“Decisão histórica da UE”. Fim dos veículos com motor de combustão até 2035

15

A UE decidiu acabar com os veículos com motor de combustão até 2035, graças ao acordo entre o Parlamento Europeu e os Estados membros sobre esta regulamentação emblemática para os objetivos climáticos europeus.

“Decisão histórica da UE para o clima”, escreveu no Twitter Pascal Canfin, eurodeputado francês do grupo Renew Europe, e presidente da comissão Ambiente do Parlamento Europeu, após algumas horas de negociações.

Frans Timmermans, vice-presidente da Comissão com o pelouro do Ambiente, felicitou-se de um acordo que “envia um sinal forte à indústria e aos consumidores: a Europa virou para a mobilidade sem emissões“.

O texto aprovado foi baseado numa proposta da Comissão que data de julho de 2021, e previa a redução a zero das emissões de dióxido de carbono das viaturas novas na Europa, a partir de 2035.

Isto corresponde de facto à paragem das vendas de viaturas e veículos utilitários ligeiros novos a gasolina ou gasóleo na UE nesta data, bem como de híbridos (combustível-elétrico), em proveito dos veículos 100% elétricos.

Apesar de o automóvel  — principal modo de deslocação dos europeus — representar um pouco menos de 5% das emissões totais de dióxido de carbono na UE, a nova regulamentação deve contribuir para atingir os objetivos climáticos do continente, em particular a neutralidade carbónica no horizonte 2050.

Este foi o primeiro acordo sobre um texto do pacote climático europeu (“Fit for 55”), destinado a reduzir em pelo menos 55% até 2030 (com referência a 1990), as emissões de gases com efeito de estufa da UE.

ZAP // Lusa

15 Comments

  1. Enquanto isso os EUA são os Maiores Poluidores e não cumprem com as Regras estabelecidas, mas o que interessa é Manter a Guerra.

    • Os eua não são todos iguais, na Califórnia (maior estado em população da federação ) já existem mais restrições que na Europa.

      • É verdade…e no entanto nesse estado norte americano a energia elétrica fica mais cara que os combustíveis fósseis. Tanto é assim que algumas pessoas usam em suas casas geradores elétricos alimentados com gasolina para recarregarem os seus veículos elétricos…lololol
        Completa estupidez.
        Um logro colossal…a maior charlatanice de todos os tempos.

  2. E ai constroem mais usinas queimadoras de gás e carvão para gerar eletricidade e carregar as baterias (sem contar a devastaçõ mineral necesária para obetr o litio necessário às baterias.

  3. Custa, mas tem que se fazer. É uma mudança radical mas se ninguém toma a iniciativa vamos continuar a promover os combustíveis fósseis .

  4. O tempo que os veiculos eléctricos levam a carregar a que acresce a fraca autonomia exigiriam não áreas de serviço como até aqui mas centrais eléctricas que permitissem carregar todos esses veículos (na hipótese académica de toda a frota mundial ser eléctrica). E todos os postos de trabalho que serão destruídos nesta “perseguição” pela ilusória meta zero carbono? Estes decisores não pensam? A Índia e a China já vieram dizer que não se comprometem com datas… É que esses países já perceberam que a energia proveniente dos combustíveis fósseis é aquela que permitiu ao Ocidente desenvolver-se, pois é a energia mais barata. Que direito tem o Ocidente de impedir os países em vias de desenvolvimento de fazer o mesmo? Condená-los a viver indefinidamente na pobreza? Obrigá-los a gastar quantias exorbitantes (de que não dispõem) para alcançar a utópica meta de zero carbono? Fantasias e luxos a que o opulento Ocidente pode permitir-se (à custa dos seus contribuintes).
    Por outro lado, há que não confundir o stock de CO2 na atmosfera, com o fluxo desse CO 2.
    Quanto às energias alternativas (painéis fotovoltaicos e eólicas) tratando-se de fontes intermitentes (só funcionam quando há sol ou vento) como irão as sociedades funcionar? Aos soluços?
    Toda esta matéria requer um estudo aprofundado que não tem sido feito, limitando-se os decisores e a comunicação social a difundir uma ideologia/religião que por definição e baseando-se num dogma não admite contraditório. Todos aqueles que questionam são de imediato apodados de “negacionistas” encerrando-se assim qualquer debate que seria a todos os títulos pertinente e proveitoso.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.