Descobertos na Polónia os esqueletos de três “vampiros” (mutilados e cravados ao solo)

@Krzysztof Socha

Esqueleto encontrado na Polónia com a cabeça entre duas pedras, uma prática anti-vampiro.

Esqueleto encontrado na Polónia com a cabeça entre duas pedras, uma prática anti-vampiro.

Uma equipa de arqueólogos polacos encontrou os restos mortais de três “vampiros” da Idade Média. Os esqueletos de dois homens e de uma mulher revelam sinais de violência coincidente com as práticas funerárias anti-vampiros da época.

Estes esqueletos de “vampiros” datam dos Séculos XIII ou XIV e foram encontrados na cidade de Górzyca, no oeste da Polónia, conforme reporta o site Seeker.com.

“Foram encontrados próximo da antiga residência do bispo“, explica à publicação Krzysztof Socha, investigador do Museu da Fortaleza da cidade de Kostrzyn, que esteve envolvido nas escavações, notando que “dantes, havia uma catedral gótica algures perto das sepulturas”.

Os ossos de dois homens e de uma mulher revelam sinais de mutilações que terão sido efectuadas antes dos respectivos enterros, como forma de evitar que voltassem à vida das suas sepulturas.

Todos apresentam também perfurações nas vértebras, um sinal de que terão sido cravados ao solo, uma conhecida prática anti-vampiros.

@Krzysztof Socha

Perfuração nas vértebras indica que esqueleto foi cravado ao solo.

Perfuração nas vértebras indica que esqueleto foi cravado ao solo.

O esqueleto da mulher tem os dois joelhos partidos e revela que foi enterrada com a boca virada para baixo, procedimento que visaria impedir que saísse da cova.

Os investigadores acreditam que a mulher sofria de cifose, uma doença caracterizada pela excessiva curvatura da coluna vertebral. Em resultado disso, ela teria uma grande corcunda, o que poderia ser um sinal assustador para as pessoas da época e um sinal de que seria um vampiro.

Um dos outros esqueletos também evidencia sinais de sofrer da mesma deformação física, tendo sido desmembrado e decapitado.

O terceiro esqueleto, que pertenceria a um homem de cerca de 30 a 35 anos, estava enterrado com a cabeça presa entre duas pedras, mais um sinal de um ritual funerário anti-vampiro.

ZAP

PARTILHAR

RESPONDER

Reviravolta em Espanha. Pablo Iglesias recua e cede lugar no governo

O líder do Podemos anunciou esta sexta-feira que desiste de integrar o governo, alegando que não quer ser a desculpa do Partido Socialista Operário Espanhol para que não haja um executivo de coligação de …

Drácula tinha razão. Transfusões de sangue jovem podem ajudar a rejuvenescer

https://vimeo.com/349081827 Transfusões de sangue jovem podem ajudar a combater o envelhecimento. Uma equipa de cientistas identificou duas proteínas rejuvenescedoras do cérebro em sangue jovem. As transfusões de sangue jovem são um tópico que tem causado grande controvérsia …

Presenças-fantasma no Parlamento. Duas deputadas do PSD constituídas arguidas

A Assembleia da República aprovou o levantamento da imunidade parlamentar de vários deputados do PSD requerido Tribunal Judicial da Comarca de Lisboa. A Assembleia da República autorizou o pedido de levantamento da imunidade parlamentar a cinco …

Irão apreende dois petroleiros britânicos no Estreito de Ormuz

Um petroleiro com bandeira britânica foi alegadamente apreendido pela Guarda Revolucionária Iraniana nas águas do Golfo. Mas não foi o único. De acordo com a BBC, os proprietários do Stena Impero — o nome do navio …

Bolsonaro visita Portugal no início de 2020. E "quer muito"

O Presidente brasileiro, Jair Bolsonaro, deverá visitar Portugal no início de 2020, disse esta sexta-feira, em entrevista à Lusa, na cidade cabo-verdiana do Mindelo, o ministro das Relações Exteriores do Brasil, Ernesto Araújo. “Hoje tive uma …

Erupção do super-vulcão de Nápoles pode criar um tsunami com 30 metros de altura

Uma erupção subaquática do super-vulcão de Nápoles, Campi Flegrei, pode produzir um tsunami de 30 metros de altura que poderia ter um impacto muito severo nas áreas costeiras populosas como Pozzuoli e Sorrento. Ao modelar as …

Descoberta a bebida que pode proteger os músculos dos astronautas em Marte (e tem álcool)

Com a tecnologia atual, Marte fica a nove meses da Terra. Mas a verdadeira questão é: quando os astronautas chegarem ao Planeta Vermelho, terão força para continuar? Após mais de 50 anos de voos espaciais tripulados, …

Asteróide Ryugu é semelhante a uma esponja gigante (e pode ter um núcleo denso escondido no interior)

O rover espacial MASCOT conseguiu fazer medições que mostraram que, ao contrário do esperado, o asteróide Ryugu está vazio por dentro e a sua estrutura porosa é semelhante à de uma esponja. A descoberta explica por …

China. Cientistas testam vacina contra a SIDA em seres humanos

Um grupo de cientistas chineses vai testar uma vacina "duradoura" contra o vírus da sida, em 160 voluntários, na primeira vez que uma vacina deste género atinge a segunda fase de testes, segundo a imprensa …

Empresa de Sérgio Ramos multada em 250 mil euros por cortar dezenas de árvores ilegalmente

A cidade de Alcobendas, em Espanha, decidiu em sessão plenária extraordinária multar a empresa Aguileña de Inversiones SA, veiculada ao futebolista Sérgio Ramos, em 250.000 euros devido ao abate ilegal de dezenas de árvores. Segundo escreve a …