Diferença entre os três “grandes” e os outros: Portugal é recordista europeu

José Coelho / Lusa

Benfica aumentou para nove pontos a diferença para o Sporting de Braga. Líder FC Porto já tem mais 18 pontos do que o quarto classificado.

A segunda volta da I Liga de futebol começou neste sábado e, embora a 18.ª jornada ainda não esteja finalizada (faltam os jogos Portimonense-Vitória de Guimarães e Estoril-Arouca), dá para olhar para classificação e vermos algo que já estava evidente mas que agora se destaca ainda mais: a diferença entre os três “grandes” e as outras equipas.

O FC Porto ganhou outra vez – 13.ª vitória consecutiva no campeonato – e passou a somar 50 pontos, depois do triunfo sobre o Belenenses SAD. O Sporting de Braga perdeu novamente pontos em casa, sendo derrotado pelo Marítimo, e tem 32 pontos.

Ou seja, após 18 jornadas, o líder já tem mais 18 pontos do que o quarto classificado. É essa a diferença entre FC Porto e Sporting de Braga.

O “fosso” entre os três da frente e as outras formações também é bem visível na margem que o Benfica (41 pontos) tem em relação aos bracarenses: nove pontos de diferença entre os terceiro e quarto colocados.

E a probabilidade de esta distância aumentar é alta: no próximo sábado o Sporting de Braga vai jogar em Alvalade.

Quem está no quinto lugar é o surpreendente Gil Vicente, com 27 pontos. Mas já está a cinco de distância dos vizinhos minhotos e já tem menos 23 pontos do que o FC Porto. Há 23 pontos (!) a separar o líder do quinto classificado. E ainda vamos a meio do campeonato.

Números lá fora

Entre os 10 principais campeonatos europeus de futebol, e focando na diferença entre os terceiro e quarto classificados, não há números como em Portugal.

No entanto, voltando à margem que o líder tem em relação à equipa que está no quarto lugar, encontramos distâncias próximas ou até superiores.

No Reino Unido, encontramos diferenças ainda maiores entre o líder e a equipa que ocupa o quarto lugar: na Premier League o Manchester City soma mais 19 pontos do que o West Ham, enquanto na Escócia o Rangers tem mais 20 pontos do que o Motherwell. Mas as diferenças entre os terceiro e quarto classificados descem, respectivamente, para seis e cinco pontos.

Na Áustria o Salzburgo domina. Tem mais 14 pontos do que os segundos classificados (a margem mais confortável para um líder, no top-10 da UEFA) e mais 20 pontos do que o Austria Klagenfurt, que está no quarto lugar.

Em Espanha a margem é semelhante à FC Porto/SC Braga: o Real Madrid tem mais 16 pontos do que o Atlético de Madrid (quarto lugar). A mesma diferença em França, entre o PSG e o Rennes.

Na Alemanha a margem é quase igual: 15 pontos entre o Bayern Munique e o Hoffenheim; em Itália são oito pontos que separam Inter Milão e Atalanta.

  Nuno Teixeira da Silva, ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE