Desabou o teto da “Igreja do Ouro”, uma das Sete Maravilhas portuguesas no mundo, e matou turista

3

Arquidiocese de Salvador / Divulgação

A Igreja de São Francisco de Assis em Salvador da Bahia no Brasil.

A Igreja de São Francisco de Assis em Salvador da Bahia no Brasil.

Era uma tragédia anunciada, e o pior aconteceu nesta quarta-feira à tarde, com o desabamento do teto da Igreja de São Francisco de Assis na cidade brasileira de Salvador da Bahia. Uma pessoa morreu e cinco ficaram feridas.

A Igreja de São Francisco de Assis foi construída nos Séculos 17 e 18, é considerada uma das “Sete Maravilhas de Origem Portuguesa no Mundo”.

De acordo com o Corpo de Bombeiros do estado da Bahia, uma turista brasileira de 26 anos morreu e, pelo menos, cinco pessoas ficaram feridas, após parte do tecto da igreja localizada no Centro Histórico de Salvador ter desabado.

O acidente aconteceu por volta das 14:30 locais nesta quarta-feira.

Todo o espaço central da igreja cedeu. Possivelmente, alguma parte dessa cobertura se rompeu e, com o peso desse espaço superior do tecto, a madeira veio abaixo, com o sobrepeso”, afirmou o coordenador da Defesa Civil de Salvador, Sósthenes Macedo.

De acordo com o Governo brasileiro, a Igreja de São Francisco de Assis, tem azulejos portugueses, assinados em 1737 por Bartolomeu Antunes de Jesus, que reproduzem o nascimento de São Francisco e “estão adornados por talhas de madeira moldadas com ouro em pó e com símbolos do barroco brasileiro“.

A “Igreja do Ouro”, como também é conhecida, inclui ainda duas pias de pedra, doadas por D. João V, e “várias pinturas sacras, além de imagens de São Pedro de Alcântara, São Benedito, São José, Coração de Jesus, Santo Antônio e São Francisco de Assis no altar-mor”.

“Uma tragédia anunciada”

O historiador Rafael Dantas referiu ao jornal local Alô Alô Bahia que esta era “uma tragédia anunciada“. “Há muito tempo, a situação de deterioração, infiltração e os problemas com cupins [térmitas] já eram visíveis”, sublinhou.

Rafael Dantas notou ainda ao jornal que a igreja é um dos edifícios mais marcantes do barroco brasileiro, além de ser um dos edifícios mais históricos da cidade de Salvador.

ZAP // Lusa

 

3 Comments

  1. Como é que o Brasil pode reclamar o que Portugal trouxe de lá se nem sequer é capaz de preservar as riquezas que por lá ficaram? Que lástima!

  2. OH! MARIA – O patrimônio religioso é um problema d a entidade religiosa a que pertence e no caso a Igreja poderosa Católica , Apostólica Romana é quem deveria fazer a manutenção dos seus templos, O Brasil, através do IPHAN – Instituto do Patrimonio Histórico Nacional , contribui com as entidades ou pessoas que possuam imóveis seculares antigos de relevância histórica na ajuda de reformas e tudo mais A Igreja de Francisco de Assis, A IGREJA DE OURO não vem recebendo manutenção a séculos , mas, arrecada de esmolas e donativos centena de milhar dos seus adeptos. Ocorreu um desabamento do teto em estado lastimável, corroído pelos insetos invasores e nunca foi feita uma inspeção Agora é tarde lamentar ” o leite derramado ” . Só um milagre salvaria a jovem turista da morte pelo desabamento, porém o Santo de Assis não estava presente na hora do acidente. É o que pensa joaoluizgondimaguiargondim – [email protected]

    v

    • Com este nefasto acidente constatamos dois factos relevantes. Um de que o Santo de Assis decidiu não intervir, o que foi mau, outro porventura não menos importante, de que uma vez mais, mas como sempre no Brasil, a culpa é do “cupim” o que é péssimo.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.