A cura para todos os tipos de cancro pode estar no nosso sistema imunitário

Em laboratório, uma equipa de cientistas da Universidade de Cardiff, no Reino Unido, conseguiu usar células do nosso próprio corpo para matar células cancerígenas.

O nosso sistema imunitário é a defesa natural do nosso organismo contra as infeções, mas também ataca as células cancerígenas.

Os cientistas quiseram estudar mais este mecanismo natural e descobriram que as células T, presente no sangue, são as responsáveis por atacar os nossos “inimigos”. Quando se deparam com uma infeção ou doença, estas células são ativadas para nos proteger.

Recentemente, um grupo de investigadores da Universidade de Cardiff, no Reino Unido, encontrou um novo tipo da “célula T” que poderá atacar e destruir a grande maioria dos vários tipos de cancro.

Já existe uma terapia com células T – chamadas CAR-T (Chimeric Antigen Receptor T-cells) ou imunoterapia -, mas tem limitações, a começar pelo facto de ter que ser feita individualmente, para cada paciente. Agora, a equipa de cientistas do Reino Unido descobriu uma forma de tornar a terapia universal, no sentido de ser usada em vários pacientes diferentes com diferentes tumores.

À BBC, o investigador Andrew Sewell sublinhou que “há aqui uma hipótese de tratar todos os pacientes” que sofrem de algum tipo de cancro. “Até agora ninguém acreditava que fosse possível.”

A técnica “aumenta a perspetiva de um único tratamento contra o cancro – um único tipo de célula T capaz de destruir diferentes tipos de cancro em toda a população”, explicou o especialista.

As células T têm recetores à superfície – chamados HLA -, o que lhes permite detetar quimicamente o inimigo.A partir desta descoberta foi desenvolvida a imunoterapia, mas esta é uma terapia individualizada: as células T do paciente são geneticamente modificadas em laboratório para atacarem especificamente aquelas células cancerígenas que o paciente tem.

No mais recente estudo, publicado na Nature Immunology, os cientistas descobriram outro recetor nas células T – MR1 – que funciona de forma semelhante ao HLA na deteção de células cancerígenas, mas com uma grande diferença: não varia de doente para doente nem de cancro para cancro.

A equipa ressalva que só procedeu a testes de laboratório, não tendo aplicado este método em seres humanos. Ainda assim, garante ter um “enorme potencial”.

ZAP // BBC

PARTILHAR

RESPONDER

Enfermeiros que deixem de ser chefes regressam ao início da carreira

Há enfermeiros que regressaram ao início de carreira depois de terem abandonado as suas funções de chefia, revela o jornal Público. Tal como escreve o matutino, que avança a notícia esta quinta-feira, para que estes …

"Ronaldo foi abandonado pela equipa". Imprensa italiana arrasa Juve e elogia CR7

O Lyon tirou partido do fator casa e surpreendeu a octocampeã italiana, Juventus, em França, e ganhou esta quarta-feira uma vantagem importante - embora ténue - na eliminatória com os bianconeri para a Liga dos …

Costa desaconselha viagens de finalistas. Associação de pais diz que "não vale o risco"

O primeiro-ministro, António Costa, admitiu esta quinta-feira que Portugal acabará por ter casos de coronavírus "mais cedo ou mais tarde". No entender líder do Executivo, que falava aos jornalistas em Bragança à margem da primeira …

Esquerda está contra, PSD não dá a mão. Montijo está em risco (mas "não há drama")

O ministro das Infraestruturas e Habitação, Pedro Nuno Santos, vai respeitar a decisão da maioria do Parlamento. "Acataremos, não há drama". Esta quarta-feira, Pedro Nuno Santos respondeu às críticas da esquerda acerca da vontade do Governo …

Reino Unido admite abandonar negociações com a União Europeia

O Governo britânico admite abandonar as negociações com a União Europeia (UE) para um acordo pós-Brexit se não houver progressos até junho, refere um documento publicado esta quinta-feira com a posição do Reino Unido. Num documento …

Bancos avisam: Proibir comissões vai levar a fecho de balcões e despedimentos

A Associação Portuguesa de Bancos (APB) é contra a proibição de comissões bancárias ou a sua limitação em valor e em número, no MB Way e nos contratos de crédito. As propostas vão ser discutidas …

Juiz Vaz das Neves usou Relação de Lisboa para ganhar 280 mil euros com julgamento privado

O juiz Luís Vaz das Neves, ex-presidente do Tribunal da Relação de Lisboa, usou o salão nobre do tribunal para um julgamento privado com o qual ganhou 280 mil euros. De acordo com o jornal Público, …

Sergio Ramos é rei e senhor dos cartões vermelhos. Domina em todas as provas

O central Sergio Ramos foi esta quarta-feira expulso pela 26.ª vez na derrota do Real Madrid no Bernabéu frente ao Manchester City (2-1), na primeira-mão dos oitavos de final da Liga dos Campeões. O futebolista espanhol …

Covid-19. Há oito novos casos suspeitos em Portugal (e vieram todos de Itália)

A Direção-Geral da Saúde confirmou 25 casos suspeitos, 18 dos quais tiveram resultados negativos depois de realizados testes laboratoriais. Nas últimas 24 horas, foram registados oito novos casos suspeitos. Dos novos casos suspeitos, cinco no Hospital …

SC Braga eliminado da Liga Europa. FC Porto e Benfica obrigados a vencer

O Sporting de Braga perdeu esta quarta-feira por 1-0 na receção aos escoceses do Rangers, em jogo da segunda mão dos 16 avos de final da Liga Europa de futebol, sendo eliminado da competição europeia. O …