/

Designer cria painel para pessoas que querem ter “poderes psíquicos”

3

Os seres humanos não podem voar, fazer os objectos levitarem no ar com a força da mente ou mesmo teletransportarem-se para qualquer parte do mundo… infelizente. 

No entanto, somos a única espécie no planeta com dois dons extraordinários e que podem levar-nos a conquistar o impensável: inteligência e criatividade.

O homem sempre desafiou a natureza e nunca se contentou com as suas limitações. Com inteligência e muita criatividade, consegue simular situações diversas, até mesmo fazer objectos moverem-se “sozinhos”, como se tivéssemos “poderes psíquicos”.

Esta foi a ideia do designer gráfico Thibaut Sid, criador da instalação artística Hexi, um grande painel responsivo que utiliza 60 módulos de PVC equipados com eixos mecânicos e câmaras de medição de profundidade.

Desta forma, qualquer pessoa que se aproxima do painel faz com que os módulos sejam activados e se movimentem.

A sensação é de poder movimentar a parede com a “força da mente”, apenas a mexer os braços de um lado para outro.

Veja aqui o vídeo de demonstração do Hexi e comprove o poder mágico da criatividade humana:

 

Adriano Padilha, ZAP

3 Comments

  1. Que eu saiba o ser humano ainda não é uma raça, é uma espécie e dentre os milhões de espécies existentes no mundo, o ser humano definitivamente não é o único ser inteligente e criativo. Se fizessem um pouco mais de pesquisa e não dissessem barbaridades é que era bonito.

    • Caro Anónimo Preocupado, o Homem é de facto uma espécie e não uma raça. O termo foi corrigido no texto, obrigado pelo reparo.
      Definitivamente, no entanto, havendo outras espécies inteligentes, não conhecemos nenhuma outra espécie que seja “inteligente e criativa”.
      A “criatividade” pressupõe uma motivação de expressão artística e não meramente o resultado casual de uma acção motivada por uma necessidade funcional.

  2. Na verdade existem várias espécies criativas sim…
    Existem pássaros que constroem casas diferentes, tentando fazer sua casa ser mais chamativa que a dos outros através de objetos coloridos, porque as fêmeas são atraídas pelo pássaro que construir a casa mais bonita. Essas aves não se limitam a padrões naturais, utilizam até mesmo tampinhas de garrafa e papel de bala… E vou dizer que o resultado às vezes é mais bonito do que aquelas artes com lixo reciclável que vemos por aí… rs.., Se isso não for uma manifestação de criatividade, então nada é.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.