Desalojados do sismo em Itália vão esperar 7 meses por casas prefabricadas

Roberto Salomone / EPA

Amatrice já não tem salvação

Amatrice

As casas de madeira prefabricadas que vão alojar os desalojados pelo sismo em Itália vão demorar sete meses a ser entregues aos afetados pelo tremor de terra de 24 de agosto que destruiu várias localidades no centro do país.

Segundo a agência EFE, o chefe da Proteção Civil italiana, Fabrizio Curcio, e o delegado nomeado pelo Governo para gerir o processo de reconstrução, Vasco Errani, explicaram este sábado aos habitantes de Accumoli, um dos municípios mais afetados, que as casas provisórias vão levar sete meses a chegar.

Neste momento existem 4.500 pessoas das regiões de Rieti e Ascoli Piceno a dormir em tendas de campanha e outras instalações, desde o terramoto.

Esta manhã começaram a ser dadas soluções aos desalojados para que não tenham que passar o inverno nos acampamentos nesta zona da cordilheira dos Apeninos, onde neva em abundância.

Os desalojados podem decidir se permanecem nos campos, mudar-se para um dos hotéis em San Benedetto del Tronto, localidade costeira na região de Las Marcas ou receber até 600 euros para alugar uma casa.

Inicialmente pensou-se que estas casas poderiam estar disponíveis em dois meses, o que permitiria às pessoas afetadas pelo sismo permanecer nas suas povoações enquanto decorrer a reconstrução.

O terramoto, ocorrido na madrugada de 24 de agosto, teve uma magnitude de 6,2, segundo o centro norte-americano de monitorização da atividade sísmica mundial USGS.

O epicentro do tremor de terra foi na província de Rieti e o sismo afetou também as de Perugia, Ascoli, Piceno, L’Aquila e Teramo, a cerca de 130 quilómetros a nordeste de Roma.

Nas localidades Accumoli, Amatrice e Arquata del Tronto, próximas do epicentro, dezenas de edifícios ruíram e numerosas pessoas ficaram presas nos escombros.

Este sismo, que provocou 295 mortos e figura como um dos mais mortíferos dos últimos anos em Itália, já foi seguido por centenas de réplicas.

/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Bebé com menos de um ano morre de Covid-19 nos EUA

Um bebé com menos de um ano morreu, nos Estados Unidos da América (EUA), vítima de Covid-19, a doença causada pelo novo coronavírus, anunciaram as autoridades do Estado de Illinois. A doença já provocou mais de …

Até as bactérias precisam de espaço. Células esmagadas desligam a fotossíntese

Quando as bactérias ficam esmagadas, podem entrar num modo de defesa e desligar a fotossíntese, concluiu uma investigação recente, levada a cabo por cientistas da University of Colorado Boulder, nos Estados Unidos. A equipa da universidade …

Siza Vieira admite aulas por canais "estilo youtube" ou TV por cabo

O Governo está a estudar soluções que garantam que todos os alunos têm acesso aos conteúdos educativos no terceiro período, adiantou o ministro da Economia. O Governo está a estudar soluções que garantam que todos os …

Retificação ao diploma do lay-off simplificado trava despedimentos

Uma retificação ao diploma inicial do ‘lay-off’ simplificado, hoje publicada, vem acautelar que nenhum trabalhador de empresas que recorra a este apoio pode ser alvo de despedimento coletivo ou extinção de posto de trabalho. O decreto-lei …

Rocha desafia teoria da escassez de oxigénio na Terra primitiva

Uma rocha sedimentar única rica em carbono, depositada há dois mil milhões de anos, deu aos cientistas novas pistas sobre as concentrações de oxigénio na superfície da Terra nessa época. De acordo com a agência Europa Press, …

As bactérias formam comunidades na nossa língua (e uma imagem revela como)

Cientistas norte-americanos descobriram que as bactérias que vivem na nossa língua têm uma organização complexa e altamente estruturada. Os micro-organismos estão em toda a parte - até no interior da nossa boca. Um novo estudo revela …

Como sobreviver ao isolamento? Astronautas explicam

Em todo o mundo, cidades e até países inteiros estão em quarentena como forma de travar a propagação do novo coronavírus, Covid-19. Alguns astronautas deixaram conselhos sobre como sobreviver ao isolamento. Para alguns, o auto isolamento …

"Indiana Jones do mundo da arte" recupera manuscrito do poeta persa Hafez

Uma das primeiras cópias do reverenciado Divan do autor do século XIV Hafez, iluminado com ouro, será leiloado no início de abril. O famoso poeta persa do século XIV, Hafez, escreveu uma coleção de versos místicos …

O palco onde os Beatles atuaram pela primeira vez está à venda

O palco de madeira onde os Beatles atuaram pela primeira vez está à venda. Agora, alguém poderá replicar o primeiro concerto da famosa banda. A 10 de abril, em comemoração dos 50 anos da separação da …

Células estaminais podem ajudar a proteger os astronautas da radiação espacial

Assim que os astronautas deixam a proteção do campo magnético da Terra, ficam automaticamente expostos a níveis elevados de radiação cósmica. A Agência Espacial Europeia (ESA) está cada vez mais focada em investigações para reduzir …