/

Phishing e roubos aumentam: 10 dicas para um verão ciberseguro

Entre a ligação à internet, os dois fatores e as aplicações, há rotinas que se devem manter (ou inaugurar) na internet.

O Verão começou há poucos dias, as férias já terão começado para algumas pessoas.

Fazer uma pausa é sinónimo de descanso, de prazer, mas também pode ser sinónimo de problemas. Neste caso na internet.

Em momento de férias, sobretudo para os alunos, é altura de se ligarem mais tempo à internet, mais tempo a dispositivos digitais.

Neste contexto, a Fortinet, empresa focada na cibersegurança, partilhou com o ZAP 10 dicas para ter um Verão ciberseguro.

Wi-Fi seguro
Talvez já tenha sido mais habitual do que agora, devido à generalização dos dados móveis, mas ainda há quem se ligue à internet numa praia ou noutro espaço público. Muitos pontos Wi-Fi são seguros, outros nem por isso. Há cibercriminosos que aproveitam uma ida às compras (online) para roubar o acesso à conta no banco, por exemplo.

Dispositivos atualizados
Antes de ir de férias, deve verificar que o sistema operativo e as aplicações estão atualizadas. É sinónimo de maior segurança, minimizando vulnerabilidades.

Autenticação de dois fatores
Há muita gente que já usa, outras pessoas nem sabem o que é. A autenticação de dois fatores é uma camada extra de segurança, exigindo um segundo método de verificação – além da palavra-passe. Pode ser um código enviado para o seu telemóvel ou uma aplicação de autenticação.

Redes sociais
Tenha cuidado com o que publica. Ponha limites no que escreve, no que mostra. Mostrar que está fora, ou onde está, pode ser perigoso.

Palavras-passe
Ter a mesma palavra-passe em tudo que usa na net não é uma boa ideia. Deve criar palavras-passe fortes, difíceis de adivinhar (desde que se lembre delas). Misture letras minúsculas e maiúsculas, números e caracteres especiais.

Aplicações e sites fictícios
Há aparentes sites e aplicações de compras…que não são. Aparecem com preços baixos e ofertas irresistíveis, mas os produtos nem existem. Os cibercriminosos utilizam o chamado typosquatting – um ciberataque que se baseia na digitação incorrecta de URLs pelos utilizadores – para criar sites falsos e enganar os compradores. Se vai fazer uma compra num site novo, nem carregue no anúncio; primeiro confirme que a loja existe.

Phishing
Phishing é o crime de ludibriar as pessoas, levando-as a partilhar informações confidenciais, como palavras-passe e números de cartões de crédito. Durante o verão, há mais campanhas de phishing: e-mails fraudulentos que fingem ser de empresas de viagens, promoções ou atualizações de segurança.

Backup dos seus dados
Isto também é para ser feito antes de seguir viagem. Se perder um equipamento nas férias, ou se for vítima de ciberataque, os dados e ficheiros estão lá.

Desative o autopreenchimento
É conveniente, mas também pode expor as suas informações pessoais no seu equipamento dispositivo – caso este seja perdido ou roubado.

Perda ou roubo de dispositivos
É mais provável que aconteça durante as férias: perder um equipamento, ou ser roubado. Para se preparar, deve encriptar os dados para proteger o seu computador portátil, por exemplo; assim será mais complicado qualquer agente malicioso entrar no sistema, mesmo que consiga decifrar a palavra-passe.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.