Naquilo que se poderá designar por justiça poética, o criador da chamada “Grande Firewall da China” foi forçado a criar uma VPN, frente a uma plateia, para conseguir chegar a um site que queria usar como demonstração.
Na China a Internet é tão fortemente censurada e controlada, que a Grande Firewall da China por vezes atravessa-se até no caminho do seu criador, Fang Binxing.
Binxing estava a dar uma palestra num Instituto de Tecnologia quando, ao tentar aceder a um site sul-coreano, para dar um exemplo de como outros países também implementam restrições quanto aos sites que se visitam, foi bloqueado pela sua própria criação.
O caso poderia ter ficado por ali.
Mas, perante a plateia, Fang Binxing decidiu abrir uma VPN para contornar o bloqueio e aceder ao site pretendido, fazendo na prática o que a maioria dos cidadãos chineses é obrigado a fazer para aceder a sites no estrangeiro.
Como seria de esperar, conta a BBC, o episódio origem a uma chuva de críticas e gozo, por ser o próprio criador a “demonstrar a eficácia” da sua firewall e expôr como pode ser facilmente contornada.
Talvez fosse altura de as empresas tecnológicas ocidentais, que levam para a China “biliões” de dólares e euros, começarem a pressionar o governo chinês no sentido de disponibilizar uma internet livre para todos os seus cidadãos.
É que, como foi demonstrado pelo próprio criador, a Grande Firewall da China apenas serve para promover a utilização de VPNs.
ZAP // AADM
Contos da China 🙂
Permita-me rectificar. Tontos da China.