Crânio e dentição milenares revelam dois povos antigos da Sibéria. São prováveis antepassados dos nativos americanos

 

Duas descobertas na Sibéria revelam a existência de dois grupos distintos de povos antigos até então desconhecidos. Acredita-se que uma dessas populações da Sibéria seja o antepassado dos nativos americanos.

Pela primeira vez, restos humanos relacionados com as populações indígenas americanas, foram encontrados fora dos Estados Unidos. A descoberta, publicada em junho na Nature, avança que embora esta população não seja um ancestral direto, é bastante próximo.

“É uma peça importante no puzzle da compreensão da ascendência dos nativos americanos”, revela o geneticista Eske Willerslev, um dos autores do estudo, citado pelo The New York Times.

A primeira descoberta analisou dois dentes de leite humanos, retirados do rio Yana, na Sibéria. A equipa de investigadores extraiu o ADN da dentição, datada entre 31 mil a 600 anos, e ficou a saber que pertenciam a duas crianças do sexo masculino.

Ao comparar as variantes genéticas do ADN, descobriram que os dentes das crianças da Sibéria pertenciam a uma população desconhecida. Os cientistas chamam-lhes de Antigos Siberianos do Norte.

Os seus ancestrais podem ser localizados até à migração inicial de África, em particular, aqueles que depois se espalhariam para a Europa. Ainda assim, os cientistas não conseguiram encontrar pessoas vivas com ligação a estes.

Numa segunda investigação, um crânio encontrado na Sibéria com quase 10 mil anos, continha ADN que revela parentesco entre os nativos americanos. A descoberta fornece uma nova pista para as migrações que primeiro trouxeram pessoas para os continentes norte e sul americano.

Elena Pavlova

Fragmento do crânio com nove mil e 800 anos, recuperado de Kolyma, na Sibéria.

O crânio da mulher, conhecida como Kolyma1, partilha cerca de dois terços do seu genoma com os Antigos Siberianos do Norte. No entanto, parte do ADN veio de uma população diferente: os Antigos Paleo-Siberianos. Isto sugere que os Antigos Siberianos do Norte tenham sido geneticamente ultrapassados pelos Antigos Paleo-Siberianos.

“É o mais próximo que já chegamos de um ancestral nativo americano, fora das Américas”, disse Willerslev, citado no The Guardian.

No estudo, Willerslev e a sua equipa encontraram provas de que uma segunda vaga de Antigos Paleo-Siberianos chegou ao Alasca entre nove mil e seis mil anos atrás — aqui, entraram em contacto com os nativos americanos e acasalaram.

Willerslev afirma que alguns nativos americanos vivos, como as tribos do Alasca, do Canadá e do Sudoeste, são provenientes dos Antigos Paleo-Siberianos. Mas, de acordo com a Science Mag, os cientistas não sabem quando e onde estes primeiros migrantes se mudaram de um continente para o outro.

Décadas de pesquisa sugerem que as povoações chegaram pela primeira vez à América no final da última era glacial, há 14 mil e 500 anos. A rota, grande parte dos especialistas acredita, era uma área que ligava o Alasca e a Sibéria — a chamada Ponte Terrestre de Bering —, que é agora o estreito de Bering.

Segundo o Observador, o rio Yana possui mais de dois mil e 500 artefactos de ossos de animais e marfim, para além de ferramentas de pedra e evidências de habitação humana.

DR, ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

"Toupeira" do InSight termina a sua viagem em Marte

A sonda de calor desenvolvida e construída pelo Centro Aeroespacial Alemão (DLR) e implantada em Marte pelo lander InSight da NASA terminou a sua parte da missão. Desde 28 de fevereiro de 2019 que a …

Após injetar chá de cogumelos, homem começou a desenvolver fungo no sangue

Um homem preparou um chá de "cogumelos mágicos" e decidiu injetá-lo no corpo. Vários dias depois, acabou nas urgências devido ao crescimento de um fungo na sua circulação sanguínea. De acordo com o Live Science, o …

Ministro da Economia testa positivo ao novo coronavírus

O ministro da Economia e do Estado, Pedro Siza Vieira, testou positivo ao novo coronavírus que causa a covid-19, anunciou o ministério que tutela.  Em comunicado citado pelo jornal digital Observador, o ministério da Economia refere …

"Reis do esperma". Homens vendem e doam espermatozóides nas redes sociais (e a procura é surreal)

São muitos os norte-americanos que têm vendido ou doado o seu esperma nas redes sociais. A procura pelo material tem sido cada vez maior, e os bancos não estão a dar conta desta nova realidade, …

Sporting 2-1 FC Porto | Jovane Cabral entra para virar resultado e levar Sporting à final

O suplente Jovane Cabral ‘bisou’ esta terça-feira na vitória do Sporting frente ao FC Porto, por 2-1, em Leiria, consumando a reviravolta no clássico das meias-finais da Taça da Liga de futebol, depois de Marega …

Entrevista: "Amigos meus falam em dar um tiro na cabeça. Eu espero não fechar, mas..."

As novas medidas de confinamento estão quase a entrar em vigor e vão afetar muito a restauração. Contactámos o proprietário de um dos cafés mais conhecidos no Porto. 38 anos depois de ter começado a …

Escutas, cartas e chantagens. Como o FBI tentou minar reputação de Martin Luther King

Desde a Marcha sobre Washington por Trabalho e Liberdade em 1963 até aos seu assassinato em 1968, o FBI lançou-se numa intensa campanha para desacreditar Martin Luther King Jr., de acordo com o novo documentário …

Costa anunciou campanha de testes rápidos já esta quarta-feira. Escolas dizem nada saber

O primeiro-ministro, António Costa, anunciou esta terça-feira, no Parlamento, que arrancará esta quarta-feira uma campanha de testes rápidos nas escolas, mas as instituições de ensino dizem nada saber sobre a iniciativa. O líder do Executivo …

Tando: O drone projetado para ser um segurança voador

Drones voadores já são usados para patrulhar áreas externas, mas não ambientes internos onde o GPS não funciona. Isto pode estar prestes a mudar com o lançamento do sistema Tando. Desenvolvido pela startup israelita Indoor Robotics, …

Jorge Jesus com sintomas de covid-19

O treinador do Benfica, Jorge Jesus, também está a apresentar sintomas da covid-19, a doença provocada pelo novo coronavírus. A notícia foi avançada pelo desportivo O Jogo, que dá conta que em causa está uma …