Cotrim Figueiredo deixa liderança da Iniciativa Liberal em dezembro

3

Manuel de Almeida / Lusa

João Cotrim de Figueiredo, presidente da Iniciativa Liberal

As eleições para a Comissão Executiva da Iniciativa Liberal vão ser antecipadas e João Cotrim Figueiredo anunciou que não será novamente candidato ao cargo.

“A Comissão Executiva da Iniciativa Liberal solicitou ao Conselho Nacional que marque também eleições para a Comissão Executiva na próxima Convenção Nacional, com o objetivo de se proceder ao alinhamento dos mandatos de todos os órgãos estatutários, contribuindo assim para a eficácia da ação política do partido e para a renovação da moção de estratégia global face ao quadro político saído das últimas eleições legislativas”, lê-se num comunicado enviado às redações.

“João Cotrim Figueiredo comunicou que não será novamente candidato à liderança do partido, dando a oportunidade a uma nova liderança de estar em funções com suficiente antecedência em relação aos próximos atos eleitorais, que terão lugar já a partir do segundo semestre de 2023″, acrescenta o comunicado.

Num e-mail enviado aos membros do partido, a que o Observador teve acesso, o presidente da IL realçou que se tratou de uma “decisão, pessoal e politicamente”.

A decisão foi baseada numa “análise política objetiva” — um “exemplo” da convicção pessoal de Cotrim Figueiredo de que “as ideias falam sempre mais alto do que qualquer protagonista que, num dado momento, possa ser chamado a dar-lhe voz”.

“O partido precisa de uma atitude mais combativa, mais popular e mais abrangente a nível nacional e entendo não ser eu a pessoa indicada para protagonizar para protagonizar essa mudança”, defende Cotrim Figueiredo no e-mail aos militantes, realçando que “uma nova liderança dará uma nova energia ao partido”.

A Comissão Executiva pediu ao Conselho Nacional que a próxima Convenção da IL seja realizada em dezembro, para que haja eleições dos órgãos estatuários. Em causa está “a ação política do partido e a renovação da moção de estratégia global face ao quadro político saído das últimas eleições legislativas”.

A IL relembra que o ainda presidente deixa a liderança do partido após um “excelente resultado nas últimas eleições legislativas e após surgir nas sondagens como o líder político mais bem avaliado do país”.

“Cotrim Figueiredo irá manter-se disponível para reforçar o projeto político do partido naquilo que a nova liderança entenda ser útil”, acrescenta o comunicado.

Rui Rocha, deputado da Iniciativa Liberal, é candidato à presidência da Comissão Executiva do partido. O anúncio foi feito no Facebook.

ZAP //

3 Comments

  1. Não sabe o que é ser liberal, confunde ser liberal com ditadura, com democracia, com apenas ser opositor ao governo, é uma confusão de tal ordem que quem defende uma alternativa de política liberal já anda confuso e já não sabe defenir o liberalismo.

      • É a sua opinião que eu respeito, ver a quem os próximos atos eleitorais dão razão,os eleitores que gostavam de experimentar uma política liberal nunca pensaram que uma política liberal se resumia á perseguição do governo dos ministros,e que a política liberal é incompatível com semelhanças acordos entendimentos com qualquer Ditadura de esquerda ou direita .

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.