S-512 quer voltar a elevar viagens supersónicas comerciais, combinando o trânsito de alta velocidade com opulência. Apesar de não ter partilhado detalhes sobre a sua tecnologia, a Spike Aerospace já aceita reservas de passageiros.
Numa rara e notável “jogada”, a Spike Aerospace anunciou recentemente a abertura de reservas para o seu jato empresarial supersónico de luxo avaliado em 100 milhões de dólares (93.015.000 euros), avança a Interesting Engineering.
O S-512, novo jato da empresa aeroespacial norte-americana, foi projetado para acomodar 12 a 18 passageiros, numa combinação de trânsito de alta velocidade com opulência.
Antecipa-se que o jato — que pode vir a reacender a chama das viagens supersónicas — atinja velocidades 1,6 vezes superiores à do som (aproximadamente 1.770 quilómetros por hora), superando as aeronaves civis atuais em pelo menos 805 quilómetros por hora.
O seu design é o que salta mais à vista. Cabines sem janelas para garantir voos “silenciosos” e ecrãs de alta definição para entretenimento a substituir as paredes das cabines — que podem exibir ecrãs de telefones ou tablets, transmitir conteúdo ou até fornecer uma vista externa de 360 graus — são alguns dos detalhes mais notáveis.
The Spike Multiplex Cabin is windowless. This gives the cabin a 50dB noise level instead of the average passenger plane at 70dB of constant mind-numbing hum and noise. The 20dB decrease provides you a peaceful ride. pic.twitter.com/2NnfLtnUSn
— Spike Aerospace (@SpikeAerospace) September 3, 2020
A estratégia da Spike destaca as vantagens de velocidade do jato, apostando na aceleração de operações de negócios para aliciar eventuais clientes abastados.
No S-512, uma viagem de Londres a Nova Iorque poderia ser reduzida a três horas. Graças à sua impressionante capacidade de 6.200 milhas náuticas, o jato poderia potencialmente ligar Nova Iorque a Dubai sem paragens.
No entanto, ainda não são conhecidos detalhes sobre a tecnologia precisa do esperado avião comercial, o que levanta algumas dúvidas relativamente à segurança e até mesmo à fiabilidade da comercialização do transporte. A Spike refere que está a trabalhar em modo “semi-furtivo”, mantendo a maioria dos detalhes em segredo.
Se for dos mais corajosos, pode reservar a sua experiência supersónica no website da empresa.
Caso para dizer “ovo no cú da galinha”…