Crise da energia obriga UE a enfrentar dependência do gás natural

greg westfall / Flickr

Instalações da Gazprom junto ao rio em Moscovo

Os países europeus estão a tentar proteger os consumidores de energia, numa região onde, desde o início do ano, os preços do gás aumentaram 250%, resultado de uma série de forças económicas, naturais e políticas. 

Na Europa, as reservas de gás foram esgotadas, havendo ainda uma redução no fornecimento de energia eólica devido às condições meteorológicas. Ao mesmo tempo, os preços do CO2 atingiram os 62 euros em setembro e a Rússia recusou-se a aumentar o fornecimento de gás. A combinação destes cenários tem levado a um aumento no preço da energia na União Europeia (UE), noticiou esta terça-feira o Guardian.

Em Espanha, o governo anunciou na semana passada medidas de emergência para limitar os preços e os lucros da energia, prometendo reduzir as faturas para os níveis de 2018. O governo espera que os consumidores se beneficiem de 2,6 mil milhões de euros, valor que iria para as empresas de energia.

Na França, o governo prometeu pagamentos únicos de 100 euros para 5,8 milhões de famílias, ajudando a pagar as faturas de energia. A Itália deve anunciar um programa de apoio de 4,5 mil milhões de euros para os consumidores nos próximos dias. Na Alemanha, o preço da energia aumentou 50%, embora alguns analistas digam que os consumidores estão protegidos, já que os fornecedores têm contratos de preço fixo de longo prazo.

Esta semana, os ministros da Energia da UE estarão reunidos na Eslovénia para discutir a escassez global de gás e a política energética da região. Antes do encontro, a Espanha apelou a medidas para que o bloco reaja imediatamente ao aumento dos preços.

Surgem também pedidos para que a UE investigue o monopólio estatal de gás da Rússia, a Gazprom, por suspeitas de manipulação de mercado. A Rússia fornece 41% do gás da UE, mas durante meses a Gazprom se recusou a aumentar o fornecimento para a região, onde os contratos são de curto prazo.

O aumento do preço da energia tem intensificado o conflito sobre a resposta da UE à emergência climática. Os legisladores já atribuíram a alta dos preços da energia ao preço do CO2, um produto da regulamentação da UE – os produtores de eletricidade e as indústrias com uso intensivo de energia são obrigados a comprar licenças de poluição.

Contudo, de acordo com o principal responsável da UE pelo acordo verde, Frans Timmermans, apenas um quinto do aumento dos preços da energia podem ser atribuídos aos preços do CO2. Na semana passada, indicou no Parlamento Europeu que os preços da energia revelam a necessidade de acelerar a mudança para a energia renovável.

  Taísa Pagno //

PARTILHAR

RESPONDER

Dois caranguejos à beira-mar

Os caranguejos são "hipnotizados" pelos campos eletromagnéticos dos cabos submarinos

Um novo estudo mostrou que os cabos submarinos podem estar a ter um "efeito hipnotizante" nos caranguejos castanhos. Mais preocupante: o campo eletromagnético produzido pelos cabos pode causar alterações celulares nos caranguejos comestíveis, tornando-os mais …

Método usa "capa de invisibilidade sonora" para fazer desaparecer objetos

Uma equipa de investigadores do Instituto de Geofísica de Zurique, na Suíça, desenvolveu um método que usa a acústica para ocultar objetos.  Quando ouvimos música, não ouvimos apenas as notas produzidas pelos instrumentos: estamos também imersos …

O planeta Vénus

Vénus já teve oceanos? De maneira nenhuma, dizem astrofísicos

Vénus já teve oceanos? Não, segundo o novo estudo de uma equipa de astrofísicos da Universidade de Genebra e da NCCR PlanetS, na Suíça. Nos últimos anos, vários estudos têm sugerido que Vénus pode já ter …

Cientistas estão a plantar mesas de xadrez de corais para restaurar recifes - e contam com a ajuda de garrafas de Coca-Cola

Nas últimas três décadas, os recifes de coral têm sofrido uma grande tensão e consequente destruição, devido ao impacto das alterações climáticas. Agora, os cientistas querem minimizar os danos e já encontraram uma solução. O objetivo …

Belenenses 0-4 Sporting | Melhor o resultado que a lesão

O Sporting, da I Liga, venceu hoje o Belenenses, do Campeonato de Portugal, por 4-0, em jogo da terceira eliminatória da Taça de Portugal de futebol, garantindo o apuramento para a próxima fase da competição. No …

Sintrense 0-5 FC Porto | Dragões goleiam e seguem em frente na Taça

O FC Porto, da I Liga, venceu hoje o Sintrense, do Campeonato de Portugal, por 5-0, em jogo da terceira eliminatória da Taça de Portugal de futebol, e segue em frente na competição. A jogar em …

Nova tecnologia usa calor dos estacionamentos subterrâneos para aquecer apartamentos

A startup Enerdrape, que funciona dentro da Escola Politécnica de Lausanne (EPFL), na Suíça, desenvolveu uma tecnologia que aproveita o calor emanado pelo solo no aquecimento de apartamentos. Quase 60% do aquecimento utilizado nos edifícios residenciais …

Pela primeira vez, um drone transportou os pulmões de um dador em segurança. Voo demorou seis minutos

Pela primeira vez na história da medicina, um drone aéreo transportou os pulmões de um dador com rapidez e segurança entre dois hospitais. O voo, que durou apenas seis minutos, ocorreu no passado dia 25 de …

Grupo de hackers clonou a voz de empresário para roubar 35 milhões de dólares do banco

Um grupo de hackers clonou a voz do diretor de uma empresa, conseguindo assim roubar mais de 35 milhões de dólares de um banco nos Emirados Árabes Unidos. No início do ano passado, o gerente de …

Portugueses comem duas vezes mais do que o recomendando

Os portugueses consumiram, em média, duas vezes mais calorias do que o recomendando para um adulto entre 2016 e 2020, ano em que a pandemia provocou uma redução do consumo de alimentos diário, mas ainda …