Diário de John F. Kennedy revela a sua admiração por Hitler

-

“Hitler tinha nele o material de que se fazem as lendas”. A frase foi escrita por John F. Kennedy num diário que vai agora ser vendido num leilão e que revela o fascínio do ex-presidente dos EUA pelo ditador nazi.

Este diário foi escrito quando John F. Kennedy tinha 28 anos e andou em viagem pela Europa, como jovem repórter, depois de ter terminado o serviço militar num navio no Pacífico.

“Hitler vai emergir do ódio que agora o rodeia como uma das mais significativas figuras que já viveu”, escreveu o que viria a ser o 35.º presidente dos EUA, assassinado em 1963, numa das passagens do diário, conforme cita a BBC.

As palavras de admiração por Hitler foram escritas no Verão de 1945, depois de Kennedy ter visitado o retiro do ditador nas montanhas da Baviera, na Alemanha.

“Hitler tinha nele o material de que se fazem as lendas”, apontou o então jovem repórter.

O líder nazi “tinha uma ambição sem limites para o seu país, o que o tornava numa ameaça para a paz do mundo, mas tinha um mistério em torno dele pela forma como vivia e pela maneira como morreu que vai viver e crescer depois dele”, salientou Kennedy no diário.

O caderno de 61 páginas vai ser leiloado em Boston, nos EUA, a 26 de Abril próximo, por Deirdre Henderson, uma norte-americana que foi assistente de pesquisa de Kennedy quando ele foi senador e já tinha ambições de chegar à Casa Branca.

Deirdre Henderson alega que Kennedy lhe deu o diário para que ela ficasse a par das suas posições quanto a “política externa e segurança nacional”, refere a BBC.

A ex-assistente de Kennedy também trata de o defender, sublinhando que, “em nenhuma parte, neste diário, ou em qualquer dos seus escritos, há qualquer indicação de simpatia pelos crimes nazis ou causa“.

A BBC prevê que o diário seja vendido por um valor da ordem dos 200 mil dólares (cerca de 185 mil euros).

  ZAP //

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

RESPONDER

Costa arrasa modelo de leilão do 5G "inventado" pela Anacom: é o "pior possível"

O primeiro-ministro considerou esta quarta-feira que o modelo de leilão para a quinta geração de comunicações móveis (5G) “inventado pela Anacom” é o “pior possível”, razão pela qual está a provocar um “atraso imenso” ao …

Lope Martín: O marinheiro afro-português que "abriu" o Pacífico e foi apagado da História

Lope Martín foi um marinheiro afro-português, injustamente acusado de traição, que foi primeiro a navegar das Américas para a Ásia e voltar. Entre 1415 e 1543, uma série de conquistas foram feitas por Portugal em viagens …

A presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen

Estado de Direito na Polónia ameaça tornar cimeira da UE "numa das mais difíceis"

A situação do Estado de direito na Polónia ameaça perturbar uma cimeira que tem uma agenda oficial já muito carregada. Os líderes da União Europeia (UE) reúnem-se em Bruxelas numa cimeira com uma agenda preenchida, dominada …

Após (algumas) cedências e (muitas) recusas, Governo reúne-se para aprovar medidas saídas da Concertação

Algumas das medidas aprovadas pelo Governo são interpretadas como um piscar de olhos à Esquerda, de forma a aumentar as hipóteses de aprovação do Orçamento do Estado. Após a reunião de ontem da concertação social (que …

Paciente curada de cancro teve a infeção de covid-19 mais longa já registada

A paciente passou por um tratamento agressivo para curar um cancro considerado perigoso. Três anos depois a "covid crónica" bateu-lhe à porta. Tosse contínua e falta de ar foram os sinais vermelhos que alertaram a paciente …

O presidente da Rússia, Vladimir Putin

Putin dá uma semana de férias aos russos para travar pandemia

O Presidente russo, Vladimir Putin, deu uma semana de férias pagas à população, de 30 de outubro a 7 de novembro, para travar o avanço da pandemia de covid-19, que continua a agravar-se. "Neste momento, é …

Rui Rio, líder do PSD

Rio tem dois trunfos na manga: o perfil de primeiro-ministro e a "injustiça" do desafio de Rangel

Rui Rio tem dois trunfos na manga: além de querer provar que é melhor candidato a primeiro-ministro, quer também convencer os militantes de que Rangel não pensou no interesse do país quando votou contra o …

Jovem morto à facada no metro de Lisboa. Videovigilância será fundamental para explicar crime

Um jovem, menor de idade, foi assassinado, esta quarta-feira, na estação de metro das Laranjeiras, em Lisboa. Terá sido esfaqueado por dois jovens da mesma idade, que estão a ser procurados pelas autoridades. Segundo fonte oficial …

Apesar de extinto, o misterioso lobo japonês pode oferecer pistas sobre a origem dos cães

O lobo japonês - lupus hodophilax - viveu no Japão ao longo de milhares de anos, porém acabou por ser exterminado no início do século XX. Destacava-se pelas suas pernas e orelhas curtas. Agora, e apesar …

Ilustração do planeta Terra

"Tombo planetário." Estudo sugere que a Terra se inclinou em relação ao eixo de rotação há 84 milhões de anos

O tema tem sido controverso, mas uma equipa de cientistas garante agora ter mais provas de que a Terra se inclina de vez em quando. Segundo os cientistas, foi o que aconteceu há 84 milhões …