/

Paleontólogos descobrem dinossauro com garras em forma de gancho

Dickinson Museum Center / Facebook

Reconstrução do Trierarchuncus prairiensis

Cientistas descobriram uma nova espécie de dinossauro, batizada Trierarchuncus prairiensis, do grupo Alvarezsauria, no estado do Montana, nos Estados Unidos.

De acordo com o site Science Alert, cientistas descobriram uma nova espécie de dinossauro na Formação Hell Creek, no estado norte-americano do Montana. Chama-se Trierarchuncus prairiensis e tinha apenas cerca de três metros de comprimento (pequeno quando comparado com outros animais descobertos nesta formação rochosa, como é o caso de muitos Tyrannosaurus rex e Triceratops).

Esta criatura tinha uma boca cheia de dentes, pequenos e simples, que sugerem que este dinossauro procurava por alimento na relva, fazendo uma dieta à base de insetos durante o final do Cretáceo Superior, há 66 milhões de anos.

Também apresentava grandes garras em forma de gancho, embora estas estivessem no final de uma pata bastante curta e atarracada. Pensa-se que serviam para rasgar a vegetação, os ninhos de insetos e a madeira podre.

Segundo o mesmo site, o grupo Alvarezsauria só era conhecido por causa de fragmentos e fósseis isolados encontrados na Ásia e na América do Sul. Agora, os paleontólogos já publicaram um novo artigo, na revista científica Cretaceous Research, sobre a descoberta de uma série de garras pertencentes a esta espécie recentemente nomeada.

Os paleontólogos encontraram os fósseis na camada superior da Formação Hell Creek, tornando-os os mais jovens dinossauros do grupo Alvarezsauria e sendo dos últimos dinossauros não aviários conhecidos por existir antes do infame evento de extinção em massa que os extinguiu.

Estes dinossauros são membros de um grupo chamado maniraptorans, que também inclui dinossauros que, mais tarde, evoluíram para pássaros.

O seu nome é composto pelo termo ‘trierarch’ (trierarca em Português) – o título dos oficiais que comandavam um trirreme na Grécia Clássica – e ‘uncus’, que significa gancho em latim.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.