Mais um desastre no Mediterrâneo. 74 corpos de migrantes encontrados numa praia da Líbia

(dv) Marina Militare

De acordo com a agência de migração da ONU, mais de 70 pessoas foram encontradas na praia de al-Khums, no oeste da Líbia, depois de mais um naufrágio devastador no Mediterrâneo.

O barco transportava mais de 120 pessoas, incluindo mulheres e crianças. 47 sobreviventes foram trazidos à costa pelas autoridades, mas pelo menos 74 pessoas morreram no naufrágio.

Esta é a última de uma série de tragédias que envolveram pelo menos três naufrágios no espaço de dois dias, e que causaram cerca de 90 óbitos, incluindo uma criança de seis meses que morreu na quarta-feira, diz o The Guardian.

‘‘Apesar do enorme esforço de nossa equipa médica, um bebé de seis meses acaba de morrer. Solicitamos evacuação urgente para outras pessoas em estado grave, mas ele não sobreviveu. Que dor e que tristeza!” escreveu a organização não governamental espanhola Open Arms no Twitter.

O barco saiu de Sabratha, na Líbia, mas começou a esvaziar depois de algumas horas no mar. Depois de um avião de patrulha da agência europeia Frontex dar o alerta, o navio da organização interveio prontamente.

“Quando as nossas equipas de resgate chegaram viram um cenário dramático”, revelou Riccardo Gatti, presidente da Open Arms Itália.

“Fizemos todos os possível para resgatar os que estavam a bordo”, disse a equipe médica da ONG Italian Emergency, que opera a bordo do Open Arms. “Tudo isso aconteceu a poucos quilômetros de uma Europa indiferente. Em vez de preparar um sistema estruturado de busca e resgate, continuam a enterrar a cabeça na areia, fingindo não ver o cemitério em que o mar Mediterrâneo se tornou”, refere a organização.

‘‘A mudança é necessária agora, mais do que nunca, para garantir um resgate eficaz no mar e evitar novas tragédias ’’, disse Flavio Di Giacomo, porta-voz da Organização Internacional de Migração (OIM). Só em 2020, “mais de 10.300 migrantes foram intercetados no mar e enviados de volta para a Líbia”, recordou Di Giacomo.

Segundo os dados da OIM, desde o início de outubro, pelo menos 30 migrantes morreram no mar enquanto tentavam chegar a Itália. Desde o início de 2020, cerca de 575 pessoas morreram no Mediterrâneo central, mas o número real estimado pode ser consideravelmente maior, diz a organização.

O Open Arms é atualmente o único barco de resgate de ONGs que opera no Mediterrâneo central. Muitos outros barcos de resgate estão bloqueados em portos italianos porque as autoridades recusam-se a autorizar a sua partida.

  ZAP //

 

PARTILHAR

RESPONDER

Julian Reichelt, ex-diretor do jornal alemão Bild

Diretor do jornal alemão Bild despedido por "conduta inapropriada"

Julian Reichelt, diretor do jornal alemão Bild, foi demitido com efeito imediato por “conduta inapropriada”, anunciou a empresa de comunicação social Axel Springer, detentora do jornal mais vendido da Alemanha. O diretor do jornal alemão Bild, …

“Não acho que o CDS esteja a viver uma crise interna”, diz Francisco Rodrigues dos Santos

O presidente do CDS-PP, Francisco Rodrigues dos Santos, defendeu esta segunda-feira que a situação interna que o partido atravessa, com congresso eletivo marcado para o final de dezembro, "não é uma crise, é a democracia …

Em sessão acesa, primeiro-ministro polaco diz ao Parlamento Europeu que o país não cederá a chantagens

Guerra de palavras entre representantes do governo polaco e as instituições europeias tem vindo a escalar ao longo das últimas semanas, depois de o Tribunal Constitucional do país ter determinado que a lei nacional se …

China nega lançamento de míssil hipersónico - mas Estados Unidos estão “muito preocupados”

Em agosto, a China terá lançado um míssil com capacidade nuclear. Os Estados Unidos mostram-se muito preocupados com este tipo de atividade. Segundo noticia o Financial Times, o míssil terá sido lançado pelos militares chineses num …

O ex-Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump

Trump luta para manter sob sigilo documentos sobre ataque ao Capitólio (e avança para tribunal)

Donald Trump processou a comissão do Congresso responsável pela investigação do ataque ao Capitólio, alegando que fez um pedido ilegal dos seus registos da Casa Branca. O ex-Presidente dos Estados Unidos Donald Trump entrou com uma …

O presidente da Confederação Empresarial de Portugal, António Saraiva, o governador do Banco de Portugal, Mário Centeno, e o presidente do Partido Social Democrata, Rui Rio

Rio defendeu, Rangel atirou, Balsemão marcou e Montenegro fez o relato. A luta interna do PSD fez-se nas entrelinhas da posse de Moedas

Podia ter sido um jogo de futebol, mas foi só a tomada de posse de Carlos Moedas. Na Praça do Município, em Lisboa, Rio defendeu ao não ter notado a presença de um dos protagonistas …

Proposta Coba Consultores para nova ponte sobre o Douro

Nova ponte do Porto já tem desenho conhecido. Vai servir para metro, ciclovia e peões

A Metro do Porto recebeu 28 propostas para o concurso público de elaboração de projeto e execução da nova ponte sobre o rio Douro. Já foram selecionadas as três melhores. Esta segunda-feira, foram apresentados os três …

AC Milan não esconde: jogos com o FC Porto serão decisivos

Italianos recordam que vão defrontar uma equipa que está quase sempre presente na Liga dos Campeões. "Os nossos dois jogos contra o FC Porto vão ser decisivos para a classificação final do grupo". O treinador do …

Aristides de Sousa Mendes no Panteão Nacional. "Aqui permanecerá até ao fim dos tempos, se os tempos tiverem fim"

O antigo cônsul português Aristides de Sousa Mendes, que salvou milhares de judeus do regime nazi, recebe hoje honras de Panteão Nacional, em Lisboa, através de um túmulo sem corpo. Esta cerimónia acontece 67 anos após …

Besiktas avisa os adeptos: "Contra o Sporting...não se sentem nas escadas!"

Turcos e portugueses chegam à terceira jornada na Liga dos Campeões com zero pontos. "Isto não é um caminho fácil", admite o treinador Sergen Yalçın. Um dos primeiros jogos da terceira jornada da Liga dos Campeões …