Desapareceram exames de bebé que morreu no hospital da Guarda

-

Extraviaram-se os exames efectuados ao bebé que morreu no hospital da Guarda, no passado dia 16 de Fevereiro, e que são prova essencial para apurar se houve ou não negligência médica.

Esta é a versão apresentada pela administração da Unidade local de Saúde da Guarda ao Ministério Público (MP), segundo avança o Jornal de Notícias.

Os responsáveis da administração terão informado o MP de que os documentos com os registos cardiotocográficos do feto se extraviaram. O MP não tem assim, acesso ao exame feito na véspera da morte do bebé, nem àquele que foi feito no dia em que a grávida entrou nas Urgências pediátricas do hospital.

O JN realça que este último exame é considerado “fundamental” pelos investigadores do MP, já que permite apurar se o bebé estava vivo ou não quando a mãe foi observada e logo, se houve ou não negligência médica no atendimento.

Estão em causa exames que avaliam os batimentos cardíacos do feto e que ajudam os médicos a perceber se este está a receber o oxigénio suficiente para sobreviver.

A investigação está também sem acesso às imagens de video-vigilância do hospital, revela o Correio da Manhã, que realça que estas podem comprovar o tempo de espera a que a grávida esteve sujeita.

“Os serviços alegam dificuldades técnicas para não disponibilizar as referidas imagens”, afiança o CM.

Perante estas dificuldades, o MP poderá decidir acusar a administração do hospital de “obstrução à justiça”, avança o JN.

ZAP //

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. Os exames perderam-se ou alguém por conveniência os fez desaparecer?
    Se desapareceram, então culpe-se o Hospital duplamente. Pela morte da criança e pelo desaparecimento dos exames. Isto é vergonhoso, mais parece um país de terceiro mundo!

RESPONDER

Donald Trump diz que "reconstruir o Exército foi uma honra"

O Presidente cessante dos Estados Unidos enviou, esta quinta-feira, uma mensagem às tropas norte-americanas, dizendo que "reconstruir o Exército foi uma honra", destacando o investimento da sua administração no Pentágono. "Foi uma honra reconstruir o nosso …

Julgamentos de Tancos e do homicídio no SEF suspensos após caso de covid-19

As próximas sessões do julgamento de Tancos e do homicídio do cidadão ucraniano nas instalações do SEF foram suspensas depois de o advogado Ricardo Sá Fernandes, que representa arguidos nos dois casos, ter testado positivo …

"Uma tragédia anunciada". Manaus não tem oxigénio para tratar doentes

Manaus, capital do estado do Amazonas, no Brasil, está a atravessar uma situação caótica devido ao aumento de casos covid-19 e à falta de oxigénio dos hospitais. Imagens que circulam nas redes sociais mostram as próprias famílias …

Wayne Rooney termina carreira de jogador para treinar Derby a tempo inteiro

O antigo internacional inglês terminou a carreira de futebolista, aos 35 anos, para assumir o cargo de treinador do Derby County, anunciou, esta sexta-feira, o clube da segunda divisão inglesa. Wayne Rooney, que assinou contrato até …

Populistas europeus que o apoiavam desvinculam-se agora de Trump

A derrota eleitoral de Donald Trump, a sua recusa em aceitá-la e a violência que se seguiu parecem ter prejudicado as perspetivas de líderes de europeus populistas, apoiantes do Presidente dos Estados Unidos (EUA). "O que …

Carvalhal explica porque é que disse "não" ao Flamengo

Carlos Carvalhal explicou, em entrevista ao Esporte Interactivo, porque é que recusou o convite para treinar os brasileiros do Flamengo. "Não foi uma questão de não querer, foi não poder", explicou o técnico, que agora …

Bruno Fernandes é o melhor jogador de dezembro da Premier (e faz história)

O internacional português foi eleito o melhor jogador de dezembro de 2020 da Liga inglesa, tornando-se o primeiro futebolista a ter quatro distinções num único ano. "O médio do Manchester United torna-se o primeiro jogador a …

Google "esconde" sites de media australianos dos resultados de busca

A Google tem escondido alguns sites de notícias australianos dos resultados de busca, enquanto negocia com o governo daquele país o pagamento do conteúdo. De acordo com o Guardian, o governo australiano está a tentar impor …

Segurança Social avalia pais que impediram filhos de ir às aulas de Cidadania

O pai dos dois estudantes impedidos de frequentar as aulas obrigatórias de Cidadania e Desenvolvimento assegura que levará o caso até às últimas instâncias. O processo continua sem acordo e com a Segurança Social em …

Funcionários do novo aeroporto de Berlim eletrocutados durante trabalho

Funcionários do novo Aeroporto Internacional Berlin-Brandenburg, na Alemanha, inaugurado a 31 de outubro de 2020, têm sido hospitalizados após serem eletrocutados durante o trabalho. Segundo noticiou esta sexta-feira a Rádio Renascença, a maior parte dos casos …