A Amazon mudou o novo logótipo da sua aplicação de smartphone depois de várias vozes críticas terem comparado a imagem ao ditador alemão Adolf Hitler.
A gigante do comércio eletrónico lançou o novo ícone em janeiro para substituir o símbolo de um carrinho de compras por um com uma caixa castanha com um pedaço irregular de fita azul acima da icónica seta em forma de sorriso da empresa.
No entanto, de acordo com o New York Post, alguns utilizadores notaram que a fita adesiva lembrava o bigode de Adolf Hitler. “Não é apenas uma fita adesiva rasgada, é uma fita adesiva rasgada que tem um formato semelhante e fica acima de uma boca sorridente. Para mim, parece um pequeno Adolf de cartão feliz”, escreveu uma pessoa no Twitter.
O infame bigode com escova de dentes foi originalmente popularizado por comediantes como Charlie Chaplin no início de 1900, antes de passar a ser associado ao ditador nazi Adolf Hitler.
Discretamente, a Amazon ajustou a fita azul, fazendo com que parecesse dobrada.
“Perdi completamente que a Amazon silenciosamente ajustou o seu novo ícone para torná-lo… menos parecido com Hitler”, escreveu outra pessoa no Twitter, depois da alteração da empresa. “Não é novidade que não enviaram um comunicado à imprensa para anunciar a segunda reformulação”, observou outro.
Questionada pelo jornal, a Amazon disse que “está sempre a explorar novas formas de agradar ps nossos clientes”. “Projetamos o novo ícone para despertar expectativa, entusiasmo e alegria quando os clientes começam a sua jornada de compras nos seus telemóveis, assim como fazem quando veem as nossas caixas na sua porta”, disse um porta-voz da empresa.
A mudança na imagem do carrinho de compras foi a primeira atualização do ícone da Amazon em mais de cinco anos.
Bem…… É mesmo preciso ter uma imaginação fértil, para fazer uma analogia ao Adolfo. Mas enfim, não é mais que uma publicidade gratuita !