Doenças circulatórias foram principal causa de morte em Portugal em 2012

Roger Bunting / Flickr

-

As doenças circulatórias foram a principal causa de morte em 2012 e, juntamente com o cancro, foram responsáveis por mais de metade dos óbitos ocorridos em Portugal nesse ano, revelam dados do Instituto Nacional de Estatística (INE) hoje divulgados.

Quase 33 mil pessoas morreram nesse ano em Portugal devido a doenças do aparelho circulatório (AVC, doença isquémica do coração ou enfarte agudo do miocárdio), que representam 30,4 por cento das mortes por doença ocorridas no país e uma taxa de mortalidade de 312 mortes por 100 mil habitantes.

Portugal registou 107.969 mortes em 2012 (103.203 em 2011), 96,3 por cento das quais por doença e 3,7 por cento devido a lesões externas e envenenamento (3.955 mortes).

As doenças cerebrovasculares (AVC) destacam-se entre as doenças do aparelho circulatório, tendo sido responsáveis por 12,5 por cento do total de mortes no país, com uma taxa de mais de 128 mortes por cada 100 mil habitantes, seguidas pelas doenças do coração (6,5 por cento), que foram a causa de mais de 66 mortes por 100 mil habitantes e pelo enfarte do miocárdio (4,3 por cento).

A morte por AVC atingiu principalmente as mulheres com uma relação de 76 óbitos masculinos por 100 femininos, enquanto a morte por doença isquémica do coração incidiu maioritariamente nos homens(111 óbitos masculinos por 100 femininos).

Os tumores malignos estiveram na origem de quase um quarto das mortes, tendo morrido em 2012 quase 26 mil pessoas devido a estas doenças, valor que representa 23,9 por cento do total.

Os cancros do colon, reto e ânus (3.813 mortes, 3.829 em 2011) e os da traqueia, brônquios e pulmão (3.675 mortes, 3.711 em 2011) foram os mais mortíferos.

Os homens (70 por cento) foram os mais atingidos por estes tipos de cancro e morreram mais cedo do que a idade média geral para outras causas de morte.

Seguiram-se os cancros do estômago (2.376 mortes), da próstata(1.814 mortes), da mama (1.787) e do pâncreas (1.299 mortes).

Com menos de 1.000 mortes surgem os cancros do fígado, bexiga, ovário, pele, colo do útero e leucemia.

Doenças respiratórias

As doenças respiratórias foram outra importante causa de morte em 2012, tendo sido responsável pela morte de 13.908 pessoas (12,9 por cento), com uma taxa de 132 mortes por 100 habitantes.

Neste conjunto de doenças, destacou-se a pneumonia, responsável pela morte de mais de 6.700 pessoas (6,3 por cento), valor que representa um aumento de mortes relativamente a 2011, quando morreram 5.426 pessoas por esta causa.

A diabetes esteve na origem de 4.875 mortes (4,5 por cento do total de mortes), tendo sido mais expressiva nas mulheres, que são mais de metade das vítimas.

Morreram ainda 503 pessoas devido ao VIH/SIDA, mais de dois terços das quais eram homens com idade média a rondar os 49 anos.

Os acidentes foram responsáveis por 1.551 mortes, com destaque para a mortalidade provocada pelos acidentes de transportes.

Os suicídios estiveram na origem de 1.076 mortes em 2012 (1.018 em 2011), representando 1 por cento da mortalidade no país. Cerca de 80 por cento destas mortes foram de homens, com uma relação de mais de 395 mortes masculinas por cada 100 femininas.

/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Companhia aérea australiana oferece voos de 7 horas (para lugar nenhum)

A companhia aérea australiana Qantas anunciou recentemente planos para um voo panorâmico de sete horas que fará um loop gigante em Queensland e Gold Coast, New South Wales e os remotos centros do interior do …

Barack Obama vai publicar um livro de memórias (mas só depois da eleições de novembro)

O livro de memórias do antigo Presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, só vai ser publicado depois das eleições presidenciais de novembro. Uma enxurrada de livros políticos chegou às prateleiras nas últimas semanas, no final da …

Confrontos em Londres entre polícia e opositores das restrições devido à pandemia

A polícia de Londres, Inglaterra, entrou hoje em confronto com manifestantes que protestavam contra as restrições que visam conter a disseminação do novo coronavírus. De acordo com a agência Associated Press (AP), os confrontos ocorreram quando …

Milhares infetados por bactéria após fuga em fábrica farmacêutica chinesa

Milhares de pessoas no noroeste da China contraíram uma doença bacteriana depois de uma fuga que causou um surto numa biofarmacêutica no ano passado. De acordo com a CNN, que cita relatos dos media locais, mais …

Guardas da Revolução do Irão prometem vingar morte do general Soleimani

O chefe dos Guardas da Revolução, o exército ideológico do Irão, garantiu hoje que a morte do general Qassem Soleimani, alvo de um raide aéreo dos Estados Unidos, será vingada em “todos os seus implicados”. “Senhor …

"O mundo está no momento mais perigoso da história humana", diz Noam Chomsky

O professor norte-americano Noam Chomsky, conhecido como o pai da linguística moderna, advertiu que o mundo está no momento mais perigoso da história da humanidade devido à crise climática, à ameaça de guerra nuclear e …

Portugal com 849 novas infecções por covid-19. Há 20.722 casos activos

Portugal registou 849 novos casos de covid-19 nas últimas 24 horas, mantendo-se a tendência de subida verificada nos dias anteriores. Mas o número de pacientes recuperados também não era tão alto desde Julho. O boletim da …

A Grândola Vila Morena abafou "a maior marcha alguma vez vista" do Chega

Com a Praça do Giraldo, em Évora, dividida por barreiras anti-motim, os participantes da concentração "Pela Liberdade" receberam os apoiantes do Chega de André Ventura ao som de "Grândola Vila Morena" e empunhando cravos vermelhos …

Pandemia assola Irão. EUA com mais 888 mortos. 19 países europeus bateram recorde de casos

Naquele que é o número mais elevado de casos diários desde abril, a Alemanha registou 2.297 novos contágios, 19 países europeus já ultrapassaram o recorde de casos do pico da pandemia. O Irão ultrapassou as …

Rangel "é um turista do carago". SMS atestam que Vieira usou Benfica em "benefício pessoal"

Luís Filipe Vieira é um dos acusados da Operação Lex, com o Ministério Público (MP) a alegar que o presidente do Benfica utilizou o clube em "benefício pessoal" para obter uma cunha do juiz Rui Rangel. O …