/

Descoberto dinossauro carnívoro que viveu nos Pirenéus há 66 milhões de anos

(dr) Óscar Sanisidro / Albert G. Sellés / Institut Català de Paleontologia Miquel Crusafont / Museu Conca Dellà

O dinossauro carnívoro Tamarro insperatus

Cientistas identificaram uma nova espécie de dinossauro carnívoro, que viveu nos Pirenéus há cerca de 66 milhões de anos.

De acordo com o canal estatal russo RT, a partir de alguns fósseis encontrados em Conca Dellà, em Espanha, em 2003, mais concretamente um osso do pé, os investigadores puderam determinar que este dinossauro pertencia à família dos Troodontidae. Este grupo de pequenos dinossauros emplumados era muito comum na América do Norte e na Ásia, mas até agora era desconhecido naquilo que hoje é a Europa.

Os paleontólogos batizaram esta nova espécie de Tamarro insperatus (“tamarro inesperado”, em latim), numa alusão à criatura fantástica da região catalã de Pallars Jussà, chamada tamarro, que é popularmente conhecida por ser muito esquiva e difícil de encontrar.

Além disso, o nome também se deve à escassez de fósseis de dinossauros carnívoros encontrados nos Pirenéus. Na verdade, esta espécie acabou de se tornar uma das poucas espécies de dinossauros que se alimentavam de carne conhecidas até agora no sudoeste europeu.

Albert G. Sellés, investigador do Instituto Catalão de Paleontologia (ICP) que conduziu a investigação, indicou que, depois de uma análise microscópica, foi possível determinar que o animal “ainda não era adulto quando morreu”, detalhando que o T. insperatus crescia muito depressa, tal como acontece com outras aves dos dias de hoje (por exemplo, a avestruz ou o emu).

Nesse sentido, explicou o paleontólogo, cujo estudo foi publicado esta segunda-feira na revista científica Scientific Reports, em apenas dois anos esta espécie podia alcançar o seu tamanho adulto, que rondaria 1,5 a dois metros de comprimento e cerca de 20 quilos.

Os investigadores acreditam que o Tamarro insperatus, como era comum na maioria dos Troodontidae, era um animal necrófago ou predador de pequenos répteis, mamíferos e até insetos.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.