Desapareceram exames de bebé que morreu no hospital da Guarda

-

Extraviaram-se os exames efectuados ao bebé que morreu no hospital da Guarda, no passado dia 16 de Fevereiro, e que são prova essencial para apurar se houve ou não negligência médica.

Esta é a versão apresentada pela administração da Unidade local de Saúde da Guarda ao Ministério Público (MP), segundo avança o Jornal de Notícias.

Os responsáveis da administração terão informado o MP de que os documentos com os registos cardiotocográficos do feto se extraviaram. O MP não tem assim, acesso ao exame feito na véspera da morte do bebé, nem àquele que foi feito no dia em que a grávida entrou nas Urgências pediátricas do hospital.

O JN realça que este último exame é considerado “fundamental” pelos investigadores do MP, já que permite apurar se o bebé estava vivo ou não quando a mãe foi observada e logo, se houve ou não negligência médica no atendimento.

Estão em causa exames que avaliam os batimentos cardíacos do feto e que ajudam os médicos a perceber se este está a receber o oxigénio suficiente para sobreviver.

A investigação está também sem acesso às imagens de video-vigilância do hospital, revela o Correio da Manhã, que realça que estas podem comprovar o tempo de espera a que a grávida esteve sujeita.

“Os serviços alegam dificuldades técnicas para não disponibilizar as referidas imagens”, afiança o CM.

Perante estas dificuldades, o MP poderá decidir acusar a administração do hospital de “obstrução à justiça”, avança o JN.

ZAP //

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. Os exames perderam-se ou alguém por conveniência os fez desaparecer?
    Se desapareceram, então culpe-se o Hospital duplamente. Pela morte da criança e pelo desaparecimento dos exames. Isto é vergonhoso, mais parece um país de terceiro mundo!

RESPONDER

Descoberto "cemitério" de mamutes nos arredores da Cidade do México

Investigadores descobriram um "cemitério" com cerca de 60 mamutes nos arredores da Cidade do México, avança o Instituto Nacional de Antropologia e História (INAH) do país. De acordo com o site Live Science, a descoberta aconteceu, …

David Luiz confirma rumores. Regresso "vai acontecer se o presidente permitir e os adeptos quiserem"

David Luiz confirmou este sábado os rumores que davam conta que o Benfica e o jogador estavam a negociar um eventual regresso do brasileiro à Luz. Em entrevista ao desportivo Record, David Luiz confirmou a …

Cães treinados para proteger animais selvagens salvam 45 rinocerontes

Há inúmeras razões que explicam o motivo pelo qual os cães são conhecidos como o melhor amigo do Homem. Além de leais e inteligentes, dão sempre o corpo às balas, mesmo nos piores momentos. Quarenta e …

Fez-se história. Foguetão da SpaceX lançado com sucesso rumo à EEI

O primeiro foguetão concebido e construído por uma empresa privada, a SpaceX, de Elon Musk, levando a bordo dois astronautas foi lançado este sábado na presença do Presidente do Estados Unidos, Donald Trump. O lançamento decorreu …

"A Rússia não permitirá a privatização da Lua", avisa Roscosmos

A Rússia não permitirá a privatização da Lua, independentemente de quem avance a iniciativa, avisou o chefe da agência espacial russa (Roscosmos), Dmitri Rogozin, em entrevista ao jornal Komsomólskaya Pravda. "Não permitiremos que ninguém privatize a …

Plataforma flutuante extrai energia das ondas, do vento e do Sol

A empresa alemã Sinn Power criou uma plataforma marítima flutuante capaz de gerar energia renovável a partir de ondas, vento e energia solar. A plataforma híbrida combina turbinas eólicas, painéis solares e coletores de energia das …

Balneários proibidos e 3 metros de distância. As regras da DGS para a prática de exercício físico

A Direção-Geral da Saúde (DGS) recomenda uma distância mínima de três metros entre pessoas que pratiquem exercício físico, no âmbito das medidas de prevenção da pandemia de covid-19. A orientação, intitulada “Procedimentos de Prevenção e Controlo …

Astronautas da NASA já se preparam para voo histórico a bordo do foguetão da Space X

Dois astronautas da NASA já estão a equipar-se para o lançamento histórico de um foguetão concebido e construído pela empresa SpaceX, de Elon Musk, apesar de as previsões meteorológicas indicarem mais tempestades. Com o voo já …

Há dez anos, Portugal adotou a lei que permitiu o casamento entre pessoas do mesmo sexo

Portugal adotou há 10 anos a lei que permitiu o casamento entre pessoas do mesmo sexo, após um debate fraturante que remeteu para mais tarde a adoção de crianças por estes casais, possível apenas desde …

Trabalhadores da Autoeuropa temem perda de centenas de postos de trabalho

A entidade coordenadora das Comissões de Trabalhadores da Autoeuropa assumiu hoje, em comunicado, recear a perda de centenas de empregos no parque industrial, que está sem condições para trabalhar sete dias por semana, após a …