Criador da Grande Firewall da China forçado a criar VPN ao vivo para a contornar

Naquilo que se poderá designar por justiça poética, o criador da chamada “Grande Firewall da China” foi forçado a criar uma VPN, frente a uma plateia, para conseguir chegar a um site que queria usar como demonstração.

Na China a Internet é tão fortemente censurada e controlada, que a Grande Firewall da China por vezes atravessa-se até no caminho do seu criador, Fang Binxing.

Binxing estava a dar uma palestra num Instituto de Tecnologia quando, ao tentar aceder a um site sul-coreano, para dar um exemplo de como outros países também implementam restrições quanto aos sites que se visitam, foi bloqueado pela sua própria criação.

O caso poderia ter ficado por ali.

Mas, perante a plateia, Fang Binxing decidiu abrir uma VPN para contornar o bloqueio e aceder ao site pretendido, fazendo na prática o que a maioria dos cidadãos chineses é obrigado a fazer para aceder a sites no estrangeiro.

Como seria de esperar, conta a BBC, o episódio origem a uma chuva de críticas e gozo, por ser o próprio criador a “demonstrar a eficácia” da sua firewall e expôr como pode ser facilmente contornada.

Talvez fosse altura de as empresas tecnológicas ocidentais, que levam para a China “biliões” de dólares e euros, começarem a pressionar o governo chinês no sentido de disponibilizar uma internet livre para todos os seus cidadãos.

É que, como foi demonstrado pelo próprio criador, a Grande Firewall da China apenas serve para promover a utilização de VPNs.

ZAP / Aberto até de Madrugada

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

RESPONDER

Governo prolonga apoio à retoma progressiva às empresas

As empresas que enfrentem quebras de faturação iguais ou superiores a 25% vão poder continuar a aceder ao apoio à retoma progressiva, até a normalização da pandemia, após ter sido aprovada esta quinta-feira a prorrogação …

Oito números que não aparecem no Censos 2021

Dados preliminares foram divulgados nesta semana. Médias, comparações e percentagens que podem ser feitas a partir dos números publicados. O Instituto Nacional de Estatística anunciou nesta semana que já estão disponíveis os dados preliminares dos Censos …

Governo aprova designação de Ana Paula Vitorino para liderar AMT

A ex-ministra do Mar e deputada do PS, Ana Paula Vitorino, foi esta quinta-feira aprovada para liderar a Autoridade da Mobilidade e dos Transportes. O Governo de António Costa aprovou esta quinta-feira, em Conselho de Ministros, …

Treino de força reduz a ansiedade em jovens adultos

De acordo com um estudo recente, o treino de força pode ajudar o reduzir os níveis de ansiedade subclínica. A investigação sobre ansiedade e depressão tende a centrar-se em indivíduos com sintomas de nível clínico — …

Futebol europeu com perdas de quase 4 mil milhões de euros

Relatório da Deloitte indica que, só nas cinco maiores ligas europeias da modalidade, a quebra nas receitas foi de 11%. Calendários alterados, campeonatos adiados ou mesmo cancelados, jogos sem público. Como se esperava, a pandemia que …

O asteróide que dizimou os dinossauros veio de um lugar inesperado

O asteróide que extinguiu os dinossauros provavelmente veio da metade externa do cinturão de asteróides principal, uma região que se pensava produzir poucos asteróides.  Investigadores do Southwest Research Institute, no Texas, Estados Unidos, mostraram que os …

Há três anos, uma tempestade de poeira em Marte desencadeou a primavera no polo sul

Em 2018, Marte foi palco de uma fortíssima tempestade de areia que destruiu um vórtice de ar frio em torno do polo sul do planeta, desencadeando uma primavera precoce. Já no hemisfério norte, a tempestade …

Vídeo mostra salmões feridos devido ao sobreaquecimento das águas

O vídeo foi gravado por um grupo de conservação ambiental depois de uma onda de calor no Noroeste Pacífico que fez as temperaturas da água atingirem os 21 graus Celsius. De acordo com o jornal The …

Uma prenda de aniversário. Israelita doou um dos seus rins a um menino palestiniano

Uma israelita quis doar um rim a um estranho. Estranho esse que acabou por ser uma criança, de apenas três anos, que vive na Faixa de Gaza, na Palestina. De acordo com a agência Associated Press, …

Novo método permite eliminar a bioincrustação marinha eficazmente

Um projeto inovador demonstrou como os revestimentos de superfície eletricamente carregados podem eliminar a bioincrustação marinha ou o crescimento de organismos marinhos, melhorando a operação e manutenção de embarcações navais. A bioincrustação marinha é um fenómeno …