e seis não se tinham inoculado.

No Centro Hospitalar Universitário do Porto, há oito doentes em UCI e cinco não estavam protegidos. Dos 11 pacientes em enfermaria, sete não tinham tomado as vacinas.

No Centro Hospitalar do Tâmega e Sousa (CHTS), onde se inclui o Hospital de Penafiel, estão internados 16 doentes, estando dois nos cuidados intensivos. Há quatro doentes internados que não estão vacinados ou que têm apenas uma dose: três em enfermaria e um em cuidados intensivos.

Já no Centro Hospitalar do Algarve, há ainda 50% de camas vazias que estão reservadas para a covid-19. Estavam internados em UCI na quarta-feira 17 pessoas com covid-19 e 90% não estavam vacinados. No geral, contando-se UCI e enfermarias, 75% dos pacientes não tinham sido imunizados.

O número de internados tem subido aos poucos, o que preocupa a presidente da Sociedade Portuguesa de Medicina Interna, Lelita Santos, que considera uma subida nas próximas duas semanas “inevitável“, apesar de não ser “tão grande como a do ano passado”, já que a variante Ómicron é “menos grave”.

Sobre a mortalidade, a covid-19 continua a matar mais nas faixas etárias mais vulneráveis, principalmente nos doentes com mais de 79 anos. Desde o início de Dezembro até terça-feira, morreram 352 pessoas, sendo que 198 (56%) tinham mais de 80 anos. Houve também uma morte de um doente entre os 30 e 39 anos e outra entre os 10 e 19 anos.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.