Discutir celibato dos padres “não é prioridade”

Diocese de Aveiro / Facebook

António Francisco dos Santos, Bispo do Porto

António Francisco dos Santos, Bispo do Porto

O bispo do Porto considera que “este não é o timing” para discutir o fim do celibato dos padres católicos, mas admitiu que a questão está “em aberto”.

O tema de um eventual fim do celibato pelos padres católicos ocidentais foi admitido a 27 de maio pelo papa Francisco, para quem o assunto “não é um dogma de fé” e “a porta está sempre aberta” para tratar o tema.

Para António Francisco dos Santos, a questão do celibato “no calendário atual não é prioridade”, dado a Igreja Católica considerar que não se trata de um tema controverso, mas sim de algo que, na ótica clerical, está colocada “da forma certa”.

“O celibato na igreja ocidental, católica de rito latino, é uma norma disciplinar, não é um dogma. A igreja católica de rito oriental aceita ordenar homens casados e não é uma igreja inferior ou menor”, afirmou em entrevista à Lusa o bispo do Porto, para quem a proibição de casar “é um dom e graça” que os padres devem “saber reconhecer”.

Isso não impede que “um dia a Igreja não pense de outra forma e ordene homens casados”, disse António Francisco dos Santos, para quem é importante saber reconhecer os sacerdotes que vivem o dom do celibato com “doação, entrega e verdade” e “sentido de serviço” à Igreja, sendo fiéis ao compromisso que fizeram aquando da ordenação presbiteral.

O prelado lembrou que a Igreja Católica ordena diáconos, “fiéis responsáveis pela proclamação da palavra de Deus”, que não necessitam de votos de celibato, podendo ser casados.

Sociedade tem dificuldade em assumir compromissos definitivos

Quanto ao casamento entre os fiéis, o bispo admitiu que o número de pessoas a optar pelo matrimónio católico tem diminuído, porque “têm muitas dificuldades em assumir compromissos para sempre“.

Isto acontece “não só no casamento, mas na vida profissional e em várias áreas” da vida atual.

“Temos uma tendência para adiar facilmente a decisão que nos compromete para sempre, mas só compromissos definitivos é que nos proporcionam caminhos de felicidade”, frisou.

A “rapidez” com que, muitas vezes, a vida se constrói não dá possibilidade às pessoas de assumir compromissos “para sempre”, disse o bispo, considerando que face à “instabilidade com que se vive o emprego” é normal que as famílias fiquem “fragilizadas”, fazendo com que os jovens adiem o casamento.

Cabe à Igreja, sublinhou, “acompanhar e preparar os jovens a abrir caminhos para uma vida feliz no matrimónio cristão e numa família estruturada”, não devendo distanciar-se, nem esquecer-se dos jovens que não seguem estes caminhos, porque, também eles, fazem parte da família cristã.

Questionado sobre o casamento entre pessoas do mesmo sexo e o uso de preservativos, António Francisco dos Santos remeteu estas questões para “o espaço de decisão e opção” das famílias: “devemos respeitar muito as decisões das famílias e ajudá-las na formação da sua consciência, formando no espírito cristão este espaço de decisão e opção”.

Quanto ao momento vivido pela Igreja Católica, o bispo do Porto considerou que esta está num processo de transformação “positivo” que “muito se deve” ao carisma do papa Francisco.

“Gostaria de ser seu discípulo e seguidor, podendo trazer para a diocese do Porto aquilo que ele procura trazer ao mundo”, sublinhou.

/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Encontrado no mar das Malvinas navio alemão da I Guerra Mundial 105 anos depois de naufragar

O naufrágio de um cruzador alemão da I Guerra Mundial foi identificado nas Ilhas Malvinas, onde foi afundado pela Marinha britânica há 105 anos. O SMS Scharnhorst foi o principal ativo da esquadra alemã na Ásia …

Boavista 1-4 Benfica | Águia goleia no xadrez do Bessa

O Benfica deu o pontapé de saída da 13ª jornada com uma vitória competente na visita ao Boavista, por 4-1. Num jogo potencialmente perigoso para as aspirações “encarnadas”, frente a um adversário com somente uma derrota …

Cientistas desenvolvem técnica para determinar o humor através da caligrafia

Uma equipa de cientistas estudou a biomecânica dos movimentos das mãos a escrever e a desenhar, e desenvolveu um método para avaliar as propriedades individuais da velocidade de escrita e da pressão do lápis no …

Quase seis mil denúncias de agressões sexuais em viagens da Uber nos EUA

A plataforma de transporte de passageiros Uber divulgou na quinta-feira um relatório, revelando quase seis mil denúncias de agressões sexuais a utilizadores, motoristas e terceiros nos Estados Unidos (EUA), em 2017 e 2018. No relatório de …

Polícia de Los Angeles vai usar dispositivo "ao estilo Batman" para prender suspeitos

A polícia de Los Angeles, nos Estados Unidos, vai adotar, no início do próximo ano, um novo dispositivo, conhecido como BolaWrap 100, que dispara um cinto de fibra sintética a uma velocidade de 200 metros …

Corriere dello Sport defende-se das acusações e garante ser "inimigo do racismo"

O jornal desportivo italiano Corriere dello Sport afirmou esta sexta-feira ser “inimigo do racismo”, defendendo-se das críticas motivadas pela manchete de quinta-feira, com o título “Black Friday” e ilustrada com os futebolistas negros Romelu Lukaku …

Alisadores e tintas para cabelo podem aumentar o risco de cancro da mama

Alisadores e tintas para cabelo são dois produtos comummente utilizados por mulheres. Um novo estudo sugere que estes podem aumentar o risco de cancro da mama, especialmente em mulheres negras. Muitos produtos capilares contêm compostos que …

Black Friday. Marca de cosméticos oferece por engano desconto de 96% e perde 10 milhões em duas horas

Uma falha no site oficial da marca de produtos cosméticos Foreo fez com que o seu artigo mais caro fosse vendido com um desconto de 96%, fazendo com que a empresa sueca perdesse 10 milhões …

Camisola usada por Pelé no seu último jogo foi vendida por 30 mil euros em leilão

Uma camisola usada por Pelé no seu último jogo com a seleção brasileira foi vendida por 30 mil euros num prestigiado leilão de objetos desportivos, realizado na quinta-feira em Turim, Itália. A camisola com o número …

A maior entrada de sempre em bolsa. Saudi Aramco garante 25,6 mil milhões de dólares

Para além de fazer uma entrada em estilo na bolsa de Riade na próxima semana, com a maior IPO de sempre, a Saudi Aramco torna-se na empresa mais bem avaliada do mundo. A Saudi Aramco, petrolífera …