/

Cotrim candidato a líder dos liberais europeus… durante quatro horas

Manuel de Almeida / Lusa

O presidente da Iniciativa Liberal, João Cotrim Figueiredo

O presidente da Iniciativa Liberal, João Cotrim Figueiredo

“Perda de apoio de última hora” fez o cabeça-de-lista da Iniciativa Liberal (IL) desistir da candidatura pouco depois de a anunciar.

O eurodeputado da Iniciativa Liberal eleito João Cotrim de Figueiredo desistiu da candidatura à presidência do grupo Renovar a Europa. Não só desistiu no mesmo dia, como apenas quatro horas depois de a anunciar. O motivo? Perda de apoio.

“Depois da retirada de apoio de última hora de várias delegações, decidi não avançar com a minha nomeação para presidente do Renovar a Europa”, declarou Cotrim de Figueiredo, em comunicado.

O ex-presidente da Iniciativa Liberal acrescentou, durante o período de anúncio da candidatura e retirada, teve “discussões francas e frutíferas” com a atual presidente do grupo político, a eurodeputada francesa Valérie Hayer.

“Concluímos que partilhamos uma preocupação comum sobra a necessidade de fazer o Renovar a Europa evoluir em resposta às indicações que nos deram os últimos resultados eleitorais”, acrescentou.

Poucas horas antes, o cabeça-de-lista da Iniciativa Liberal (IL), um dos maiores vencedores destas eleições europeias, anunciou ser candidato a presidente do Renovar a Europa, grupo dos liberais no Parlamento Europeu.

Segundo o jornal Politico, os co-presidentes da ALDE, Ilhan Kyuchyuk e Timmy Dooley, apoiavam por essa altura a candidatura do português natural de Lisboa.

“Congratulamo-nos com a sua decisão e apoiamos a sua candidatura e encorajamo-lo, enquanto membros do Partido ALDE, a apoiar também a sua candidatura”, escreveram os co-presidentes do ALDE em e-mail recebido no domingo a informar sobre a candidatura de Cotrim, de 63 anos.

A ex-primeira-ministra belga Sophie Wilmès também tem sido apontada como potencial concorrente para a liderança dos liberais, mas não vai avançar com o seu nome, segundo o Politico. Por sua vez, “o atual presidente pode contar com uma delegação francesa completa e com o apoio sólido do ALDE”, garantiu um funcionário do Renovar a Europa ao jornal.

Hayer deverá apresentar a sua candidatura na próxima segunda-feira. O próximo presidente do Parlamento Europeu será eleito na terça-feira, pelas 16h00, no Parlamento Europeu, em Bruxelas.

ZAP // Lusa

Siga o ZAP no Whatsapp

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.