Diplomata iraniano condenado a 20 anos por ataque contra grupo de oposição exilado em França

Um diplomata iraniano foi julgado e condenado a 20 anos de prisão por planear um ataque terrorista contra um grupo de oposição exilado na França, após as autoridades terem encontrado uma bomba escondida num veículo.

Assadollah Assadi, que trabalhava na embaixada austríaca do Irão, teve a sua imunidade diplomática negada, visto estar de férias na Alemanha quando foi detido, avançou na quinta-feira a Sky News.

Os advogados do grupo de oposição, conhecido como MEK, alegaram que Assadi planeou o ataque a pedido das mais altas autoridades do Irão, embora Teerão tenha negado o envolvimento no caso.

Mais de meio quilo do explosivo TATP e um detonador foram encontrados na mala de um Mercedes, mandado parar pela polícia belga a 30 de junho de 2018. As autoridades tinham sido avisadas ​​pelos serviços de inteligência sobre um possível ataque à reunião anual do MEK, realizada naquele dia em Villepinte, no norte de Paris.

Especialistas informaram que o dispositivo era profissional e poderia ter causado uma explosão significativa no evento, onde se reuniram cerca de 25.000 pessoas. Entre os presentes estava o advogado de Donald Trump, Rudy Giuliani, o ex-presidente conservador da Câmara dos Deputados dos Estados Unidos (EUA), Newt Gingrich, e a ex-candidata presidencial colombiana Ingrid Betancourt.

Assadi foi detido na Alemanha um dia após a descoberta da bomba e transferido para a Bélgica. Como estava de férias quando foi preso, não teve direito à imunidade diplomática.

O diplomata transportou os explosivos do Irão para a Áustria através de um voo comercial. Assadi deixou a bomba numa pizzaria, onde o casal Amir Saadouni e Nasimeh Naami a recolheu. Após a recolha, colocaram o dispositivo na mala do veículo, que foi parado pela polícia. Foram condenados a 15 e 18 anos de prisão, respetivamente. Um quarto réu, Mehrdad Arefani, foi condenado a 17 anos.

O MEK (Mujahedeen-e-Khalq) costumava ser uma organização armada. Atualmente, opera como um grupo de oposição, tendo sido retirado das listas de terroristas dos EUA e da União Europeia após denunciar a violência e estabelecer ligações com políticos ocidentais, apoiando as sanções norte-americanas contra o Irão.

Assadi se recusou a testemunhar no julgamento e não compareceu à sentença de quinta-feira, que decorreu na cidade de Antuérpia, na Bélgica.

Taísa Pagno //

PARTILHAR

RESPONDER

Ministra da Coesão diz que Portugal vai precisar de imigrantes

A ministra da Coesão Territorial disse hoje que a perda de população é preocupante e que Portugal vai ter de trabalhar numa política de imigração muito ativa e acolhedora para fazer face aos investimentos previstos. "Estando …

Testes rápidos serão gratuitos até ao final de agosto

A comparticipação a 100% dos testes rápidos de antigénio (TRAg), que vigorava até final do mês, foi alargada até 31 de agosto, segundo uma portaria esta quinta-feira publicada em Diário da República. "Perante a atual situação …

Tiago Antunes acusa Rui Rio de usar Constituição como "moeda de troca" para agradar ao Chega

No podcast Política com Palavra do PS, o secretário de Estado adjunto do primeiro-ministro, Tiago Antunes, acusou Rui Rio de propor a revisão da Constituição e do sistema eleitoral como "moeda de troca" para o …

Pedro Nuno Santos quer receitas da rodovia a ajudar a financiar a ferrovia

Há dois anos, o ministro defendia a possível separação da REFER das Estradas de Portugal. Agora, volta atrás e quer que as receitas de rodovia ajudem a financiar a ferrovia. O Ministro das Infraestruturas e da …

A China está a construir 110 novos silos nucleares. Estados Unidos estão preocupados

Na segunda-feira, a Federação de Cientistas Americanos (FAS) publicou um relatório no qual denuncia a existência de um campo de instalações nucleares perto da cidade de Hami, na província chinesa de Xinjiang. Estarão a ser …

Inglaterra desconfinou totalmente. Então, porque estão os novos casos a descer?

O fim das restrições a 19 de Julho fez soar alarmes por toda a Europa sobre o possível aumento exponencial de casos. Na verdade, o número de novos casos tem vindo a descer e a …

Siza Vieira admite possibilidade de "alargar" funcionamento das atividades económicas

O ministro de Estado e da Economia disse que o Conselho de Ministros desta quinta-feira vai analisar "todas as medidas restritivas" atualmente em vigor e terá a possibilidade de "alargar" o funcionamento das atividades económicas. "Eu …

Relatório do Novo Banco. Centeno, Costa e Ramalho ficam mal na fotografia

A versão final do relatório do Novo Banco apontou mais responsabilidades a Mário Centeno e António Costa, visto estarem ambos no governo durante a venda. A tese do Banco de Portugal sobre as injecções de …

OE. PSD fecha a porta a negociações, mas socialistas preferem mantê-la aberta

Rio remete a posição do PSD para declarações de António Costa em que o primeiro-ministro admitiu a intenção de se demitir caso o Orçamento só seja aprovado com votos dos sociais-democratas. Já José Luís Carneiro, …

FC Porto empata com a Roma em jogo manchado por conflito entre jogadores

O FC Porto empatou hoje 1-1 com os italianos da Roma, treinados pelo português José Mourinho, em jogo de preparação para a próxima temporada, disputado no Estádio Municipal da Bela Vista, em Lagoa. A equipa italiana, …