Corte em via central… melhorou o acesso à Ponte da Arrábida

Obras relacionadas com nova linha do Metro do Porto seriam sinónimo de filas ainda maiores em Gaia. Mas afinal…

As obras da futura Linha Rubi (H) do Metro do Porto arrancaram no sábado em Vila Nova de Gaia, uma empreitada que levará ao corte da rotunda Edgar Cardoso durante os próximos dois anos.

O anúncio foi feito na semana passada pela Metro do Porto, referindo que a obra da Linha Rubi (Casa da Música – Santo Ovídio) “arranca em força num dos principais eixos rodoviários de Gaia”, fazendo com que a via Edgar Cardoso fique “muito condicionada nos próximos dois anos”.

Após o arranque da empreitada em Santo Ovídio, que já levou à demolição de habitações para a construção da estação de metro que ligará à Linha Amarela (D) e à futura linha de alta velocidade ferroviária, e de intervenções nas Devesas e outras menos impactantes, uma nova fase dos trabalhos obrigar a uma série de cortes e condicionamentos com impacto nalgumas vias da cidade.

Assim, na madrugada de sábado já estava previsto um “corte da via esquerda no sentido ascendente do viaduto do Candal”, e entre sábado e domingo “fica suprimida a circulação rodoviária na Rotunda Edgar Cardoso — na Via com o mesmo nome, também conhecida como VL8”.

“Este constrangimento vai permanecer em vigor por um período de dois anos, estando sempre salvaguardados os acessos a casas, garagens, escritórios e estabelecimentos”, numa intervenção “motivada pela construção do canal de metro ao longo desta via estruturante” e “pela construção de três estações — Arrábida, Candal e Rotunda -, sendo esta última desnivelada e contando com um parque de estacionamento subterrâneo”.

Em comunicado, a Câmara de Vila Nova de Gaia avisou também sobre os constrangimentos.

Segundo a Metro do Porto, “os trabalhos vão gerar condicionamentos ao longo de toda a Via Edgar Cardoso, entre a zona de Coimbrões e o nó da Arrábida”, mas “em todo o traçado existem alternativas locais de circulação, devidamente sinalizados, assegurando as condições essenciais de mobilidade local nesta área”, tendo já sido “reaberta ao trânsito a rua António de Azevedo, junto ao Arrábida Shopping”.

No entanto…

A via Edgar Cardoso é uma via central há mais de uma década, com milhares de carros a seguirem para a Ponte da Arrábida, todos os dias.

Os condicionamentos nesta rua faziam prever uma confusão (ainda) maior, com grandes filas de trânsito.

No entanto, a primeira amostra da realidade terá surpreendido. Estas obras até aceleraram o acesso à Ponte da Arrábida, na primeira manhã de dia útil desde os cortes de trânsito.

Ao que o ZAP conseguiu apurar, o acesso pela última entrada em Gaia antes da ponte, na zona perto da Afurada – que seria uma das mais afectadas ou mesmo a mais afectada – até foi mais rápido. Antes das 8h da manhã, chegar à Ponte da Arrábida até foi um processo mais fácil do que nos dias anteriores.

Vários factores podem explicar esta melhoria: sabendo das obras, muitos condutores preferiram a Ponte do Freixo, ou saíram mais cedo de casa, ou então estará muita gente de férias, aproveitando o feriado na quinta-feira e a “ponte” na sexta-feira.

As obras devem prolongar-se até ao fim de 2026, altura em que a nova linha da Metro do Porto tem de estar pronta, se quiser cumprir os prazos do PRR – Plano de Recuperação e Resiliência.

// Lusa

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