/

Templo de um dos principais deuses do hinduísmo descoberto no Paquistão

Richard Mortel / Wikimedia

Templo Sri Ranganathaswamy, dedicado a Vishnu.

Vestígios de um templo com 1.300 anos foram encontrados no distrito de Swat, no noroeste do Paquistão, por uma equipa de investigadores paquistaneses e italianos.

O templo foi dedicado a Vishnu, um dos deuses principais do hinduísmo, responsável pela sustentação do Universo. Juntamente com Shiva e Brama, forma a trindade sagrada do hinduísmo.

A estrutura foi construída pelos hindus durante o período hindu Shahi, salientou Fazle Khaliq, do Departamento de Arqueologia Khyber Pakhtunkhwa. Os shahis hindus foram uma dinastia hindu que governou o Vale de Cabul (no leste do Afeganistão), Gandhara (atual Paquistão) e o atual noroeste da Índia.

As escavações em Barikot Ghundai revelaram evidências de um acampamento militar, torres de vigia e um tanque de água que serviria para tomar banho antes do culto, escreve o portal Archaeology.org.

Citado pelo The Hindu, Khaliq diz que o distrito de Swat é o lar de sítios arqueológicos com milhares de anos e vestígios do período hindu Shahi foram encontrados pela primeira vez na área. Swat está entre os 20 principais locais do Paquistão, que abriga todo o tipo de turismo, como belezas naturais, turismo religioso, turismo cultural e sítios arqueológicos.

O responsável da missão arqueológica italiana disse ainda que este é o primeiro templo da civilização de Ghandhara descoberto no distrito de Swat.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.