Cortes de Trump na despesa podem expor segredos da CIA (e ajudar espionagem chinesa e russa)

3

Aaron Schwartz / EPA

Elon Musk e Donald Trump

Funcionários à paisana com “posição queimada” e agentes com informações valiosas ressentidos. A CIA pode estar à beira de um colapso no que toca aos segredos mais bem guardados.

Donald Trump está a levar a cabo uma série de cortes governamentais — a começar por dentro.

Os norte-americanos estão a reduzir a força de trabalho federal,o que significa cortar também na Agência Central de Inteligência (CIA), o principal serviço secreto dos EUA. Mas esta redução de pessoal está a trazer consequências, contam fontes internas à CNN.

A CIA enviou no início deste mês à Casa Branca um e-mail extraordinariamente invulgar com uma lista de todas as novas contratações que estavam na agência há dois anos ou menos, através de um servidor não classificado.

Problema: na lista de nomes, constam pessoas que trabalhavam sob disfarce. De acordo com atuais e antigos funcionários dos serviços secretos, esta exposição pode levantar problemas de sigilo (ou ausência de sigilo, neste caso).

Agora, esses agentes cujo nome constava na lista que se preparavam para serem destacados para outros países, onde agiriam à paisana, podem ser retidos ou transferidos, devido ao risco de a sua identidade ter sido exposta a piratas informáticos estrangeiros.

A identidade de agentes da CIA que já trabalhavam à paisana em embaixadas dos EUA no estrangeiro, por exemplo, pode também ter sido desvendada.

“O seu antecessor estava nessa posição, tal como os cinco oficiais que o antecederam. Agora, o país anfitrião e os adversários sabem que a pessoa que vai para esse cargo na embaixada é da agência”, exemplifica um antigo funcionário da CIA. “Agora, partem do princípio de que os antecessores eram os mesmos e trabalham de trás para a frente para descobrir a sua pegada coletiva”.

Resumindo: “A posição agora está queimada”.

Para além disso, atuais e antigos funcionários dos serviços secretos explicam à CNN que os despedimentos em massa podem constituir uma excelente oportunidade de recrutamento para serviços secretos estrangeiros — como a China ou a Rússia.

Agora, pessoas que tiveram acesso a segredos de Estado importantes podem ficar ressentidas com o próprio governo e vender informações ao estrangeiro.

“Se pegarmos no número de funcionários que vão ser despedidos e que têm conhecimento de programas sensíveis — isso é, por definição, um risco interno“, explica uma fonte. “Está-se apenas a lançar os dados de que essas pessoas vão honrar o seu acordo de sigilo e não se vão oferecer a um serviço de informações hostil.”

Não há muito que a CIA possa fazer no que toca a monitorizar os antigos funcionários — nada garante que as informações não possam ser espalhadas, o que já aconteceu.

“Não tenho a certeza se a administração compreende realmente [esse risco] e, além disso, mesmo que compreenda, não é claro que se preocupe”, comentou um funcionário. Mas o risco é “real”, alerta.

DOGE: a Eficiência pode sair cara

O novo departamento de Eficiência dos EUA, liderado por Elon Musk, também pode representar um problema de segurança, uma vez que os novos funcionários do recém-formado DOGE vão ter acesso a informação confidencial.

“Todos os pagamentos efetuados pelo governo dos EUA [inclusive os pagamentos relacionados com os serviços secretos] passam por este sistema. Todos”, diz uma fonte interna.

Um supervisor das operações de informação e segurança do Gabinete do Serviço Fiscal apresentou mesmo em tribunal uma declaração onde expunha os potenciais riscos, que incluíam “o acesso a elementos de dados sensíveis, o risco de ameaças internas e outros riscos inerentes ao acesso de qualquer utilizador a sistemas informáticos sensíveis”.

ZAP //

3 Comments

  1. Resumindo os que estão no poder nos EUA estão a lixar literalmente tudo e todos.
    Não querem saber nem do país nem do povo.
    So querem saber o que vão ganhar, mais nada.

  2. Tal como o ladroes (tem acesso a armas) os espiões também tem acesso a informação, os verdadeiros beneficiários vao ser o povo e contribuintes dos EUA que tem sido explorados para financiar todo o tipo de maluquice e bandagem sem o seu conhecimento

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.