Divulgadas novas fotografias do túmulo dourado de Tutankhamon

O Ministério das Antiguidades do Egito divulgou novas fotografias do túmulo de Tutankhamon, mostrando em detalhe o artefacto com mais de 3.300 anos.

O Governo egípcio divulgou as novas imagens através da sua conta oficial do Facebook, sublinhando que estas fazem parte do grande projeto de restauro do artefacto.

Em comunicado, citado pelo portal Newsweek, o Ministério dá conta que o túmulo do faraó, que morreu com apenas 19 anos, foi levado para o Grande Museu Egípcio (GEM) a 12 de julho para que fossem levados a cabo trabalhos de restauração e preservação.

“Um exame preliminar realizado no caixão externo dentro do túmulo revelou que este sofria de uma fraqueza gera, tendo também desenvolvido rachaduras nas suas camadas douradas de gesso, especialmente na zona da tampa e da base”, pode ler-se na nota.

“Uma intervenção imediata para restaurar o caixão dentro de um ambiente adequado é agora necessária”, precisa ainda o mesmo comunicado.



Tal como recorda o site, esta é a primeira vez que as autoridades realizam trabalhos no caixão desde que este foi descoberto há quase um século, em 1922, pelo arqueólogo britânico Howard Carter. A câmara funerária do faraó media seis metros de comprimento por quatro de largura e estava repleta de objetos funerários valiosos – incluindo uma adaga feita a partir de um fragmento de meteorito.

Depois de ser transportado do Vale dos Reis, o lugar de descanso eterno do rei Tut foi isolado. Agora, uma equipa de especialistas está a proceder ao seu restauro recorrendo a técnicas não invasivas, levando a cabo simultaneamente “investigações científicas”. De acordo com a estimativa do Governo, os trabalhos devem levar mais de oito meses.

Na mesma nota de imprensa, o Ministério recorda que, ao todo, a câmara funerária de Tutankhamon tinha três caixões. O mais interno “é na forma da múmia, feito de ouro maciço e pesa 110,4 quilogramas”, pode ler-se no comunicado.

“Dentro [do caixão mais interno] estava a múmia do rei cuja cabeça estava coberta com a icónica máscara de ouro do rei menino”.

Tutankhamon morreu com apenas 19 anos, havendo várias teorias sobre a sua morte. Alguns especialistas defenderam que o faraó foi assassinado com um golpe na cabeça, mas uma tomografia à múmia descartou depois esta hipótese.

Outra teoria popular sustenta que o faraó morreu num acidente de carro. Contudo, estudos mais recentes apontam que o “rei-menino” faleceu devido a doenças, como a malária. Outros estudos indicam que a sua saúde era mais frágil e que padecia de várias patologias, porque era fruto de uma relação incestuosa.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Um violino gigante flutuou no Grande Canal de Veneza (ao som de Vivaldi)

No passado fim de semana, um violino gigante, com quase 12 metros de comprimento, desceu o Grande Canal de Veneza. A bordo estava um quarteto de cordas, que tocou Four Seasons de Vivaldi. O Noah's Violin …

Assembleia de credores aprova recuperação da Groundforce

Esta quarta-feira, os credores da Groundforce aprovaram a recuperação da empresa. Em causa está uma dívida de 154 milhões de euros. Os credores da Groundforce, reunidos esta quarta-feira em assembleia de credores, no tribunal de Monsanto, …

Europeus acreditam numa "guerra fria" entre os EUA e a China e Rússia

A maioria dos cidadãos da União Europeia (UE), 62%, considera que os Estados Unidos (EUA), com apoio das instituições comunitárias, estão numa nova "guerra fria" com a China, mas recusam envolvimento nacional, revelou um inquérito …

Desenho de Van Gogh esteve guardado mais de 100 anos. Agora, é exibido pela primeira vez

O Museu de Amesterdão, nos Países Baixos, ganhou um novo inquilino: Study for 'Worn Out', um desenho recém-descoberto de Vincent van Gogh. O holandês Vincent van Gogh ainda continua a impressionar o mundo inteiro com a …

No Afeganistão, as professoras estão prontas para desafiar o regime talibã

No Afeganistão, as professoras estão prontas para desafiar o regime talibã, com receio de que os avanços dos últimos 20 anos tenham sido conquistados em vão. A Vice falou com algumas professoras afegãs que garantem continuar …

Apenas um terço das crianças em 91 países tem acesso a uma alimentação adequada, alerta UNICEF

Apenas um terço das crianças com menos de dois anos em 91 países em desenvolvimento têm acesso aos alimentos que necessitam para um crescimento saudável, revelou um relatório da UNICEF, apontando que nenhum progresso foi …

Preços das casas voltaram a aumentar no segundo trimestre

Entre abril e junho, o índice de Preços da Habitação (IPHab) cresceu 6,6% em termos homólogos. A revelação foi feita esta quarta-feira pelo Instituto Nacional de Estatística (INE). O Índice de Preços da Habitação (IPHab) cresceu …

China anuncia fim de novas centrais a carvão no estrangeiro

Segundo os especialistas, o impacto da medida deverá depender da forma como será implementada, podendo ter um grande impacto na luta contra as alterações climáticas. Num anúncio bem recebido por ativistas e organizações ambientes, a China …

Roménia vai distribuir €200 mil a quem tiver vacinação completa contra a covid-19

A Roménia anunciou uma "lotaria de vacinação" que distribuirá prémios de até 200.000 euros entre aqueles que tiverem a vacinação completa, na tentativa de elevar a taxa de imunização, a segunda mais baixa da União …

Antes da invasão ao Capitólio, Bannon ajudou a planear estratégia para "matar a presidência de Biden no berço"

O estrategista-chefe da campanha de Donald Trump, Steve Bannon, revelou que falou com o ex-Presidente antes da invasão ao Capitólio, a 06 de janeiro, discutindo as condições para "matar a presidência de [Joe] Biden no …