De plataforma de conspiração a site de humor. The Onion ganha a guerra e compra o Infowars

Gage Skidmore / Flickr

Alex Jones (à esquerda), dono da Infowars

A publicação satírica The Onion vai comprar o site que produzia teorias da conspiração: é o “golpe final para o império” do apoiante de Trump, Alex Jones.

A aquisição do Infowars, anunciada esta quinta-feiras, conta com o apoio das famílias das crianças que morreram num tiroteio na escola Sandy Hook. Mas, para perceber porquê, é necessário recuar no tempo.

Em 2012, 20 crianças e 6 adultos morreram no tiroteio de Sandy Hook. Alex Jones, acérrimo apoiante de Donald Trump, é o dono do site Infowars. E como é que estas duas coisas se ligam?

Jones proferiu, num programa de rádio que promovia teorias da conspiração, que o massacre que ocorreu na escola fora “uma farsa” e tinha envolvido “atores” falsos. Depois dessas alegações, Jones foi condenado a pagar uma indemnização de 1,3 mil milhões de euros às famílias das vítimas, por ter sido acusado de difamação.

Devido a esse processo, Jones declarou falência, e todos os seus bens foram liquidados.

Agora, 8 dessas famílias vão apoiar a aquisição do site de Jones, fundado em 1999, que foi em setembro deste ano a leilão, devido ao processo de falência do conspiracionista de direita. O podcaster garantiu que vai manter a sua análise dos acontecimentos globais através de outra plataforma.

O The Onion é um “jornal”, mas na verdade é um site satírico que produz notícias propositadamente falsas, em humor.

“O mundo precisa de ver que ter uma plataforma não significa que se esteja acima de qualquer responsabilidade — a dissolução dos bens de Alex Jones e a morte do Infowars é a justiça que há muito esperávamos e pela qual lutávamos”, afirmou Robbie Parker, cuja filha Emilie foi morta no tiroteio, num comunicado citado pela BBC.

De acordo com o Politico, O The Onion garantiu que vai encerrar imediatamente o Infowars (entretanto, já não é possível aceder ao domínio na Internet) — que vendia uma ladainha de teorias da conspiração e também suplementos — e trabalhar com a organização de segurança de armas Everytown for Gun Safety para fazer a transição para um site de humor, que disse que será lançado em janeiro de 2025.

ZAP //

Siga o ZAP no Whatsapp

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.