Descoberta passagem misteriosa debaixo do (estranho) palco do Teatro de Shakespeare

DR MOLA

Revelado palco do Teatro Curtain que acolheu companhia de Shakespeare.

Arqueólogos britânicos conseguiram desenterrar o palco do chamado Teatro de Shakespeare, em Londres, e não é nada como se pensava. Além da “estranha forma”, o palco ainda tem debaixo dele uma misteriosa passagem.

OMuseu de Arqueologia de Londres (MOLA) anuncia que, ao cabo de “escavações detalhadas de três meses”, há novos dados sobre o Teatro Curtain, localizado atrás de um pub de Londres, na zona conhecida como Shoreditch.

Este teatro, inaugurado em 1577, acolheu a companhia de William Shakespeare, entre 1597 e 1599, e terá sido o primeiro palco de peças históricas como “Henrique V” e “Romeu e Julieta”.

O MOLA trabalhou durante vários meses no local e agora que terminaram as escavações, anuncia que está confirmado que o “teatro rectangular foi construído propositadamente para performances e entretenimento”.

Numa nota no seu site, o MOLA também destaca a forma “estranha” do “palco rectangular“, “muito mais longo do que se esperava”, e com evidências de uma “passagem misteriosa” por baixo dele.

O palco teria 14 metros de comprimento e somente cinco metros de largura, o que constitui um formato único entre os teatros da mesma altura, do reinado da rainha Isabel I de Inglaterra (1558-1625).

A origem da “box office

“Esta descoberta excitante pode transformar a nossa compreensão da evolução dos teatros isabelinos”, aponta a arqueóloga do MOLA, Heather Knight, citada pelo site Heritage Daily.

Knight também destaca que o estranho formato do palco “levanta questões sobre a função do teatro e o tipo de entretenimento que pode lá ter sido encenado”, bem como se pode ter “influenciado peças como Henrique V e Romeu e Julieta”.

O que é certo é que o Teatro de Shakespeare foi “uma das primeiras casas de diversão isabelinas onde as pessoas pagavam de facto dinheiro para ver performances e ser entretidas”, destaca o MOLA.

DR MOLA

Vestígios de caixas cerâmicas de recolher dinheiro.

Vestígios de caixas cerâmicas para recolher dinheiro.

Os arqueólogos encontraram nas escavações “fragmentos de caixas de cerâmica” que eram usadas para recolher o dinheiro dos espectadores e depois levadas para um espaço para serem esmagadas, para contagem das moedas. “Este espaço era conhecido como box office, que é de facto a origem do termo que ainda hoje usamos”, salienta-se na nota do Museu.

Foram ainda encontrados frascos de beber e cachimbos de barro, contas de vidro e alfinetes que podem ter pertencido aos fatos dos actores, o que nos dá “um vislumbre dos bastidores”, sustenta o MOLA.

Muitos mistérios por resolver

As análises pós-escavação vão agora focar-se na “relação entre a estranha forma do palco, a produção e encenação e as misteriosas áreas de bastidores”, destaca o Museu.

“O nosso plano é fazer mais análise das descobertas em profundidade e mais pesquisa que possa trazer alguma luz a alguns destes mistérios“, aponta Heather Knight.

Os vestígios encontrados estão salvaguardados com “uma membrana protectora e um tipo especial de areia de pH neutro” enquanto decorrem as obras de construção do mega-empreendimento The Stage que vai incluir 400 apartamentos de luxo, vários quilómetros quadrados de escritórios, lojas de retalho e espaços de lazer, além de um centro cultural que vai ter em exibição as descobertas feitas no Teatro Curtain.

SV, ZAP

PARTILHAR

RESPONDER

Uma inexplicável explosão de ondas gravitacionais atingiu a Terra (e atordoou os astrónomos)

Uma equipa de investigadores detetou uma misteriosa explosão de ondas gravitacionais, cuja natureza deixou os astrónomos totalmente perplexos. O fenómeno foi registado a 14 de janeiro deste ano pelo Observatório de Ondas Gravitacionais por Interferómetro Laser …

O mar interno da misteriosa Encélado "grita" habitabilidade

Uma equipa de especialistas desenvolveu um novo modelo geoquímico que revela que o dióxido de carbono do interior de Encélado, lua de Saturno que abriga um oceano, pode ser controlado através de reações químicas no …

Os Simpsons podem ter previsto o surto do novo coronavírus da China

A série de televisão animada "Os Simpsons" é conhecida por ter feito profecias que, com o passar do tempo, se tornaram mesmo realidade. Agora, os fãs do programa parecem ter encontrado um episódio que prediz …

Identificada nova espécie de dinossauro que viveu há mais de 150 milhões de anos

Paleontólogos identificaram, nos Estados Unidos, uma nova espécie de dinossauro do género dos alossauros, que viveu há mais de 150 milhões de anos. A espécie, que tem o nome de Allosaurus jimmadseni, foi identificada a partir …

Escorpião com 436 milhões de anos foi dos primeiros animais a pisar a Terra

Cientistas descobriram um escorpião com 436 milhões de anos que terá sido um dos primeiros animais da Terra a migrar dos habitats aquáticos para os terrestres. Foram encontrados dois fósseis da espécie num antigo mar tropical …

Bruno de Carvalho disposto a liderar SAD do Sporting com Varandas

O ex-presidente do Sporting admitiu, esta sexta-feira, estar disposto a liderar a SAD do clube, mesmo com Frederico Varandas como presidente. No seu comentário semanal na Rádio Estádio, Bruno de Carvalho disse estar disposto a regressar …

A Inteligência Artificial teria resolvido o mistério da fuga de Alcatraz

Um programa de Inteligência Artificial (IA) poderia ter resolvido o mistério da fuga dos irmãos irmãos John e Clarence Anglin e Frank Morris da prisão de Alcatraz, que foi considerada uma das mais seguras dos …

Mais de 30 militares dos EUA ficaram com lesões cerebrais após ataque iraniano

Mais de 30 militares norte-americanos ficaram com lesões cerebrais traumáticas na sequência do ataque iraniano na base militar de Ain al-Assad, no Iraque. 34 militares norte-americanos ficaram com lesões cerebrais traumáticas na sequência do ataque levado …

Homem que torturou suspeitos de planear o 11 de setembro diz que o voltaria a fazer

James Mitchell torturou os cinco suspeitos de terem planeado o ataque de 11 de setembro de 2001. Em tribunal, disse que não tem remorsos e que o voltaria a fazer. James Mitchell foi o psicólogo responsável …

Belenenses e Belenenses SAD chegam a acordo para suspender ações judiciais

A Federação Portuguesa de Futebol (FPF) anunciou, esta sexta-feira, que foi alcançada uma suspensão das ações judiciais entre o Belenenses e a Belenenses SAD. Em comunicado publicado na sua página oficial, a FPF informou que o …