Descobertas provas de que a Torre de Babel realmente existiu

Pieter Bruegel the Elder / Wikimedia

Ilustração da construção da Torre de Babel

Há anos que os estudiosos bíblicos têm vindo a debater se a Torre de Babel realmente existiu. Agora, uma inscrição antiga feita numa pedra fornece uma prova notável a seu favor.

A história da Torre de Babel mencionada no Livro do Génesis da Bíblia diz respeito à comunicação entre os povos e fala sobre uma torre gigante que terá sido construída por descendentes de Noé após o Dilúvio, com a intenção de eternizar os seus nomes.

Naquela época, os humanos falavam uma só língua e usavam as mesmas palavras. Um grupo de pessoas, que migrava do Oriente, descobriu uma planície em Sinar, na Mesopotâmia, e ali decidiram construir uma torre que fosse tão alta que alcançasse o céu.

Mas, segundo a história bíblica, o Deus hebraico decidiu confundir-lhes as línguas para impedir que continuassem com a sua construção. A cidade recebeu o nome de “Babel”, que significa confusão em hebraico, porque foi lá que Deus dispersou os seres humanos para toda a terra.

Descoberta

No meio dos restos frágeis da famosa cidade de Babilónia, onde é atualmente o Iraque, há uma vasta estrutura que os registos históricos sugerem ter sido a Torre de Babel.

No entanto, não havia nada que comprovasse tal “lenda” – até que o especialista Andrew George, da Universidade de Londres, no Reino Unido, examinou uma pedra antiga e descobriu uma imagem que revela exatamente qual terá sido aparência da torre.

A pedra data do século 6 aC, e foi encontrada na Babilónia há um século – e a sua importância passou despercebida até hoje.

Andrew Dr. George analisou o artefacto e descobriu um relevo com o desenho de uma torre de degraus e uma figura humana com um bastão e um chapéu em forma de cone. De acordo com especialista, esta é uma forte prova de que a história bíblica da Torre de Babel foi inspirada por este edifício real.

Essa é a primeira vez que uma inscrição histórica confirma a visão que temos desta estrutura gigante, além de identificar o famoso rei Nabucodonosor II, que terá restaurado ou reconstruido uma torre com andares e uma grande escadaria, como se observa no desenho.

No topo do edifício, terá sido construído um local usado para observação das estrelas e realização de cerimónias religiosas.

Além do notável desenho, a pedra também descreve a construção da estrutura, revelando o envolvimento de toda a região – habitantes do “Mar Alto” (que seria o Mediterrâneo) ao “Mar Baixo” (que seria o Golfo Persa).

Segundo o investigador, as inscrições na pedra estão de acordo com a história que a Bíblia conta sobre a criação da torre, por isso é bastante provável que Babel tenha sido um edifício real e não apenas ficção.

ZAP // Hypescience

PARTILHAR

RESPONDER

Há cada vez mais cidades chinesas com cortes de energia — e isso poderá ter consequências globais

Embora o problema já se tenha começado a sentir em julho, na última semana deixou de atingir apenas as zonas industriais para se estender aos bairros residenciais. População foi desaconselhada a não usar dispositivos com …

Barack Obama: "Taxem os ricos, como eu," para financiar proposta de Biden

Apelo está relacionado com a aprovação de um grande plano legislativo proposto por Joe Biden e que deverá ser negociado nas duas câmaras do Congresso norte-americano ao longo das próximas semanas. Numa semana decisiva da governação …

As origens dos antigos Etruscos foram finalmente reveladas

Vestígios de ADN encerraram, finalmente, o debate sobre a origem dos Etruscos,  uma antiga civilização cujos restos mortais foram encontrados em Itália. De acordo com quase dois mil anos de dados genómicos, recolhidos de 12 locais …

Rússia acusa Navalny e aliados de extremismo em novo processo

A Rússia intensificou a campanha contra o opositor do governo Alexei Navalny, abrindo esta terça-feira um novo processo judicial, que poderá levá-lo a cumprir uma pena de prisão de mais uma década. Navalny cumpre dois anos …

Governo demite Chefe do Estado-Maior da Armada. Gouveia e Melo provável sucessor

O ministro da Defesa Nacional, João Gomes Cravinho, vai propor ao Presidente da República a demissão do Chefe do Estado-Maior da Armada, confirmaram hoje à Lusa fontes ligadas à Defesa. O Governo propôs ao Presidente da …

Borussia Dortmund 1-0 Sporting | Um Mal(en) que veio só… e foi suficiente

O “bicho papão Haaland não jogou, mas nem assim os “leões” conseguiram contrariar o maior poderio germânico. O Sporting saiu de Dortmund com uma derrota, apesar da excelente réplica no Signal Iduna Park, e muito por …

FC Porto 1-5 Liverpool | Dragão atropelado em casa

O Liverpool é uma espécie de “besta” em tons de “red” para o FC Porto. Em nove jogos oficiais, os “azuis-e-brancos” nunca venceram, somando 3 empates e 6 derrotas, a mais recente foi pesadíssima e …

China desenvolve arma invisível capaz de destruir redes de comunicação em dez segundos

Uma equipa de cientistas chineses está a desenvolver uma arma sónica, que gera um intenso pulso eletromagnético, capaz de destruir redes de comunicação e de fornecimento de energia elétrica. A arma poderá ter um alcance …

Dezenas de mulheres abusadas por funcionários da OMS na República Democrática do Congo

Dezenas de mulheres e meninas foram abusadas sexualmente por voluntários da Organização Mundial de Saúde (OMS) destacados para enfrentar o Ébola na República Democrática do Congo (RDC), entre 2018 e 2020, concluiu um inquérito independente …

Evolução de parasita está a tornar mais difícil detetar e tratar a malária

Uma mutação do parasita que causa a malária está a "camuflar" as proteínas que são identificadas nos testes rápidos, tornando mais difícil detetar e tratar a doença. De forma semelhante aos testes à covid-19, baratos e …