Detido autor de tiroteio que matou 9 pessoas numa igreja nos EUA

3

O presumível autor do homicídio de nove pessoas, abatidas a tiro na noite desta quarta-feira numa igreja da comunidade negra de Charleston, nos Estados Unidos, foi detido.

O jovem branco de 21 anos, identificado como Dylann Storm Roof, foi intercetado em Shelby, no estado da Carolina do Norte, em circunstâncias ainda desconhecidas, segundo a estação televisiva local WLTX19 e a CNN.

A imprensa americana também divulgou imagens de uma página no Facebook, que acreditam ser o perfil pessoal do rapaz. A foto de perfil é parecida com a foto publicada pela polícia. Roof já tinha sido detido por porte de drogas, em março, e invasão de domicílio, em abril.

De acordo com as forças de segurança, oito pessoas morreram dentro da Igreja Africana Metodista Episcopal Emanuel, em Charleston, na Carolina do Sul, e outras duas foram transportadas para o hospital, onde uma não resistiu aos ferimentos.

“Acredito que se tratou de um crime de ódio“, motivado por racismo, afirmou o chefe da polícia de Charleston, Gregory Mullen, referindo-se ao incidente em uma das igrejas mais tradicionais e históricas da comunidade negra, nos Estados Unidos.

O templo teve como um dos fundadores Denmark Vesey, negro americano que foi escravo e participou da luta pela abolição da escravatura no país nos anos de 1820. A igreja foi também palco da luta pelos direitos civis nos anos de 1960, e no seu púlpito o ativista Martin Luther King fez um dos seus conhecidos discursos em favor da liberdade e da igualdade dos direitos negros no país.

/Lusa

3 Comments

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.