Detida suspeita de enviar envelope com ricina a Trump. Tinha uma arma de fogo

 

Olivier Douliery / POOL / EPA

As autoridades prenderam uma mulher suspeita de ter enviado um envelope com ricina ao Presidente dos EUA, Donald Trump. Suspeita-se que o envelope foi enviado a partir do Canadá.

Uma mulher foi detida este domingo, quando tentava entrar nos Estados Unidos, por ter alegadamente enviado um pacote com ricina ao Presidente norte-americano.

No início da semana passada, os serviços de segurança da Casa Branca, em Washington, tinham intercetado o envelope com ricina, dirigido a Donald Trump. De acordo com o DN, o envelope terá sido enviado a partir do Canadá.

Segundo a agência de notícias Associated Press, e uma fonte dos serviços de segurança citada pela televisão CNN, a mulher tinha em sua posse uma arma de fogo, e foi detida pelas autoridades norte-americanas.

O pacote que foi intercetado a tempo pelos serviços de segurança da Casa Branca, terá tido origem no Canadá, de acordo com a polícia do país.

Esta não é a primeira vez que ricina é enviada pelo correio para a Casa Branca. Em 2013, a atriz americana Shannon Guess Richardson foi condenada, no Texas, a 18 anos de prisão por enviar cartas com ricina ao presidente Barack Obama e ao então mayor de Nova York, Michael Bloomberg. Shannon foi considerada culpada por posse de veneno “para ser usado como arma”.

No ano seguinte, em 2014, um individuo do Mississipi foi condenado a 25 anos de prisão após enviar correspondência com ricina ao Presidente Barack Obama, e a outros responsáveis da Casa Branca.

Em 2018, um veterano da Marinha foi detido após ter confessado o envio de envelopes para Trump e para membros da sua administração. Os envelopes continham a substância da qual a ricina é derivada.

A ricina, de origem vegetal, é uma das toxinas mais poderosas conhecidas e é extraída da mamona. Quando ingerida, pode causar náuseas, vómitos e hemorragias internas, seguindo-se insuficiência hepática, baço e renal, e a morte por colapso do sistema circulatório.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Arcebispo russo considerado "sexista do ano" morre durante reabilitação do coronavírus

O arcebispo russo Dimitry Smirnov, conhecido por fazer comentários controversos sobre mulheres, morreu aos 69 anos durante a reabilitação do coronavírus, anunciou um porta-voz da Igreja Ortodoxa Russa na quarta-feira. No início de 2020, Dimitry Smirnov foi …

Será necessária declaração para deslocações entre concelhos

O Governo esclareceu que quem precisar de se deslocar entre 30 de outubro e 3 de novembro, quando estará proibida a circulação entre concelhos, necessita de uma declaração, sendo as exceções as mesmas que foram …

Cães conseguem detetar covid-19, mas não estão a ser usados. "Podiam salvar tantas vidas"

Um cão pode cheirar um pano que antes esteve no pulso ou no pescoço de alguém e identificar imediatamente se a pessoa contraiu o vírus até cinco dias antes do aparecimento de qualquer sintoma. Parece …

Noruega com poucos casos de infeções nas escolas. Medidas podem ser aliviadas

A Noruega mantém as escolas com o segundo nível das medidas para combate à pandemia. Contudo, pondera aliviá-las caso se confirme que as crianças não têm um papel acrescido na transmissão do vírus. As autoridades de …

Ex-SCUT com descontos para passageiros frequentes e transporte de passageiros

Os passageiros particulares frequentes e os veículos de transporte de passageiros vão ter descontos na passagem pelas portagens das antigas SCUT a partir de 1 de janeiro, anunciou esta quinta-feira o Governo. De acordo com a …

Situação "muito grave" leva a uma nova corrida ao papel higiénico na Alemanha

A Alemanha atingiu esta quinta-feira um novo máximo diário, com mais de 11 mil casos em apenas 24 horas. A nova vaga de infeções está a levar os alemães a um novo açambarcamento de papel …

Taça: todos os "grandes" defrontam equipas do terceiro escalão

FC Porto, Benfica e Sporting vão jogar em casa de formações do Campeonato de Portugal. Sporting de Braga estará na Trofa. Decorreu nesta quinta-feira o sorteio da terceira eliminatória da Taça de Portugal de futebol, a …

DGS vai comprar mais de 100.000 frascos de Remdesivir até março de 2021

A Direção-Geral da Saúde vai adquirir entre este mês e março de 2021 mais de 100.000 frascos do medicamento antiviral remdesivir, com a designação comercial Veklury, para tratamento de doentes com covid-19. A decisão foi tomada …

Utilizadores do PayPal vão poder usar criptomoeda para pagar a mais de 26 milhões de comerciantes

O PayPal anunciou que vai investir no mercado das criptomoedas, lançando um novo serviço que permitirá aos utilizadores da plataforma nos Estados Unidos comprar, guardar e vender moeda digital, já a partir de 2021. De acordo …

Escavações revelam sepulcro do final da Idade do Bronze em Oliveira de Frades

Escavações arqueológicas realizadas recentemente revelaram a existência de um sepulcro do final da Idade do Bronze na Cumeeira, junto à zona industrial de Oliveira de Frades, anunciou esta quinta-feira a autarquia. "Este sítio arqueológico era já …