Quando os dinossauros viviam na Terra, os dias eram mais curtos

Uma concha fossilizada do final do Cretáceo forneceu evidências de que a Terra demora mais meia hora a girar à volta do seu próprio eixo hoje do que há 70 milhões de anos.

Uma equipa de cientistas analisou anéis de crescimento diário em moluscos antigos e conseguiu contar o número de dias num ano e até medir a variação de luz num único dia.

Os resultados, publicados em fevereiro na revista científica Paleoceanography and Paleoclimatology, sugeriram que o ano na época dos dinossauros teria 372 dias – ou seja, teria mais uma semana do hoje -, mas os seus dias seriam 30 minutos mais curtos.

“Temos cerca de quatro a cinco pontos de dados por dia e isso é algo que quase nunca se consegue na história geológica”, disse o principal autor Niels de Winter, geoquímico analítico da Vrije Universiteit, em comunicado citado pelo Newsweek. “Basicamente, podemos olhar para um dia de há 70 milhões de anos. É incrível.”

O estudo baseou-se num molusco Torreites sanchezi de 70 milhões de anos, que passou mais de nove a viver no fundo do mar raso no que hoje é uma terra totalmente seca nas montanhas de Omã.

Os investigadores usaram lasers para fazer furos na concha com apenas 10 micrómetros de diâmetro – um tamanho um pouco maior do que a largura de um glóbulo vermelho. Os autores dizem que esta técnica lhes permitiu contar os anéis de crescimento diário com mais precisão do que os métodos que envolvem microscópios.

Este é o primeiro estudo a fornecer “evidências convincentes” de que moluscos como T. sanchezi tinham uma relação simbiótica com espécies fotossintetizantes. Padrões nos anéis sugerem que as conchas cresceram mais rapidamente durante o dia do que à noite e foram impulsionadas por ciclos solares. Os cientistas acreditam que o T. sanchezi coexistia com uma segunda espécie que vivia dentro do molusco e se alimentava da luz do sol.

T. sanchezi continha duas conchas irregulares presas a uma dobradiça, vivia em recifes, em águas tropicais submersas e terá desempenhado uma função semelhante no seu ecossistema à função dos corais modernos.

Os investigadores dizem que, embora tenha sido previsto por modelos astronómicos que os dias há 70 milhões de anos tenham sido mais curtos do que são agora, este é o cálculo mais preciso de quanto tempo teria durado um ano durante o final do Cretáceo.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Nicotina contribui para cancro do pulmão formar metástases no cérebro

A nicotina, uma substância não carcinogénica presente no tabaco, contribui para que o cancro no pulmão se dissemine no cérebro, formando metástases, concluiu um estudo publicado na revista Journal of Experimental Medicine. Uma equipa de investigadores …

Nas montanhas suíças, há quartos de hotel sem paredes nem teto

Dois artistas concetuais suíços criaram sete "quartos de hotel" ao ar livre, sem paredes nem teto, mas com vistas para as montanhas da Suíça e de Liechtenstein. A dupla suíça, os irmãos gémeos Frank e Patrik …

Risco de segunda vaga de covid-19 é alto em França

Um estudo publicado esta sexta-feira revela que a chamada "imunidade de grupo" está longe de ser alcançada em França. O risco de uma segunda vaga de covid-19 em França é "extremamente elevado", de acordo com um …

Desvendado mistério das cartas censuradas entre a rainha Maria Antonieta e o seu suposto amante

A natureza da relação entre a rainha Maria Antonieta e o conde sueco Axel de Fersen continua a intrigar os historiadores há mais de um século. Eram realmente amantes? Agora, graças a uma nova análise …

Ministra do Madagáscar afastada por querer gastar 1,8 milhões em rebuçados para disfarçar sabor de "Covid-Organics"

A ministra da Educação do Madagáscar foi destituída esta quinta-feira, depois de ter proposto gastar 1,8 milhões de euros em rebuçados, para distribuir em escolas e atenuar o sabor de uma infusão para a covid-19. A …

Santa Clara 3-2 SC Braga | Açorianos estreiam-se na nova casa com vitória sobre os minhotos

O Santa Clara venceu hoje o Sporting de Braga por 3-2, em jogo da 25.ª jornada da I Liga de futebol em que se assinalou também a estreia da Cidade do Futebol como palco de …

O maior e mais antigo monumento Maia já conhecido foi descoberto no México

O maior e mais antigo monumento já conhecido construído pela civilização Maia, batizado como Aguada Fénix, foi encontrado no sudeste do México. De acordo com o site New Scientist, o Aguada Fénix é uma enorme …

Twitter bloqueia vídeo de campanha de Donald Trump com tributo a George Floyd

O Twitter bloqueou um vídeo de tributo a George Floyd feito pela campanha de reeleição do Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump. A rede social colocou um rótulo no vídeo da página da conta @TeamTrump, dizendo …

Depois da covid-19, poder haver uma outra doença respiratória à nossa espera

Com o desconfinamento, vamos gradualmente regressando ao normal, mas agora possivelmente com um novo inimigo. A doença dos legionários pode estar escondida nos edifícios que deixamos para trás. Surtos globais de coronavírus forçaram o encerramento de …

Apple está a seguir iPhones roubados das lojas durante os protestos nos EUA

Os iPhones que têm sido roubados das lojas da Apple durante os protestos contra a violência policial, nos Estados Unidos, foram desativados e estão a ser seguidos pela empresa. De acordo com a revista Newsweek, as …