O Dia de São Valentim é esta sexta-feira e muitos casais procuram novas formas de se relacionarem e reacenderem o romance. Mas o que recomenda a Ciência?
Os encontros bem planeados podem fazer mais do que proporcionar prazer temporário — podem aumentar a satisfação e a estabilidade da relação a longo prazo, explica uma especialista em compatibilidade e estabilidade das relações amorosas. Os fatores novidade e excitação podem transformar uma noite normal numa oportunidade para nutrir a relação, diz Mariana Bockarova no Psychology Today.
Eis a psicologia por trás do ‘date’ perfeito.
1. Fazer algo novo
Uma das formas mais eficazes de fortalecer uma relação é participar em atividades novas e excitantes em conjunto. A investigação da teoria da auto-expansão de Arthur Aron revela que as experiências partilhadas permitem que os indivíduos cresçam lado a lado, particularmente quando há atividades emocionantes envolvidas.
Estudos mostram que quando as pessoas experimentam excitação física, como a excitação elevada de uma atividade cheia de adrenalina, podem atribuir erradamente essa excitação ao seu parceiro, aprofundando a atração e a ligação emocional.
2. Fazer contacto visual
Esta última também desempenha um papel crucial na promoção da intimidade. Uma forma comprovada de aprofundar a ligação é através do contacto visual. Um estudo publicado no Journal of Research in Personality concluiu que o olhar mútuo durante as interações, como durante o jantar romântico, pode aumentar significativamente os sentimentos de proximidade e atração. Quer jante em casa ou num restaurante: tirar um momento para fixar o olhar pode elevar a intimidade emocional e reforçar a ligação entre os parceiros.
3. Ver um filme (e falar sobre ele)
Para os casais que procuram uma ideia de encontro mais descontraída, mas perspicaz, ver um filme que explore temas de amor, comunicação ou desafios da relação pode ser benéfico, lembra a psicóloga. Estudos sugerem que discutir o filme depois pode servir como um espaço seguro para os casais refletirem sobre a dinâmica da sua própria relação, à semelhança dos benefícios da terapia de casal. Esta atividade incentiva a compreensão emocional e pode ajudar a resolver questões subjacentes.
4. Revisitar o passado
Outra ideia única e significativa é revisitar o passado. Recriar um primeiro encontro ou revisitar locais que tenham valor sentimental pode evocar a nostalgia romântica. A investigação mostra que essas atividades nostálgicas podem influenciar positivamente o compromisso e a satisfação da relação, proporcionando um sentido mais profundo de ligação.