Cristiano Ronaldo: “Jogo até quando me apetecer”

Estela Silva/Lusa

Cristiano Ronaldo em conferência de imprensa

Capitão quer hino a cappella. Seleccionador elogia Macedónia do Norte, que chegou a esta fase “por mérito próprio”.

O último jogo de apuramento para a fase final do Mundial 2022, entre Portugal e Macedónia do Norte, vai juntar no Estádio do Dragão a oitava melhor selecção na tabela FIFA contra a 67.ª classificada na mesma lista.

Portugal, que está entre as 10 melhores há muito tempo, vai receber uma equipa que – comparando apenas com selecções europeias – está atrás de Albânia, Eslovénia ou Finlândia.

No entanto, Fernando Santos avisa que é preciso olhar com cuidado para esta selecção: “Os jogadores já começaram a ver a Macedónia do Norte. Viram como jogam, não só o último jogo (vitória na Itália). Mas o último jogo pode deixar uma marca que não é verdadeira, não retratou o que é a Macedónia do Norte. Esse jogo foi de sentido único, mas a Macedónia do Norte é uma equipa organizada defensivamente, sabe jogar em contra-ataque”.

O seleccionador português apela à entrega, à vontade e ao espírito de sacrifício, para derrotar uma equipa que “vale no seu todo” e que, lembrou Fernando Santos, venceu na Alemanha durante a fase de grupos de apuramento: “Estão aqui por mérito próprio”.

“Se não olharmos para Macedónia do Norte por aquilo que vale no seu todo, claro que vamos correr riscos. Fizemo-lo com a Turquia e temos de repetir a dose”, reforçou, durante a conferência de imprensa de antevisão ao duelo desta terça-feira.

A análise ao adversário destacou o bloco baixo e os contra-ataques: ”Jogam em bloco baixo, provocam a saída em contra-ataque. São bastantes fortes, com jogadores muito rápidos, mas, quando têm bola, procuram sair a jogar.”

“Conhecemos a Macedónia, sabemos o que fazem. Estamos preparados. Temos de responder à altura, é um jogo de vida ou de morte. Temos de responder com entrega, vontade e espírito de sacrifício. Se fizermos isso, estamos mais perto de ganhar. Eu acredito que sim, vamos estar no Qatar”, comentou o treinador.

Fernando Santos resumiu a sua vontade de vencer: “Prefiro não sofrer, até porque já tenho alguma idade e depois o meu coração não aguenta estas coisas todas. Mas quero é ganhar”.

A sugestão do capitão

Cristiano Ronaldo também esteve nesta conferência de imprensa sobre “o jogo da vida” e destacou o apoio dos adeptos portugueses. Deixando uma sugestão: “Fui para a cama a pensar nisto: gostava que o hino começasse, depois a música parava e nós todos no estádio – jogadores e adeptos – cantássemos. Sem música”.

Têm sido persistentes as dúvidas sobre se o Mundial 2022, caso esteja no Qatar, será o último Mundial para Cristiano. O capitão foi claro: “Quem vai decidir o meu futuro sou eu, mais ninguém. Se me apetecer jogar mais, jogo. Se não me apetecer jogar mais, não jogo. Quem manda sou eu, ponto final”.

Nuno Teixeira da Silva, ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.