Descoberto o lagarto mais antigo do mundo (sim, é mesmo um lagarto)

Whiteside et al / Science Advances

Um novo estudo veio pôr fim ao conflito entre cientistas, com alguns a achar que o fóssil em causa era de um dinossauro e não de um lagarto.

A Universidade de Bristol descobriu que o lagarto mais antigo do mundo tem 205 milhões de anos. Além de fotografias do espécime, o novo estudo britânico, publicado na última quarta-feira, traz imagens 3D para que todos possam verificar os detalhes do animal.

Esse novo artigo foi publicado na Royal Society Open Science, mas é a sequência de uma pesquisa publicada na Science Advances em 2022.

O pequeno esqueleto foi descoberto em rochas da idade Triássica numa pedreira perto de Bristol. O fóssil está relacionado com anguimorfos modernos (um grupo pertencente a uma subordem chamada Anguimorpha, que inclui lagartos).

No estudo original, a criatura ganhou o nome de Cryptovaranoides microlanius, que significa “lagarto escondido, pequeno talhante” por causa de sua identificação como um lagarto e os seus dentes afiados, provavelmente usados ​​para cortar presas para alimentação.

Briga científica

Depois da publicação do primeiro artigo, começou uma espécie de “briga científica”, porque outros investigadores fizeram um estudo contrariando as descobertas. O argumento era que não se tratava de um lagarto, mas sim de um dinossauro.

“Ficamos surpresos, talvez até chocados, que em 2023 outra equipa de académicos sugeriu que Cryptovaranoides não era um lagarto ou mesmo um parente de lagarto, mas na verdade um arcossauromorfo, mais intimamente relacionado a crocodilos e dinossauros”, diz um dos autores, Mike Benton.

A equipa então dedicou-se a uma profunda revisão, verificando o trabalho original e as questões colocadas no artigo rival, explorando todos os dados, incluindo o espécime original. “Descobrimos que a maioria das preocupações levantadas estavam erradas“, pontua o investigador.

O professor acrescenta que todos os detalhes do crânio, das mandíbulas, dos dentes e dos ossos dos membros confirmam que o Cryptovaranoides é um lagarto, não um arcossauromorfo.

“Codificamos centenas de características anatómicas em Cryptovaranoides e outros lagartos modernos e fósseis, bem como vários arcossauromorfos. Fizemos a análise várias vezes e ela deu-nos o resultado original: o pequeno réptil de Bristol é de facto o lagarto moderno mais antigo do mundo”, conclui a equipa.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.