Análise de restos mortais revela detalhes sobre a dieta da Idade da Pedra (e há surpresas)

Joaquim Soler

Um novo estudo revela algumas das caraterísticas da alimentação da Idade da Pedra e, surpreendentemente, o peixe não era incluído nas refeições dos caçadores-coletores do sul da Europa há cerca de 27 mil anos.

A equipa internacional de investigadores conseguiu determinar a alimentação da população com base num estudo isotópico de fósseis humanos das cavernas Serinyà, na Catalunha.

Através da datação por radiocarbono, os investigadores da Universidade de Girona, em Espanha, determinaram que os restos fósseis de quatro indivíduos de Serinyà têm entre 25.000 e 27.000 anos e conseguiram tirar novas conclusões.

No período Gravetiano, os caçadores-coletores comiam os alimentos disponíveis nos arredores locais, o que incluía mamutes na Europa central, cavalos e renas na Grã-Bretanha e frutos do mar nas costas atlânticas ou mediterrâneas.

Contudo, durante o último máximo glacial (há cerca de 25.000 anos), o clima muito frio e seco forçou as pessoas a retirarem-se para as regiões do sul.

O colagénio muito bem preservado dos ossos possibilitou que os investigadores realizassem análises isotópicas – o que, por sua vez, possibilitou determinar o que as pessoas estudadas comiam.

A equipa frisa que a combinação desta técnica com um novo método, feita pela primeira vez, tornou possível analisar ainda mais detalhadamente se a dieta das pessoas da Idade da Pedra era baseada em proteínas vegetais, carne ou peixe – e até mesmo que espécies animais eram consumidas.

Os resultados mostraram que os quatro indivíduos de Serinyà tinham uma dieta baseada em recursos terrestres. Ou seja, os habitantes da Península Ibérica no final do período Gravetiano comiam sobretudo plantas e animais terrestres, como coelhos, veados e cavalos.

Os isótopos de aminoácidos confirmaram ainda que os indivíduos quase não comiam peixe, o que é surpreendente porque, até agora, se presumia que as pessoas neste período climaticamente rigoroso dependiam dos alimentos de lagos, riachos e do mar, escreve o Phys.

O estudo foi publicado no Journal of Human Evolution.

Ana Isabel Moura, ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Medvedev esmagador rouba Grand Slam a Djokovic. E os campeões também choram

O sérvio Novak Djokovik falhou o seu encontro com a história do ténis, depois de uma inesperada e dolorosa derrota em três sets frente ao russo Daniil Medvedev. Ainda não foi desta que um tenista …

318 dias depois, máscaras deixam de ser obrigatórias na rua (mas recomendadas em aglomerados)

O uso de máscara no exterior deixa de ser obrigatório a partir desta segunda-feira, 318 dias depois, passando a ser facultativo e recomendado em algumas situações, como os aglomerados de pessoas. Esta obrigação durou, no total, …

CBS anuncia um reality show para ativistas. E alguns já o odeiam

O anúncio de um novo programa de televisão, apresentado como uma competição entre ativistas, cujo vencedor será o que tiver mais impacto nas redes sociais, causou polémica este fim de semana nos Estados Unidos. O novo …

A poesia moderna pode ter surgido muito antes do que se pensava

Descoberta feita por professor da Universidade de Cambridge vem colocar os inícios da poesia moderna no século II e não no século V, como se acreditava, quando os Bizantinos começaram a introduzi-las nos seus cânticos …

Agricultora com raízes portuguesas quer cultivar plantações com água salgada

Camila Reveles é nascida e criada no Brasil, mas há quatro gerações, o tetravô de Reveles deixou Portugal e mudou-se para a região de Praia Seca, perto do Rio de Janeiro. Com ele trouxe a …

BMW apresenta dois novos conceitos de veículos elétricos de duas rodas

No passado fim de semana, a BMW apresentou dois conceitos de veículos elétricos com duas rodas no IAA Mobility 2021, na Alemanha. Ambos foram desenvolvidos por divisões distintas da fabricante. A Vision AMBY e a i …

Dono de empresa de crio-preservação acusa a ex-mulher de roubar corpos congelados

  Duas empresas russas de crio-preservação, administradas respetivamente por ex-cônjuges, estão em conflito aberto. Na passada quarta-feira, a empresa do ex-marido acusou a empresa da sua antiga esposa de tentar roubar corpos congelados e equipamentos de um …

"Papel do orgasmo como descongestionante nasal" vence Prémio Ig Nobel 2021

O prémio, que é uma sátira do Prémio Nobel, também destacou este ano uma pesquisa sobre a melhor forma de transportar rinocerontes – de cabeça para baixo e pelas pernas – e o papel da …

Rampa de lançamento para os Jogos Olímpicos, este ginásio de boxe está a definhar com a covid

O East Coast Boxing Club tira jovens lutadores da rua e dá-lhes uma casa para praticar boxe. Agora, o ginásio atravessa sérias dificuldades devido à covid-19. Em Kampala, a capital do Uganda, encontra-se o East Coast …

Minerais, drogas e China. Como os talibãs planeiam financiar o novo governo afegão

Agora que o talibãs supostamente assumiram o controlo total do Afeganistão e começaram a formar um governo, um desafio iminente aguarda-os: como é que eles manterão o seu país e economia à tona? Nos últimos 20 …