Descoberto dinossauro carnívoro que viveu nos Pirenéus há 66 milhões de anos

(dr) Óscar Sanisidro / Albert G. Sellés / Institut Català de Paleontologia Miquel Crusafont / Museu Conca Dellà

O dinossauro carnívoro Tamarro insperatus

Cientistas identificaram uma nova espécie de dinossauro carnívoro, que viveu nos Pirenéus há cerca de 66 milhões de anos.

De acordo com o canal estatal russo RT, a partir de alguns fósseis encontrados em Conca Dellà, em Espanha, em 2003, mais concretamente um osso do pé, os investigadores puderam determinar que este dinossauro pertencia à família dos Troodontidae. Este grupo de pequenos dinossauros emplumados era muito comum na América do Norte e na Ásia, mas até agora era desconhecido naquilo que hoje é a Europa.

Os paleontólogos batizaram esta nova espécie de Tamarro insperatus (“tamarro inesperado”, em latim), numa alusão à criatura fantástica da região catalã de Pallars Jussà, chamada tamarro, que é popularmente conhecida por ser muito esquiva e difícil de encontrar.



Além disso, o nome também se deve à escassez de fósseis de dinossauros carnívoros encontrados nos Pirenéus. Na verdade, esta espécie acabou de se tornar uma das poucas espécies de dinossauros que se alimentavam de carne conhecidas até agora no sudoeste europeu.

Albert G. Sellés, investigador do Instituto Catalão de Paleontologia (ICP) que conduziu a investigação, indicou que, depois de uma análise microscópica, foi possível determinar que o animal “ainda não era adulto quando morreu”, detalhando que o T. insperatus crescia muito depressa, tal como acontece com outras aves dos dias de hoje (por exemplo, a avestruz ou o emu).

Nesse sentido, explicou o paleontólogo, cujo estudo foi publicado esta segunda-feira na revista científica Scientific Reports, em apenas dois anos esta espécie podia alcançar o seu tamanho adulto, que rondaria 1,5 a dois metros de comprimento e cerca de 20 quilos.

Os investigadores acreditam que o Tamarro insperatus, como era comum na maioria dos Troodontidae, era um animal necrófago ou predador de pequenos répteis, mamíferos e até insetos.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Portugal tem tanta qualidade que poderia ser treinado pelo motorista

O selecionador da Hungria, o italiano Marco Rossi, afirmou hoje que a seleção portuguesa de futebol poderia ser treinada “pelo motorista ou pelo rapaz dos equipamentos”, tal é a qualidade dos jogadores lusos que vão …

Advogados repudiam declarações de Cabrita sobre agendamentos do SEF

Um grupo de advogados repudiou as declarações do ministro da Administração Interna, Eduardo Cabrita, que atribuem a um escritório de advogados a responsabilidade pelo mau funcionamento do sistema de agendamentos para atribuição de vistos de …

Fundo Azul só aplicou um quarto do orçamento desde 2016

O Fundo Azul tem tido um orçamento anual de 13 milhões de euros nos últimos cinco anos, mas não tem gasto três quartos desde 2016. Em cinco anos, o Fundo Azul entregou apenas 17 milhões de …

Polónia 1-2 Eslováquia | Paulo Sousa surpreendido no arranque

A Polónia, comandada pelo treinador português Paulo Sousa, entrou hoje da pior forma no Euro2020, ao perder por 2-1 com a Eslováquia, em encontro do Grupo E, disputado em São Petersburgo, na Rússia. O guarda-redes Wojciech …

Agostinho Branquinho nega tráfico de influências na construção de hospital em Valongo

O antigo deputado Agostinho Branquinho negou esta segunda-feira qualquer envolvimento ou tráfico de influências junto da Câmara de Valongo, no processo de licenciamento e construção do Hospital de São Martinho, naquele concelho do distrito do …

Estádio Sp. Braga

17 anos depois, Câmaras ainda devem 55 milhões dos estádios do Euro 2004 (só 2 já pagaram tudo)

Apenas duas Câmaras municipais já não têm dívidas no âmbito da construção de estádios para o Euro 2004. Ao cabo de 17 anos, as autarquias ainda têm cerca de 55 milhões de euros para pagar …

PSD quer aumentar penas para corrupção por políticos em funções e evitar megaprocessos

O PSD quer agravar as penas de prisão para crimes de corrupção, sobretudo quando cometidas por políticos, mas admite a dispensa ou atenuação da pena em caso de colaboração, e apresenta propostas para evitar os …

Petição por manuais gratuitos para todos os alunos entregue esta segunda-feira no Parlamento

Uma petição pública pelo alargamento da gratuitidade dos manuais escolares a todos os alunos do ensino obrigatório, passando a incluir o setor privado, é entregue esta segunda-feira no parlamento para ser discutida em plenário. Dezenas de …

PAN e o Livre juntam-se ao PS em coligação inédita à Câmara de Cascais

Numa aposta inédita, o PAN e o Livre juntaram-se à candidatura de Alexandre Faria, presidente do Estoril Praia e candidato do PS à Câmara de Cascais, para tentar recuperar uma autarquia liderada pelo PSD/CDS há …

Reino Unido adia desconfinamento por um mês

Esta segunda-feira, em conferência de imprensa, o primeiro-ministro britânico Boris Johnson anunciou que o desconfinamento no Reino Unido vai ser adiado de 21 de junho para 21 de julho. No Reino Unido, o desconfinamento vai ser …