/

Djokovic sofre break, atira bola contra juiza de linha e é desqualificado. US Open vai ter novo campeão

O sérvio Novak Djokovic, primeiro cabeça de série e número 1 mundial, foi hoje desqualificado do Open dos Estados Unidos, ao atingir com uma bola uma juiz de linha, no jogo com o espanhol Pablo Carreño-Busta.

Numa altura do encontro dos oitavos de final em que perdia por 6-5, no primeiro ‘set’, Djokovic atirou, claramente sem intenção, a bola contra uma juiz de linha. A juíza, que parece ter sido atingida na garganta, ficou combalida e aparentemente com problemas respiratórios, tendo sido assistida no court durante alguns minutos.

A equipa de arbitragem esteve, depois, a dialogar em pleno ‘court’ e decidiu-se pela desqualificação do sérvio, que perseguia um quarto título no US Open, após as vitórias de 2011, 2015 e 2018, e um 18.º do ‘Grand Slam’.

A decisão, aparentemente inevitável à luz das regras da modalidade e com precedentes semelhantes em anos anteriores, parece ter sido bem aceite pelo jogador sérvio.

Djokovik, que não compareceu na conferência de imprensa no final da partida, publicou um tweet no qual pede desculpas pelo sucedido, e diz que “toda esta situação” o deixou “realmente triste e vazio”.

“Verifiquei que a juíza de linha estava bem, graças a Deus. Lamento muito ter-lhe causado este sofrimento. Foi sem intenção”, acrescenta o tenista.

Num post mais completo no seu perfil no Instagram, Djokovic aborda a desqualificação, dizendo que precisa de “fazer uma introspeção e trabalhar em cima desta desilusão. Que esta situação sirva de lição para o meu crescimento como jogador e ser humano“.

Novak Djokovic, principal favorito à conquista do título, podia aproximar-se dos 19 ‘Grand Slams’ do espanhol Rafael Nadal e dos 20 do recordista destes títulos, o suíço Roger Federer, ambos ausentes este ano de Flushing Meadows.

Pablo Carreño-Busta, 27.º jogador mundial, que vencia o primeiro set por 6-5 na altura do incidente, segue para os quartos de final, nos quais vai defrontar o vencedor do embate entre o belga David Goffin e o canadiano Denis Shapovalov.

Com a desqualificação de Djokovic, as eliminações nas primeiras rondas de Marin Čilić e Andy Murray, e as ausência de Federer, Nadal e Wawrinka, o Open dos Estados Unidos vai este ano conhecer necessariamente um novo campeão. O austríaco Dominic Thiem, número 4 do Ranking ATP, é agora o principal favorito à conquista do título.

ZAP // Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.