Desalojados do sismo em Itália vão esperar 7 meses por casas prefabricadas

Roberto Salomone / EPA

Amatrice já não tem salvação

Amatrice

As casas de madeira prefabricadas que vão alojar os desalojados pelo sismo em Itália vão demorar sete meses a ser entregues aos afetados pelo tremor de terra de 24 de agosto que destruiu várias localidades no centro do país.

Segundo a agência EFE, o chefe da Proteção Civil italiana, Fabrizio Curcio, e o delegado nomeado pelo Governo para gerir o processo de reconstrução, Vasco Errani, explicaram este sábado aos habitantes de Accumoli, um dos municípios mais afetados, que as casas provisórias vão levar sete meses a chegar.

Neste momento existem 4.500 pessoas das regiões de Rieti e Ascoli Piceno a dormir em tendas de campanha e outras instalações, desde o terramoto.

Esta manhã começaram a ser dadas soluções aos desalojados para que não tenham que passar o inverno nos acampamentos nesta zona da cordilheira dos Apeninos, onde neva em abundância.

Os desalojados podem decidir se permanecem nos campos, mudar-se para um dos hotéis em San Benedetto del Tronto, localidade costeira na região de Las Marcas ou receber até 600 euros para alugar uma casa.

Inicialmente pensou-se que estas casas poderiam estar disponíveis em dois meses, o que permitiria às pessoas afetadas pelo sismo permanecer nas suas povoações enquanto decorrer a reconstrução.

O terramoto, ocorrido na madrugada de 24 de agosto, teve uma magnitude de 6,2, segundo o centro norte-americano de monitorização da atividade sísmica mundial USGS.

O epicentro do tremor de terra foi na província de Rieti e o sismo afetou também as de Perugia, Ascoli, Piceno, L’Aquila e Teramo, a cerca de 130 quilómetros a nordeste de Roma.

Nas localidades Accumoli, Amatrice e Arquata del Tronto, próximas do epicentro, dezenas de edifícios ruíram e numerosas pessoas ficaram presas nos escombros.

Este sismo, que provocou 295 mortos e figura como um dos mais mortíferos dos últimos anos em Itália, já foi seguido por centenas de réplicas.

/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

O primeiro protótipo em tamanho real da Starship explodiu durante um teste

O primeiro protótipo completo em aço inoxidável da nave Starship da empresa norte-americana Space X explodiu durante um teste levado a cabo na passada quarta-feira, 20 de novembro, nos Estados Unidos. O incidente ocorreu nas …

Ex-governador brasileiro condenado a mais de 10 anos de prisão

O ex-governador do estado brasileiro de Minas Gerais foi condenado, esta quinta-feira, a uma pena de 10 anos e seis meses de prisão pela Justiça Eleitoral do país. Fernando Pimentel foi considerado culpado dos crimes de …

Áudio das viagens na Uber vai poder ser gravado

A partir de dezembro, a Uber vai passar a oferecer aos utilizadores no Brasil e no México a possibilidade de gravar o áudio da viagem com o objetivo de melhorar a segurança do motorista e …

Mourinho quer ser campeão no próximo ano (e não precisa de reforços)

O treinador português foi oficialmente apresentado como técnico do Tottenham, esta quinta-feira, e diz que já tem em vista a conquista do campeonato na próxima época. José Mourinho admitiu hoje que o título de campeão inglês …

Casal homossexual de pinguins "roubou" um ovo para poder ter a sua família

Um casal homossexual de pinguins de um jardim zoológico na Holanda estava tão ansioso por ter as suas crias que não resistiu à tentação e acabou por roubar um ovo de outro par. De acordo com …

Gabriel renova contrato com o Benfica até 2024

O médio brasileiro renovou contrato por mais uma época com o Benfica, até 2024, anunciou, esta quinta-feira, o clube no seu site oficial. "Estou muito feliz com esta renovação por mais um ano, é uma forma …

Malta Files permitiu ao Fisco recuperar milhões. Rui Pinto diz que foi um dos denunciantes

O pirata informático assumiu, esta quinta-feira, ter sido um dos denunciantes dos Malta Files, que permitiu ao Fisco identificar cidadãos e empresas portugueses que se aproveitaram do regime fiscal maltês para pagar menos impostos. "De acordo …

Há 5 anos que aparecem maços de notas nas ruas de uma aldeia inglesa (e ninguém sabe porquê)

Os residentes de uma aldeia inglesa andam a descobrir maços de notas nas ruas desde 2014. Um mistério que, até agora, ninguém conseguiu explicar. Mas há várias teorias e uma envolve o Pai Natal! O dinheiro …

Em 2018, só nove crianças foram colocadas em famílias de acolhimento

Apenas nove crianças tiveram uma medida de proteção em regime de acolhimento familiar em 2018, sendo que quase todas as crianças sinalizadas pelas comissões de menores ficaram na família, a maioria junto dos pais. De acordo …

Militar da GNR diz que droga apreendida na "casinha" era da Juve Leo

Decorreu, esta quinta-feira, a terceira sessão do julgamento da invasão à academia do Sporting, que decorre no tribunal de Monsanto, em Lisboa. O militar da GNR João Oliveira admitiu hoje, em tribunal, que a posse da …