Doença rara coloca jovem mãe em coma durante sete meses

Uma doença rara colocou Kertisha Brabson em coma durante sete meses. Contra todas as expectativas, conseguiu sobreviver.

Em setembro de 2018, Kertisha Brabson mudou subitamente o seu comportamento. A sua mãe, Kertease Williams, chegou até a contratar uma enfermeira para tomar conta da filha. “Algo assumiu o controlo do seu comportamento e está a arruiná-la. Eu não sei o quê”, contou.

Durante seis meses, a jovem mãe de dois filhos chegou a sofrer cerca de 20 convulsões por dia. Kertease levou a filha ao hospital, tendo a paciente sido transferida seis vezes entre unidades de saúde distintas, mas acabou por entrar em coma.

Os médicos esforçaram-se para descobrir a causa das convulsões e do coma de Kertisha. A mulher sofria de uma condição rara, conhecida por encefalite anti-receptor N-Metil-D-Asparato (NDMA), um distúrbio no qual o sistema imunológico ataca o cérebro e interrompe a sinalização cerebral. Esta doença afetou a sua capacidade de pensar e agir com clareza.

Kertisha Brabson saiu do coma a 7 de abril do ano passado, depois de ter estado sete meses nesta condição. A equipa médica do Centro Médico Wexner da Universidade Estadual de Ohio, nos Estados Unidos, conseguiu acalmar o sistema imunológico da paciente e reduzir as convulsões.

Citada pelo The Health Mania, a neurologista Shraddha Mainali explicou que a razão por trás do desenvolvimento da encefalite anti-NDMA foi um tumor no ovário de Kertisha, com células muito semelhantes às células cerebrais. Como consequência, o corpo da mulher começou a “atacar” as células cerebrais, em vez de ataca o tumor.

Os receptores NDMA, proteínas presentes no cérebro que controlam os impulsos, são responsáveis pelas funções automáticas, como a respiração. Para a curar, os médicos colocaram Kertisha em supressão imunológica para que o seu corpo não conseguisse “atacar” o seu cérebro, além de ter sido medicada para as convulsões.

Foram necessários vários meses de reabilitação para conseguir voltar a andar e a falar, devido aos danos físicos provocados pelo coma. Ainda assim, e contra tudo o que se esperava, Kertisha Brabson conseguiu sobreviver.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.